Os dez principais países emissores de turistas para o Brasil foram Argentina, Estados Unidos, Uruguai, Alemanha, Itália, Chile, França, Paraguai, Espanha e Portugal – conforme dados divulgados pela Embratur. Informações como essas são relevantes sob a ótica do marketing porque auxiliam as empresas a planejarem a comunicação com o público-alvo.
O ranking se refere ao ano de 2011, quando o Brasil recebeu 5,4 milhões de turistas . Os 10 países do ranking representam mais de 70% desse total, que é disparadamente liderado pela Argentina. País que desde 2002 mais que dobrou o número de visitantes ao Brasil.
No que diz respeito ao tipo de hospedagem habitual de cada um desses viajantes, o estudo permite observar:
Tecnicamente, uruguaios e argentinos estão quase empatados na escolha pelo aluguel de casas para a própria hospedagem. Porém, os dados permitiram identificar que a quantidade de argentinos que alugaram casas foi bem maior que o total de uruguaios, visto a grande distância existente no total de turistas de cada país.
Proporcionalmente, os chilenos são os que mais se hospedam em hotéis, flats ou pousadas. Porém, dada a mesma significância apontada acima, quanto ao volume de turistas argentinos, estes representam um contingente muito maior na escolha por esses meios de hospedagem.
Em dados proporcionais o estudo permitiu observar ainda que:
- Italianos e portugueses são os que mais se hospedam em casas próprias.
- Alemães, Franceses, Chilenos e Espanhóis são os que mais usam campings ou albergues para a própria hospedagem.
- O turista estrangeiro no Brasil é predominantemente masculino. Dos dez países do ranking, a maior presença masculina está entre os turistas oriundos do Paraguai (73%) e as menores estão entre os turistas do Uruguai (54%) e da Argentina (57%).
Os estudos divulgados pela Embratur possibilitaram comparar os índices dos últimos anos para cada um dos indicadores acima. Isso permitiu inferir que alguns hábitos e comportamentos estão sedimentados como, por exemplo, a locação de casas pelos argentinos que, entre 20% e 26%, o fazem regularmente.
Já turistas de outras nacionalidades estão demonstrando uma tendência de mudança. É o que ocorre, por exemplo, com os espanhóis que estão gradativamente migrando dos hotéis, flats ou pousadas para o aluguel casas desde 2005. Assim como os franceses. O aumento que reflete a escolha por casas alugadas por parte de turistas dessas nacionalidades tem se mostrado lento, mas crescente e consistente ano a ano. E mais, a escolha por tal modalidade de hospedagem aumenta quase que na mesma proporção em que cai o indicador de hospedagem em hotéis, flats ou pousadas.
Mais sobre perfil dos turistas estrangeiros
É muito importante conhecer o perfil de cada turista e adequar os produtos e serviços às expectativas deles. O Sebrae disponibiliza informações para que micro e pequenas empresas possam se apropriar das oportunidades da Copa do Mundo FIFA 2014 e dos Jogos Olímpicos de 2016, em todas as suas etapas de realização (pré, durante e pós evento). Mas o turismo no Brasil não se limita a esses eventos e o crescente interesse em visitar o País tem sido demonstrado por sucessivos recordes de entrada de estrangeiros nos últimos anos.
Se quiser saber também sobre o perfil dos turistas brasileiros, acesse Tendências de Negócios e Perfil dos Consumidores para 2014, clicando aqui. Leia também Oportunidade para fazer parte de um time de anfitrião de sucesso: