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Gestão do back office no e-commerce: responsabilidades

Gestão do back office no e-commerce: responsabilidades

Ecommerce4Para que tudo funcione bem no e-commerce, a equipe precisa trabalhar como em qualquer outro tipo de negócio: organizada e com funções bem definidas.

Para garantir que o pedido do consumidor seja entregue dentro do prazo acordado, e que o produto encaminhado seja exatamente o solicitado, é preciso estar atento para dividir a equipe em três etapas: gestão do pedido, gestão do estoque e gestão de logística e entrega.

Abaixo, apresentamos as principais responsabilidades de cada uma dessas áreas:

Gestão de pedido: engloba a recepção do pedido, avaliação financeira do cliente e a validação do pedido feito na loja virtual. É de responsabilidade dessa área avaliar e gerar um diagnóstico da compra efetuada, verificando as informações cadastrais do cliente e as especificações do produto solicitado e, se necessário, estabelecer contato com o cliente. Também realiza a pesquisa de pós-venda e de satisfação do cliente.

Gestão de estoque: é a área que cuida das compras e recebimento dos produtos, cadastrando-os no sistema, verificando se o produto é, fisicamente, igual ao que já está cadastrado. Também identifica se existem produtos com necessidade de reposição.

Gestão de logística e entrega: é responsável para que cada pedido feito seja levado ao cliente dentro do prazo combinado. Realiza a expedição e entrega do produto aos correios ou à transportadora, acompanhando sua movimentação, garantindo a entrega do produto ao cliente. Também é responsável em executar a logística reversa de um pedido, quando necessário.

Para saber mais sobre como gerenciar o back office de um comércio eletrônico, acesse a íntegra da cartilha produzida pelo Sebrae Nacional.

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