O quarto vídeo da série 10 Dicas para vender pro governo, trata da atenção que o empreendedor deve dar ao calcular os riscos do processo de vendas. Nesse processo o empreendedor e a equipe envolvida devem verificar e avaliar quais as licitações que mais se adequam ao segmento de negócios da empresa e ponderar sobre os riscos e oportunidades contidos em cada proposta licitatória.
O empreendedor deve, também, garantir reservas financeiras para os processos licitatórios. Isso se deve aos processos de pagamento do governo, que geralmente, costuma pagar somente depois que o serviço ou o produto são entregues e, muitas vezes, em parcelas. É bem diferente das empresas privadas, que costumam pagar até 50% do valor cobrado na hora da encomenda. Ou seja, para atender a um órgão público é necessário calcular o capital de giro em função do valor das encomendas e do prazo de pagamento.
Outra dica importante para obter mais informações sobre diversos processos licitatórios é acessar o site: http://www.comprasgovernamentais.gov.br
A orientação aqui é demandar cerca de 60% do tempo investido na licitação em avaliar os prós e contras, aproveitando para entender melhor as leis, editais e formas de contratação que regem o processo. Para auxiliar o Sebrae disponibiliza em seu site de EAD (http://www.ead.sebrae.com.br) o curso gratuito de Compras governamentais.
Esse é um dos muitos cursos disponíveis no EAD do Sebrae. Confira e matricule-se.
Assista ao vídeo: 10 Dicas para vender para o governo – 4 Calcule Riscos
Lembre-se também de se inscrever no Canal do Sebrae no Youtube para acompanhar nossos vídeos e informações.
Confira também: Como Vender para o Governo 5: Cadastro.