Precisa aumentar suas vendas e não está obtendo os retornos esperados com as estratégias de marketing?
Saiba que é preciso entender o que influencia na decisão de compra do cliente a fim de criar estratégias assertivas e potencializar o número de vendas do seu negócio.
Afinal, muitos empreendedores, principalmente os iniciantes, acreditam que basta apenas investir na divulgação de um produto, como etiquetas personalizadas, e ter sucesso nos resultados.
Para isso, é mais que necessário entender o comportamento do consumidor para investir em técnicas infalíveis para se destacar da concorrência, gerar faturamento e aumentar a lucratividade.
Pensando nisso, listamos 4 fatores que influenciam na decisão de compra do cliente para te auxiliar a obter sucesso no seu negócio a partir da tomada de decisões estratégicas e asseadas. Confira!
1. Necessidades e medo
Poucos sabem, mas o consumidor opta por não realizar a compra do seu produto através da internet, por algum receio ou acontecimento de fraude que já vivenciou.
Por mais que precise fazer a aquisição, esse fator pode influenciar na decisão de compra do cliente.
Se a sua empresa vende pistola de pintura pulverizadora, ou outros produtos, somente nos meios virtuais, perderá um cliente devido a esse fator.
Além disso, alguns consumidores compram online ou nos meios físicos os produtos pelos quais sente a necessidade fazer parte da sociedade, como acessórios de marca e afins, independente do valor. Ou seja, ambos fatores estão relacionados ao psicológico e influenciam na decisão de compra do consumidor.
2. Tendências
Outro fator muito comum e que influencia no comportamento do consumidor são as tendências.
Um exemplo disso são os produtos que são inovadores além de roupas de moda, em que são relacionadas a mudanças em pouco espaço de tempo e que atraem a atenção dos consumidores, e influência no comportamento de compra.
Isso significa que as empresas que se manterem competitivas devem seguir as novas tendências para não ficar para trás em relação à concorrência.
3. Classe social
A classe social é um dos principais fatores que influenciam na decisão de compra do consumidor. Isso inclui as condições financeiras de determinado produto para adquirir determinado produto.
Um cliente que necessite de gerador de energia, por exemplo, poderá fazer aquisição de acordo com a sua classe social. Nesse sentido, para qualquer tipo de compra o cliente realizará a aquisição se houver condição financeira e social.
4. influenciadores e opiniões de clientes
Por fim, outro fator que determina o comportamento de compra dos clientes, são os influenciadores.
Muito provavelmente você já adquiriu um bem ou serviço a partir de uma indicação, não é mesmo?
Isso é muito comum quando um cliente se sente satisfeito com a qualidade do produto de uma marca além do atendimento e serviços prestados.
As opiniões de clientes podem influenciar novos clientes a comprar um produto ou serviços.
Não só isso, mas se a sua marca atende o público infantil, por exemplo, quem toma a decisão de compra são os responsáveis pelo indivíduo que demonstra interesse nos seus produtos, ou seja, a compra é realizada a partir da influência.
Identifique quais são os fatores que influenciam os consumidores na sua empresa e aplique estratégias para conquistar mais vendas.
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.