O Design pode ajudar o empresário a ter mais chance de sucesso, isso porque contribui para a atração de clientes, qualidade no atendimento e valorização dos produtos. Estas são apenas algumas das vantagens de planejar o ponto de venda a partir dos conceitos desta área do conhecimento.
Por meio do Design, é possível criar soluções inovadoras para a empresa e posicioná-la de maneira mais eficaz no mercado. Pode ser o diferencial em relação à concorrência. Saiba mais como o design pode ajudar os empreendedores:
O Design é para todas as empresas
O designer conhece o mercado e o consumidor. Ele analisa e soluciona problemas com criatividade e capacidade técnica.
Ter uma marca
A conquista e a fidelização de clientes começa com a identidade visual da empresa. O design cria meios que comunicam ao mercado as qualidades e características da loja, seus serviços e produtos.
Ser notado
Um designer familiarizado com o seu negócio é capaz de valorizar sua loja desde a parte de fora, criando uma fachada que traga o público para dentro. Nas vitrines, o melhor é evitar excessos e estabelecer uma harmonia entre conceito, cores e iluminação.
Iluminar-se
Com planejamento, a iluminação natural e prontos artificiais de luz deixam o ambiente mais agradável e funcional, além de dar destaque aos seus produtos.
Valorizar o produto
Com a mercadoria ao alcance dos olhos e das mãos é mais fácil para o cliente encontrar o que ele precisa. A sinalização e o destaque para as peças mais importantes também facilitam a venda.
Oferecer conforto no atendimento
Um projeto funcional do ambiente inclui todo o tipo de elementos, que vão desde a escolha de um mobiliário acolhedor ao uso de cores e peças que despertam emoções e sentidos no cliente e o convidam a dedicar mais tempo às compras.
Fechar um negócio
Facilidades para o pagamento com praticidade são essenciais. Um caixa sem filas e com o apoio adequado para objetos e operação de compra dão uma boa impressão, e contribuem para que o cliente retorne.
Embalar com estilo
A embalagem influencia muito como o cliente vê a loja e pode ser utilizado para aumentar o potencial de vendas. Mas produzir as embalagens com beleza, funcionalidade e custo baixo é sempre um desafio que o designer pode ajudar a resolver.
Organizar o estoque
Encontrar o espaço ideal para o estoque depende da logística e das dimensões do seu negócio. O melhor projeto é aquele que facilita o trabalho dos funcionários e não incomoda o consumidor em sua experiência de compra.
Anunciar
Não basta ser visto e ouvido, é preciso ser lembrado. Um bom planejamento de divulgação pode chamar a atenção do cliente e direcioná-lo para seu negócio.
Realizar vendas online
A facilidade encontrada para navegar na loja virtual atrai consumidores. Além disso, escolher as melhores imagens para a plataforma pode estimular as vendas e criar o desejo de compra.
Entender o cliente
Pesquisas ajudam a produzir um verdadeiro retrato falado do comportamento do público-alvo. Com elas, é possível redesenhar seu negócio, serviços ou produtos, para dar ao cliente exatamente o que ele quer, precisa e deseja.
Inovar
Uma simples ideia pode ser o que separa seu produto e serviço do sucesso. A constante busca pela inovação em todos os aspectos da administração e da venda é o que mantém um negócio vivo e próspero.
Sustentabilidade
Para ser sustentável, a empresa pode aperfeiçoar técnicas de descarte e uso da energia e transporte, diminuindo assim seus custos.
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Com informações do infográfico Varejo da Moda com Design.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.
Imagem: Wikimedia.org