Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

[BOLETIM] Dez Fatores-chave de sucesso na Horticultura

[BOLETIM] Dez Fatores-chave de sucesso na Horticultura

O Sebrae realizou uma análise de Fatores-Chave de Sucesso em Horticultura e concluiu que os temas abaixo são os mais críticos para o bom desempenho de produtores rurais nesse segmento.

 

Dez Fatores-Chave de Sucesso em Horticultura:

 

1. Tecnologia

O uso de tecnologia é o principal fator de mudanças significativas na área de produção, aumentando o nível de exigência por produtos de melhor qualidade. Promover a competitividade e o fortalecimento dos pequenos negócios rurais por meio de implantação de tecnologias e práticas agrícolas. 

 

2. Preço e concorrência

É necessário que o produtor rural observe quem são seus concorrentes: como opera, como são feitas as transações, quais são as formas de pagamento que oferecem. Essas observações permitem identificar os pontos fortes e fracos reconhecendo novos preços e oportunidades de mercado.

 

3. Canais de comercialização 

Os canais de distribuição tem como principal objetivo garantir a disponibilidade do produto para os clientes. Implementar novos produtos, processos, serviços e procurar investir sempre em novos mercados e canais de comercialização.

 

4. Selos e certificações 

Para oferecer garantias aos consumidores que exigem qualidade e transparência em relação aos processos de produção da empresa, foram criados sistemas de verificação que atestam as boas práticas de uma empresa.

 

5. Diversificação de produto

O aumento da diversificação é possível pela variedade de produtos oferecida ao mercado consumidor e envolve, por exemplo, exploração, conquista e ampliação de novos mercados e atendimento adequados às exigências do cliente.

 

6. Padronização e embalagem

Identificar seus produtos por padrões preestabelecidos e destacá-los em grupo, classe e tipo traz muitas vantagens: melhora a apresentação da mercadoria, diversifica a oferta aos consumidores, reduz as perdas de comercialização, dá mais credibilidade ao produto e, claro, proporciona mais lucro ao produtor.

 

7. Logística 

É importante que o transporte dos alimentos seja adequado às demandas do mercado e realizado com eficiência e qualidade.

 

8. Promoção comercial

A propaganda é a alma do negócio. As promoções devem ser atraentes e confiáveis e precisam funcionar de maneira simples e sem exigências.

 

9. Associativismo ou cooperativismo

Numa associação na área do agronegócio a ideia é resolver problemas comuns dos produtores e/ou potencializar suas ações individuais, proporcionando melhores condições para a compra de insumos, a comercialização dos produtos e a vida da comunidade.

 

10. Agregação de valor

Os produtos com valor agregado são mais valorizados no mercado, e a empresa que pretende agregar valor precisa conhecer as necessidades de seus clientes e quais são, de fato, os atributos dos produtos e serviços determinantes no processo da compra.

 

Confira nesse boletim dicas práticas para cada um desses fatores.

boletim fatores chave de sucesso horticultura

Saiba qual o desempenho do seu negócio nesses fatores críticos respondendo esse questionário: http://www.sebraemercados.com.br/fcs-horticultura/

Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.

Lucio Pires

Lucio Pires

AdvogadoSebrae
Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios digitais com formação em Negócios Exponenciais pela Singularity University – Califórnia, EUA. Especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP). Advogado especialista em Direito Empresarial (Estacio). Matemático com especialização em Finanças (UFBA).

You must login to add a comment.

Posts relacionados