Como destino turístico, o Brasil tem visto aumentar sua atratividade nos últimos anos, fundamentalmente porque é um país com gigantescas diversidades naturais e culturais que se convertem em ricas oportunidades para curtir o lazer ou realizar negócios.
Com a realização de grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo FIFA 2014 e os Jogos Olímpicos em 2016, esse cenário positivo só tende a melhorar. Tanto para os locais que já são conhecidos e frequentemente visitados, como também para novos destinos a serem desbravados por esses visitantes.
O Ministério do Turismo (MTur) vem, sistematicamente, divulgando dados sobre o perfil dos turistas que mais visitam o Brasil, assim como também os destinos preferidos por aqueles que viajam a negócios ou a lazer.
O objetivo é munir os empreendedores, de todas as cidades brasileiras, com informações que facilitem a definição de estratégicas na hora de fazer planejamentos que visam aumentar a atração de turistas internacionais.
A classificação dos países que mais enviaram turistas para o Brasil, em 2011 é:
- Argentina (40,72%)
- Estados Unidos (15,2%)
- Uruguai (6,67%)
- Alemanha (6,17%)
- Itália (5,86%)
- Chile (5,55%)
- França (5,31%)
- Paraguai (4,92%)
- Espanha (4,86%)
- Portugal (4,69%)
Vale destacar que, quatro estados, cujas capitais serão sede dos jogos da Copa (Rio de Janeiro, Paraná, São Paulo e Bahia) receberam, juntos, mais de 67% dos turistas estrangeiros, para lazer, entre os anos de 2009 e 2011. Esses dados se referem aos turistas que estiveram na própria capital (que é cidade-sede dos jogos da Copa) ou em cidades pertencentes ao Estado.
A cidade do Rio de Janeiro se manteve no topo – em todos os anos – com leves quedas no período. O Estado se destaca pela multiplicidade de destinos que oferece aos turistas e, além da capital, Angra dos Reis e Parati constam na lista de destinos mais visitados. Angra atrai, principalmente, os alemães e os ingleses; e Parati atrai os ingleses e franceses. Dentre os 10 países que mais emitem turistas ao Brasil, o Rio de Janeiro, é o destino mais visitado por 7 deles.
Foz do Iguaçu, cidade do Paraná que fica na tríplice fronteira entre o Brasil, Paraguai e Argentina, não é o primeiro destino, porém é uma constante na lista de destinos visitados pelos estrangeiros. Apenas entre chilenos e portugueses, Foz do Iguaçu não consta na lista de destinos mais visitados.
Entre as cidades-sede que recebem turistas internacionais para negócios, São Paulo lidera com mais de 50,5% dos turistas entre 2009 e 2011, sendo seguida pelo Rio de Janeiro com 24,4%. Curitiba, Belo Horizonte e Porto Alegre registram em torno de 4%, na média, de visitantes internacionais para negócios.
Salvador recebe poucos sul-americanos. Argentina, Paraguai, Chile e Uruguai nem formam percentual, mas, ao mesmo tempo, recebem muitos europeus e se mantém estável no recebimento de turistas internacionais, com a média de 7,13% entre os anos de 2009 e 2011. Entre os turistas que visitaram o Brasil, em 2011, e estiveram na Bahia, mais de 23,3% eram franceses, 21,3% espanhóis, 18,9% italianos, 16,7% alemães e 13,1% portugueses. Mais de 8% eram americanos.
Fortaleza destaca-se entre os turistas europeus: Italianos 22,2%, Portugueses 18,2% e Espanhóis 8,3%.
Natal ainda tem muito a conquistar e se desenvolver no turismo internacional, pois figura na lista de principais destinos apenas entre os portugueses e, ainda assim, em último lugar. Aqui se destaca a necessidade de abertura de canais de comunicação mais qualificados com os turistas que buscam lazer associado à praia. Afinal, esse era o motivo de viagem ao Brasil de mais de 62,1% dos turistas internacionais que vieram ao país em busca de lazer, em 2011.
A capital do Amazonas foi visitada principalmente por americanos, com 7,9% dos visitantes, em 2011. Esses, em busca de lazer. Mas é um lazer com interesse mais focado na cultura. Percebe-se, a partir dos dados, que Manaus está perdendo muitas oportunidades, pois 24,6% dos turistas que visitaram o Brasil declararam que estavam em busca de natureza, ecoturismo e aventura, que são segmentos nos quais o Estado tem excelentes atrações.
Comunicação com público-alvo
É importante que os empresários brasileiros observem essas informações como um instrumento de apoio à decisão da comunicação com o mercado, pois elas podem ajudar a construir como seus esforços serão canalizados na divulgação de bens e serviços junto ao público-alvo. Importante também é enxergá-los como clientes potenciais, que podem ser estimulados a fazer viagens aos locais menos conhecidos tendo em vista à entrada de novos consumidores nessas regiões.
Saiba mais sobre comunicação com o mercado, acessando: http://www.sebrae.com.br/customizado/acesso-a-mercados/divulgue-seus-produtos/comunicacao.
O turismo é negócio muito promissor no Brasil. Ele movimenta bilhões em inúmeras atividades empresariais e, atualmente, é tempo de organização e planejamento para lucrar com as oportunidades da Copa do Mundo. O SEBRAE pode apoiar na formulação de um plano de comunicação. Procure a unidade mais próxima em sua cidade, localizando por meio de visita ao site http://www.sebrae.com.br.