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Dicas orientam varejistas a vender mais no Dia das Mães

Dicas orientam varejistas a vender mais no Dia das Mães
Fonte: Sebrae/SP
Dia
das Mães se aproxima e é a oportunidade de aumentar as vendas, conquistar e
reter novos clientes. Trata-se da mais importante data para os comerciantes
depois do Natal.
Pensando
nisso, o Sebrae-SP elaborou dicas para aproveitar a data comemorativa e elaborou
o guia “Venda Melhor-Dia das Mães”, uma importante ferramenta para
auxiliar o empresário a se planejar.
“Divulgar
seu negócio é importante. O consumidor precisa saber que sua loja existe e o
que oferece. Eventos sazonais, como o Dia das Mães, trazem desafios e
oportunidades para o varejo e a demanda tem uma grande variação. É hora de
aparecer para o público de uma forma mais ostensiva”, afirma Ivan Hussni,
diretor técnico do Sebrae-SP.
Confira dicas do Sebrae-SP para vender mais no Dia
das Mães: 
– Envolvimento com a comunidade: Participe dos
acontecimentos do seu bairro/cidade. Sendo uma pessoa conhecida, você passará a
ser “fulano de tal” da empresa X. A médio e longo prazo sua caixa
registradora vai refletir sua popularidade;

– O cliente quer ser percebido e
valorizado: seja exclusivo ao seu cliente, ouça-o com cuidado, identifique suas
necessidades e demonstre interesse real em atender às suas demandas;
– Promova a data nas redes sociais.
Escreva um texto sobre o Dia das Mães. Convide seus seguidores para visitar a
loja virtual. Convide também para a loja física e dê uma senha para garantir um
brinde ou um desconto especial;

– Mailing list/cadastro: Faça uma
relação de clientes com fichas, cadernos ou no computador desde o inicio do
negócio. A clientela cativa recomenda seu negócio espontaneamente. Quanto maior
o cadastro, maior o lucro com a clientela cativa. Se ainda não fez, comece
agora mesmo;

– Invista na vitrine: ela é elemento
mais importante para atrair consumidores. Uma vitrine tem 30 segundos para
provocar o interesse, despertar o desejo e levar à ação. Ouse na composição da
vitrine, mas evite excessos para não gerar poluição visual;

– Planeje a localização dos produtos
nas gôndolas, prateleiras, expositores, cabides, araras, ilhas e pilhas.
Considere características físicas: tamanho, peso, cor, numeração e a
necessidade ou não de cuidados especiais como refrigeração;

– Dê incentivos aos seus vendedores.
Parta da ideia que é muito melhor vender mais e a empresa ganhar 90% do lucro,
por exemplo, do que vender bem menos e ganhar 100%. Surpreenda sua equipe com
incentivos extras, algo que não era esperado por eles;

– Brindes: Um brinde alegra, promove,
facilita a venda e ainda faz o cliente carregar sua marca onde quer ele esteja.
Oferte-os também como vantagem extra e dê desconto para compras acima de
determinado valor. É uma ótima maneira de atrair mais clientes;

– Atendimento geral: Facilite a
circulação dentro da loja. Organize a fila do pacote. Preocupe-se com o caixa.
Não deixe nada para última hora. Faça um check-list dos equipamentos antes de
abrir o estabelecimento.

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