O Sebrae-SP lança a cartilha “Venda Melhor-Dia dos Pais” para auxiliar os empresários a aumentarem suas vendas na data, considerada pelo comércio varejista como uma das mais importantes do calendário. Para obter a cartilha, disponível na internet no endereço http://sebr.ae/sp/vendamelhor_pais , o empreendedor deve se cadastrar no site ou ir pessoalmente a um escritório do Sebrae-SP e retirar.
A cartilha ensina detalhadamente como montar kits temáticos para variados tipos de pai – do clássico ao fanático por futebol –, além de passar dicas, ensinando ao comerciante como as práticas cotidianas podem refletir positivamente no seu faturamento.
“Eventos sazonais são ótimos momentos para o empreendedor divulgar seus produtos e serviços de forma mais incisiva. Assim como as outras datas, o Dia dos Pais traz desafios e oportunidades para o varejo, com a demanda levando o faturamento a uma variação positiva”, afirma o diretor superintendente do Sebrae-SP, Bruno Caetano.
Para atingir esse objetivo, a cartilha orienta o lojista sobre alguns cuidados essenciais: não estocar muitos itens apenas para aproveitar descontos de fornecedores; não comprar pouco e, com isso, perder oportunidades de venda. Fazer um mix de produto e serviços, promover promoções, criar motivos e oferecer sugestões por faixa de preços também estão entre as instruções de apoio ao comerciante.
No quesito equipe, o material desenvolvido pelos especialistas do Sebrae-SP lembra a importância de se investir no aperfeiçoamento constante do pessoal de atendimento. Já com relação ao ponto de venda, ações como exposição correta dos produtos na vitrine, visando facilitar a escolha do cliente, e bom gosto na decoração e no visual interno da loja figuram entre as orientações.
Oito dicas para acertar nesta data
1 – Defina seu público-alvo: em datas comemorativas, o público que vai frequentar sua loja pode não ser o seu público-alvo atual.
2 – Atenção aos cuidados essenciais: consulte sempre seus vendedores antes de realizar pedidos de compra.
3 – Faça um mix de produtos/serviços: pense em pacotes de serviços, cheques-presente e explique as condições de troca.
4 – Treine seus funcionários: o vendedor deverá utilizar argumentos de vendas diferentes e saber passar informações detalhadas.
5 – Faça promoções e crie motivos: promoção é vender algo e não somente baixar preço. Inove, invente, você é quem define o que promover.
6 – Adapte o ponto de venda: crie uma rotina de vendas para que o caixa seja rápido no fechamento da venda.
7 – Divulgue sua loja: faça propaganda em jornal, revista, rádio, TV, faixas, carro de som, banner, etc.
8 – Atenda bem seu cliente – conheça bem seu cliente e mantenha com ele diálogo constante., além de ter domínio da informação.