CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Adicionar pergunta

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Empresa sustentável é um bom negócio

Empresa sustentável é um bom negócio

sustentabilidade

Ter uma empresa sustentável coloca o empreendedor na frente dos concorrentes no acirrado mercado de produtos e serviços. Além disso, os benefícios não aumentam apenas os aspectos positivos para a imagem da empresa perante todos os colaboradores e clientes, também traz economia e eficiência nos processos. Vários documentos e acordos nacionais e internacionais tratam da questão da sustentabilidade como princípio norteador dos negócios. Pode-se destacar a Constituição Federal Brasileira, que já em 1988 possuía um capítulo dedicado ao tema:

Art. 225: Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.

Com a crescente importância do tema e em decorrência da atual crise dos recursos renováveis, a sustentabilidade passou a ser vista como importante processo para um equilíbrio do planeta, norteando ações políticas, empresariais e individuais.

Sustentabilidade, assim, advém do próprio conceito de Desenvolvimento Sustentável que, em 1992, na CNUMAD – Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, no Rio de Janeiro resgata, do Relatório Brundtland de 1987 o termo, e passa a ser o grande símbolo da mudança de paradigma de desenvolvimento:

Desenvolvimento sustentável é aquele que satisfaz as necessidades do presente sem comprometer a capacidade de as futuras gerações satisfazerem suas próprias necessidades.

Quando um negócio é sustentável?

Os negócios sustentáveis são, assim, aqueles que levam em conta, quando da tomada de decisão, os aspectos econômicos, sociais e ambientais para geração de produtos e serviços, e consolidação de marcas. É o chamado tripé da sustentabilidade, incluído diariamente nas tomadas de decisão empresariais. Cada empresa deve promover seus negócios incluindo um olhar ambiental na gestão dos negócios: um olhar que leve em conta proteger o meio ambiente e evitar a exploração indevida de recursos não renováveis, ao mesmo tempo em que se pensa no desenvolvimento econômico e social.

Segundo Joana Bicalho, especialista em marketing e gestão ambiental, “a decisão por esse novo formato de gestão pressupõe identificar e controlar aspectos, impactos e riscos ambientais. Exige, também, avaliar o impacto que o ramo do negócio e suas atividades causam à sociedade, bem como traçar metas de inclusão social e desempenho ambiental”.

Obtenha mais informações sobre como tornar sua empresa sustentável no Guia de Boa Práticas Sustentáveis: eficiência energéticas, clicando aqui.

Conheça também o Canal do Sebrae no Youtube e confira vários vídeos com dicas.

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosDeixa eu ver qual é