CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

[BOLETIM] Dez Fatores-chave de sucesso na Horticultura

[BOLETIM] Dez Fatores-chave de sucesso na Horticultura

O Sebrae realizou uma análise de Fatores-Chave de Sucesso em Horticultura e concluiu que os temas abaixo são os mais críticos para o bom desempenho de produtores rurais nesse segmento.

 

Dez Fatores-Chave de Sucesso em Horticultura:

 

1. Tecnologia

O uso de tecnologia é o principal fator de mudanças significativas na área de produção, aumentando o nível de exigência por produtos de melhor qualidade. Promover a competitividade e o fortalecimento dos pequenos negócios rurais por meio de implantação de tecnologias e práticas agrícolas. 

 

2. Preço e concorrência

É necessário que o produtor rural observe quem são seus concorrentes: como opera, como são feitas as transações, quais são as formas de pagamento que oferecem. Essas observações permitem identificar os pontos fortes e fracos reconhecendo novos preços e oportunidades de mercado.

 

3. Canais de comercialização 

Os canais de distribuição tem como principal objetivo garantir a disponibilidade do produto para os clientes. Implementar novos produtos, processos, serviços e procurar investir sempre em novos mercados e canais de comercialização.

 

4. Selos e certificações 

Para oferecer garantias aos consumidores que exigem qualidade e transparência em relação aos processos de produção da empresa, foram criados sistemas de verificação que atestam as boas práticas de uma empresa.

 

5. Diversificação de produto

O aumento da diversificação é possível pela variedade de produtos oferecida ao mercado consumidor e envolve, por exemplo, exploração, conquista e ampliação de novos mercados e atendimento adequados às exigências do cliente.

 

6. Padronização e embalagem

Identificar seus produtos por padrões preestabelecidos e destacá-los em grupo, classe e tipo traz muitas vantagens: melhora a apresentação da mercadoria, diversifica a oferta aos consumidores, reduz as perdas de comercialização, dá mais credibilidade ao produto e, claro, proporciona mais lucro ao produtor.

 

7. Logística 

É importante que o transporte dos alimentos seja adequado às demandas do mercado e realizado com eficiência e qualidade.

 

8. Promoção comercial

A propaganda é a alma do negócio. As promoções devem ser atraentes e confiáveis e precisam funcionar de maneira simples e sem exigências.

 

9. Associativismo ou cooperativismo

Numa associação na área do agronegócio a ideia é resolver problemas comuns dos produtores e/ou potencializar suas ações individuais, proporcionando melhores condições para a compra de insumos, a comercialização dos produtos e a vida da comunidade.

 

10. Agregação de valor

Os produtos com valor agregado são mais valorizados no mercado, e a empresa que pretende agregar valor precisa conhecer as necessidades de seus clientes e quais são, de fato, os atributos dos produtos e serviços determinantes no processo da compra.

 

Confira nesse boletim dicas práticas para cada um desses fatores.

boletim fatores chave de sucesso horticultura

Saiba qual o desempenho do seu negócio nesses fatores críticos respondendo esse questionário: http://www.sebraemercados.com.br/fcs-horticultura/

Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Lucio PiresSebrae

Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios digitais com formação em Negócios Exponenciais pela Singularity University – Califórnia, EUA. Especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA/USP). Advogado especialista em Direito Empresarial (Estacio). Matemático com especialização em Finanças (UFBA).

Me siga