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Escutar o cliente: a receita do sucesso das Lojas Mel

Escutar o cliente: a receita do sucesso das Lojas Mel

Segundo uma pesquisa do Sebrae em parceria com o IBGE, 90% das empresas nacionais são familiares. Estas empresas são responsáveis por empregar 75% dos trabalhadores brasileiros e representam cerca de 65% do PIB nacional. A Lojas Mel é uma destas empresas com capital 100% familiar, administrada por seus fundadores e herdeiros.
Conhecida por estar presente em regiões de alto fluxo, a loja tem uma extensa gama de produtos e está em plena expansão – já chegou a 56 lojas. No início de suas atividades a empresa era de material de construção. Mas o hábito do patriarca de anotar os produtos que os clientes buscavam e que não estavam disponíveis na loja foi a semente do crescimento. A atitude de procurar saber o que o cliente quer e o esforço para conseguir a mercadoria resultou no modelo de varejo atual.
Mas o foco não está apenas no cliente. O casal fundador também sabe escutar os funcionários e são conhecidos nas suas lojas pelos cafés da manhã rotineiros para se inteirarem das necessidades da equipe.
Quando a empresa consegue focar no que o cliente deseja e no que a equipe precisa, consegue reunir o que há de melhor: a melhor experiência para o cliente e o maior engajamento dos funcionários. Saiba mais em: https://mercadoeconsumo.com.br/07/08/2022/noticias-varejo/o-avanco-da-lojas-mel-que-vende-de-tudo-no-metro-de-sp-e-ja-chegou-a-56-lojas/
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https://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/artigosEmpreendedorismo/comunidades-do-sebrae-no-telegram-reunem-empresarios,2462950ee41ae710VgnVCM100000d701210aRCRD

Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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