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Contratar Garçom: Como Escolher um Atendente Que Saiba Vender

Contratar Garçom: Como Escolher um Atendente Que Saiba Vender

Contratar um garçom qualificado para seu restaurante, bar ou similar é uma tarefa realmente complicada caso não tenha um processo bem estruturado, e não saiba quais qualidades e qualificações buscar.

Afinal, além da qualidade de comida o segundo tópico que mais irá ter peso é um bom atendimento ao cliente.

Os garçons são responsáveis por toda a parte de recepção e entrega dos produtos a seus clientes. Ele quem passa boa parte da primeira impressão e imagem de seu restaurante.

Por isso, precisa de muita cautela na hora de contratar um garçom , analisar bem suas características, se batem com as do lugar, para assim ter uma maior certeza de que está fazendo a escolha certa.

Então, vem ver algumas dicas de o que procurar na hora da contratação, por qual regime contratá-lo e como fazer o seu garçom ser um ótimo vendedor.

Contratar um garçom ou Freelancer?

A demanda de emprego nesta área subiu bastante nos últimos tempos, mas foco na hora de contratar ainda fica muito em ter apenas funcionários fixos.

Mas há uma outra modalidade fora da CLT, que pode vir a compensar quem está contratando. Estes são os freelancers são colaboradores autônomos encarregados por trabalhos momentâneos e separados da carga horária.

Eles são perfeitos para dar aquela ajuda a mais em fins de semana que movimentam mais, ou em datas comemorativas e eventos, que precisará de mais gente na equipe para dar conta.

Esses funcionários serão contratados para trabalharem em dias específicos, recebendo apenas uma diária para isso. Podendo até a viverem freelancers fixos para quando for precisar de ajuda extra.

Dicas para contratar um garçom

1. Adote um método bom de entrevistas

Ao realizar o processo seletivo para contratar seu garçom, é importante que tenha em mente um perfil traçado do que procura e busca na pessoa. E para contratar um funcionário ideal, precisa adotar uma metodologia para suas entrevistas, que consigam revelar essas características.

Caso tenha dificuldades nisso, pode tentar contar com a ajuda de um psicólogo, pois ele consegue identificar bem facilmente essas características na pessoa. Fazendo uma contratação mais certeira, e provavelmente duradoura.

2. Veja o nível de produtividade do garçom

É preciso que os garçons entendam que o restaurante precisa de fartura e ir bem, para que eu possa receber bem também. Pois, quando o faturamento não vai bem gera problemas.

Por isso, ao contratar um garçom procure reconhecer se ele presta um bom atendimento e é prestativo. Ser garçom é bem mais do que apenas anotar pedidos, é ter um contato com os cliente, fazer sugestões e fazer com que todos se sintam bem acolhidos.

Afinal, são as sensações de tratamento especial e acolhimento, que cativam o cliente, fazem ele gostar de estar no local e consecutivamente pedir mais e voltar mais vezes.

Por isso, seu garçom tem de ser uma pessoa cativante, simpática e que saiba ser prestativo de uma forma natural.

3. Confira sua experiência com atendimento ao público

Um diferencial bem importante para  contratação é a experiência com atendimento ao público. Assim, você consegue ter maior certeza que o garçom que irá contratar já sabe lidar com pessoas, algo que sabemos que não é nada fácil.

E isso não se aplica apenas a experiência como garçom em, pode ser que ele tenha sido vendedor em alguma loja atendente, tudo isso conta como atendimento ao público e qualificações.

Assim, ter experiência é importante, pois elimina alguns treinamento e transtornos que podem ocorrer nos primeiro meses de trabalho.

Portanto, observando e somando esses detalhes as chances de contratar um garçom que se destacou em atendimento presta bom serviço aumentam.

4. Garanta que seu profissional saiba trabalhar em equipe

O trabalho em equipe é extremamente fundamental dentro de um restaurante, principalmente para atuar como garçom.

Se pretende que seu time seja bons vendedores bons eles precisam saber trabalhar bem em equipe, para se ajudarem e dividirem tarefas melhor. Assim, nenhuma parte do atendimento fica defasada, e seus cliente ficam satisfeitos.

Outro ponto importante do trabalho em equipe, é os garçons tem consciência de que jogam no mesmo time, em prol de um mesmo objetivo, a satisfação do cliente.

5. Treine seu garçom

Mesmo que contrate garçons com ótimo potencial e importância, é sempre interessante disponibilizar treinamentos. Assim, seu garçom fica excelente no trabalho que realiza e aprende um pouco mais sobre como funciona seu restaurante, e qual estilo de funcionários quer ter.

Entretanto, esses cursos devem ser ministrados por profissionais experientes, para que realmente valha a pena e você não gaste apenas dinheiro atoa.

Treinamento de Garçom

Atividades que ajudam no treinamento do garçom

Defina seu modelo de atendimento

Todo restaurante possui uma identidade e cultura de atendimento próprias. E seus garçons têm de passar isso ao cliente.

Assim, tenha em mente como deseja que seja a excelência no atendimento ocorra. Pense em como seus garçons devem recepcionar as pessoas, como tratar o cliente após ele realizar o pedido.

Além disso, o principal ponto de todos saber lidar com um cliente insatisfeito ou de mau humor e resolver seus problemas.

Com uma padronização para a equipe de atendimento a satisfação do cliente é garantida.

Deixe claro quis são as rotas para os garçons

Para o fluxo de atendimento do restaurante acontecer da melhor forma possível, um ponto essencial é definir rotas de atendimento.

Além das rotas padrão, como cozinha, balcão e mesas, é importante os garçons terem áreas de atuação.

Assim, o fluxo corre de uma forma bem melhor, agiliza o atendimento e todas as áreas são cobertas por alguém sem exceções.

Um bom atendimento mexe diretamente com a experiência do cliente sobre seu estabelecimento. E um dos principais pontos do bom atendimento é nenhum cliente ser esquecido.

Estratégias para incentivar vendas

Essa estratégia é extremamente benéfica a você, afinal assim, seus garçons podem garantir mais vendas que nem estavam nos planos do cliente.

Os garçons não são somente tiradores de pedidos dos clientes no restaurante, são eles que têm contato direto com o público, por isso podem incentivar vendas.

Isso inclui dar sugestões de produtos que agradam aos gostos, até algumas técnicas certeiras para incentivar mais pedidos que iremos ver agora.

A principal estratégia para conhecerem é o up selling que consiste em dar uma opção de upgrade ao cliente.

Assim, o garçom oferece ao cliente a possibilidade de melhorar o seu pedido por uma pequena quantidade a mais.

contratar garçom

Mas, além de conhecer a estratégia deve saber como abordá-los, pois primeiro é preciso falar todo o benefício e dizer a quantidade a mais, assim o cliente consegue ter mais noção de que é uma boa compra.

Cross selling também pode vir a ser uma boa estratégia. Consiste em oferecer algum produto que combine perfeitamente com aquilo que está sendo pedido.

Mas claro, sem ser indelicado nem incomodar os clientes, fazer uma leve sugestão que pode ser muito bem aceita e te render mais uma venda.

Dessa forma, seu garçom saberá tudo sobre seu produto ou serviço prestado e estratégias como essas podem ajudar instigar a vontade do consumidor a seu favor.

Automatizar o atendimento ajuda bastante

A automatização, ao contrário do que muitos pensam, não tira a humanização do atendimento.

Na verdade, é bem ao contrário, com um atendimento automatizado, por exemplo com comanda eletrônica, sobra muito mais tempo para o garçom atender bem o cliente por não ter de escrever o pedido.

Assim, para dar conta de tudo isso é preciso um sistema de gestão completo, como o caso do GrandChef.

Com ele seus garçons contam com um aplicativo próprio para atendentes, possibilitando tirar os pedidos da forma mais prática.

Além disso, pelo aplicativo eles têm controle total das mesas e dos pedidos, conseguindo acompanhar o processo da produção e passar informações sem ter de ir à cozinha

Ou seja, sobra mais tempo para se dedicar ao atendimento e atender maior número de clientes.

E ainda conta com todas as outras funções de gestão para manter seu restaurante da melhor forma. Tendo controle de tudo na palma de sua mão.

Portanto não perca mais tempo, baixe agora e comprove todos os benefícios que o GrandChef trará ao atendimento de seu restaurante.

Tenha cuidado com a aparência

A primeira impressão do cliente sobretudo é fundamental, isso também diz muito a respeito da aparência de quem terá o contato direto com eles, o garçom.

Por isso, o treinamento de garçom é muito importante, nele além das dicas de atendimento, serão passados regras de vestimenta, perfil de funcionários e muito mais.

Mas afinal, o que se enquadra no quesito aparência??

È sobre uso de uniforme, formas de arrumar o cabelo, cortes de unhas, sapatos (ser fechados ou não) e mais alguns detalhes.

O cliente ao entrar no restaurante pretende ser atendido por alguém que passe uma boa impressão do local, e o desleixo pode deixar a desejar.

Ensine um pouco de etiqueta aos garçons

Não, as regras de etiquetas não servem apenas para restaurantes mais sofisticados, elas prezam por coisas sérias.

Neste caso, não é necessário decorar todas as regras existentes, mas saber ao menos as de uso comum.

Como o lado certo para servir, quem serve primeiro, se deve ou não repor o copo vazio do cliente e em quais casos, e muito mais.

Essas ações parecem simples, mas quando realizadas da forma correta chamam atenção do cliente para um lado positivo. Fidelizando e cativando eles.

Portanto, investir em um treinamento de garçom é ótimo e acredite, só traz bons resultados para o restaurante.

GrandChef

GrandChef

Especialista
Conteúdos relevantes e de importância, para donos de bares, restaurantes, e demais negócios no segmento gastronômico.  

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