Em geral, não damos muita importância aos processos de congelamento ou descongelamento dos alimentos. Porém, dependendo da forma como fazemos esses procedimentos, os alimentos podem sofrer alterações, ocasionando perdas sensoriais tais como sabor e textura, além de se tornar uma fonte de contaminação.
Em uma cozinha residencial ou comercial, o congelamento é uma boa estratégia que pode ser adotada para reduzir desperdícios e otimizar a produção. No caso do congelamento, deve ser levado em consideração o método de conservação do alimento; o tipo de alimento que será congelado (se é preparado ou in natura); a embalagem que será utilizada para armazenamento e, o prazo de validade do alimento. Em relação ao descongelamento, essa estratégia se dá de duas formas: descongelamento lento, que deve ser realizado sob refrigeração, na temperatura correta. Ou, descongelamento rápido, que é realizado por meio do micro-ondas ou fazendo o cozimento direto do alimento.
Fique atento aos procedimentos corretos para evitar desperdícios ou riscos à saúde!
Fonte: Alimentos Online. Disponível em: https://www.alimentosonline.com.br/index.php?action=vqfrNqZNVXbpyq8rPMKcaM21qYwLVA&artigo_id=7752. Publicado em 08/07/2022 por AOL.
Saiba mais sobre o setor de Alimentos e Bebidas, acesse o canal do SEBRAE no Telegram, https://t.me/sebraevarejodealimentos.