Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Destinos Preferidos dos turistas estrangeiros no Brasil

Destinos Preferidos dos turistas estrangeiros no Brasil

Destinos_Capa

Como destino turístico, o Brasil tem visto aumentar sua atratividade nos últimos anos, fundamentalmente porque é um país com gigantescas diversidades naturais e culturais que se convertem em ricas oportunidades para curtir o lazer ou realizar negócios.

Com a realização de grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, esse cenário positivo só tende a melhorar. Tanto para os locais que já são conhecidos e frequentemente visitados, como também para novos destinos a serem desbravados por esses visitantes.

O Ministério do Turismo (MTur) vem, sistematicamente, divulgando dados sobre o perfil dos turistas que mais visitam o Brasil, assim como também os destinos preferidos por aqueles que viajam a negócios ou a lazer.

O objetivo é munir os empreendedores, de todas as cidades brasileiras, com informações que facilitem a definição de estratégicas na hora de fazer planejamentos que visam aumentar a atração de turistas internacionais.

A classificação dos países que mais enviaram turistas para o Brasil, em 2011 é:

  1. Argentina (40,72%)
  2. Estados Unidos (15,2%)
  3. Uruguai (6,67%)
  4. Alemanha (6,17%)
  5. Itália (5,86%)
  6. Chile (5,55%)
  7. França (5,31%)
  8. Paraguai (4,92%)
  9. Espanha (4,86%)
  10. Portugal (4,69%)

Vale destacar que, quatro estados, cujas capitais serão sede dos jogos da Copa (Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Bahia) receberam, juntos, mais de 67% dos turistas estrangeiros, para lazer, entre os anos de 2009 e 2011. Esses dados se referem aos turistas que estiveram na própria capital (que é cidade-sede dos jogos da Copa) ou em cidades pertencentes ao Estado.

A cidade do Rio de Janeiro se manteve no topo – em todos os anos – com leves quedas no período. O Estado se destaca pela multiplicidade de destinos que oferece aos turistas e, além da capital, Angra dos Reis e Parati constam na lista de destinos mais visitados. Angra atrai, principalmente, os alemães e os ingleses; e Parati atrai os ingleses e franceses. Dentre os 10 países que mais emitem turistas ao Brasil, o Rio de Janeiro, é o destino mais visitado por 7 deles.

Foz do Iguaçu, cidade do Paraná que fica na tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina, não é o primeiro destino, porém é uma constante na lista de destinos visitados pelos estrangeiros. Apenas entre chilenos e portugueses, Foz do Iguaçu não consta na lista de destinos mais visitados.

Entre as cidades-sede que recebem turistas internacionais para negócios, São Paulo lidera com mais de 50,5% dos turistas entre 2009 e 2011, sendo seguida pelo Rio de Janeiro com 24,4%. Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre registram em torno de 4%, na média, de visitantes internacionais para negócios.

Salvador recebe poucos sul-americanos. Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai nem formam percentual, mas, ao mesmo tempo, recebem muitos europeus e se mantém estável no recebimento de turistas internacionais, com a média de 7,13% entre os anos de 2009 e 2011. Entre os turistas que visitaram o Brasil, em 2011, e estiveram na Bahia, mais de 23,3% eram franceses, 21,3% espanhóis, 18,9% italianos, 16,7% alemães e 13,1% portugueses. Mais de 8% eram americanos.

Fortaleza destaca-se entre os turistas europeus: Italianos 22,2%, Portugueses 18,2% e Espanhóis 8,3%.

Natal ainda tem muito a conquistar e se desenvolver no turismo internacional, pois figura na lista de principais destinos apenas entre os portugueses e, ainda assim, em último lugar. Aqui se destaca a necessidade de abertura de canais de comunicação mais qualificados com os turistas que buscam lazer associado à praia. Afinal, esse era o motivo de viagem ao Brasil de mais de 62,1% dos turistas internacionais que vieram ao país em busca de lazer, em 2011.

A capital do Amazonas foi visitada principalmente por americanos, com 7,9% dos visitantes, em 2011. Esses, em busca de lazer. Mas é um lazer com interesse mais focado na cultura. Percebe-se, a partir dos dados, que Manaus está perdendo muitas oportunidades, pois 24,6% dos turistas que visitaram o Brasil declararam que estavam em busca de natureza, ecoturismo e aventura, que são segmentos nos quais o Estado tem excelentes atrações.

Comunicação com público-alvo

É importante que os empresários brasileiros observem essas informações como um instrumento de apoio à decisão da comunicação com o mercado, pois elas podem ajudar a construir como seus esforços serão canalizados na divulgação de bens e serviços junto ao público-alvo. Importante também é enxergá-los como clientes potenciais, que podem ser estimulados a fazer viagens aos locais menos conhecidos tendo em vista à entrada de novos consumidores nessas regiões.

Saiba mais sobre comunicação com o mercado, acessando: http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/divulgue-seus-produtos/comunicacao.

O turismo é negócio muito promissor no Brasil. Ele movimenta bilhões em inúmeras atividades empresariais e, atualmente, é tempo de organização e planejamento para lucrar com as oportunidades da Copa do Mundo. O SEBRAE pode apoiar na formulação de um plano de comunicação. Procure a unidade mais próxima em sua cidade, localizando por meio de visita ao site http://www.sebrae.com.br.

 

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados