CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Concreto antipoluição: Tecnologia aliada ao meio ambiente

Concreto antipoluição: Tecnologia aliada ao meio ambiente

O impacto ambiental causado pelas atividades industriais e o crescimento da população nas áreas urbanas têm contribuído para o aumento da poluição e para a consequente redução na qualidade do ar.

Diante disso, o setor da construção civil tem grande responsabilidade pela poluição atmosférica pois, além de ser uma das atividades que mais contribuem com a emissão de dióxido de carbono, é diretamente afetado pela chuva ácida, que corrói os mais diversos tipos de construções. Como aliada no combate à poluição do ar, uma das tecnologias que tem ganhado destaque no mercado é o concreto antipoluição, uma nova oportunidade para que os pequenos negócios do setor inovem e conquistem novos mercados.

Concreto Antipoluição

Conceito: O concreto antipoluição é o concreto convencional com a aplicação de um aditivo de dióxido de titânio (TiO2), ou outro fotocatalizador, que reage através da luz e auxilia na remoção de poluentes tóxicos presentes no ar. Ele atua como um auxiliador na eliminação dos poluentes emitidos pelas atividades urbanas, como a industrialização e a massiva presença de automóveis nas cidades.

Processo: Por meio da radiação solar (incidência de raios ultravioletas), o aditivo de TiO2 reage com as moléculas de água e de oxigênio presentes no ar. Essa reação ativa um forte processo de oxidação que pode remover alguns poluentes tóxicos presentes nesse ambiente. As substâncias poluentes são transformadas em elementos inofensivos ao meio ambiente, como os sais, que podem inclusive auxiliar no crescimento da vegetação local. Esses sais permanecem na superfície do concreto e são removidos com a água da chuva.

ONDE APLICAR?

Entre as aplicações do concreto antipoluição, ganha destaque a utilização desse material nas fachadas e demais estruturas presentes em ambientes externos, os quais contam com longos períodos de irradiação solar, fator essencial para o processo de fotocatálise, além de um processo natural de limpeza por meio da chuva.

Exemplos:

concreto

UTILIZAÇÃO DO CONCRETO ANTIPOLUIÇÃO NA CONSTRUÇÃO CIVIL:

PONTOS DE ATENÇÃO: O TiO2 se destaca por ser uma das substâncias de melhor atividade fotocatalisadora, além de se encontrar acessível na natureza e possuir um dos menores custos no mercado. Esse aditivo é o mais indicado para utilizar nas construções. Por isso, Aconselha-se otimizar o uso do aditivo em áreas com incidência de raios solares, aplicando-o somente onde sua eficiência será satisfatória e a manutenção mais simples, tendo em vista que a ação da chuva ajudará na limpeza.

CARACTERÍSTICAS DO MATERIAL: O fotocatalisador utilizado não tem, teoricamente, um prazo de validade, pois ele atua como um catalisador das reações naturais, sem ser consumido no processo. O concreto ajuda a reduzir a poluição do ar através de um processo realizado exclusivamente com energias naturais, sem necessitar da intervenção humana. Entretanto, capacidade fotocatalítica pode ser reduzida pela falta de limpeza, pelas chuvas e por impregnação de outros materiais no concreto, além do desgaste da superfície ao longo do tempo.

Para saber mais, leia a matéria completa no Boletim de Tendências de Construção Civil e acompanhe outras como essa no Sebrae Mercados.

Aqui você irá encontrar sugestões dos nossos especialistas para inovar e impulsionar seu negócio, além de ficar por dentro das novidades do mercado de Construção.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae