Organizar a logística de entregas do delivery é um grande desafio aos donos de restaurantes.
Por ser um fator fundamental para garantir a satisfação dos clientes, que andam cada vez mais exigentes.
A logística tem que analisar o tempo da entrega, produtos, rotas, tudo que tornará o seu delivery mais eficiente e uma referência no mercado.
Aliás, somente a qualidade e o sabor dos produtos não são mais as únicas coisas importantes.
Logo, há muitos outros fatores a serem considerados, por isso é importante ter uma logística de entregas delivery.
Mas afinal, o que é uma logística de entregas?
A logística de entregas delivery é responsável pelo processo de preparação, separação e entrega dos produtos. Desde o momento da identificação até a confirmação da entrega.
Sendo assim, ela precisa de muito cuidado em todas as etapas, pois cada detalhe é importante para garantir que as entregas saiam com qualidade e dentro do prazo.
Acredite, que a logística irá trabalhar diretamente com a experiência do cliente. E não é interessante ser uma experiência negativa.
Dessa forma, tem de criar um bom roteiro de entregas, com o menor número de falhas possíveis.
Então se tratando de logística para entregas delivery, tudo tem de ser muito bem feito.
E como organizar a logística de entrega?
A logística de um delivery funciona um tanto diferente da de outros segmentos.
Pois, o transporte de alimentos é mais delicado e necessita de muitos mais cuidados.
Dessa forma, o primeiro passo para organizar a logística é mapear os seus processos. Após isso, você terá de integrá-los para que tudo funcione corretamente.
Para uma logística eficiente, os processos devem estar integrados desde o recebimento do pedido até a finalização. Assim, nada passará despercebido e terá controle total de tudo.
Portanto, confira alguns passos a seguir para ter a melhor logística de entregas.
1. Plataforma que recebe pedidos
A logística começa no momento em que o pedido chega. Dessa forma, você precisa escolher bem seus canais para receber pedidos.
Atualmente os canais que normalmente são encontrados são: telefone, WhatsApp, site de delivery e aplicativo próprio.
Embora o telefone e WhatsApp sejam bons canais, eles não são os ideais por não utilizarem tanto tempo. Conferi-los, transferir os pedidos e ficar respondendo a todos demanda mais tempo do que o indicado.
Inclusive a falta de respostas de delivery pode causar irritações e tantas perdas de clientes quanto nas entregas. Além disso, os canais preferidos dos clientes são os sites delivery pela praticidade.
Afinal, eles oferecem toda a praticidade de olhar o cardápio, escolher o pedido e pedir em uma única plataforma e sem demoras.
Dessa forma, os pedidos chegam direto para o sistema, sendo o ideal para o seu estabelecimento. Por isso, precisa de um sistema de delivery integrado a gestão.
Como o caso do GrandChef, um sistema de gestão completo com um módulo de delivery que proporciona criar um site completamente personalizável.
Por meio dele os pedidos recebido vão diretamente para a tela de preparo e posteriormente a tela de entregas. a maior facilidade para o seu negócio.
2. Conheça a área de atuação
Faça uma pesquisa na sua região, bem detalhada, descobrindo quais os locais com mais chances de pedidos e as preferências dos clientes.
Em alguns casos vale a pena trabalhar com áreas mais pequenas para garantir que as entregas saiam com qualidade e do jeito esperado.
Afinal, na hora do reconhecimento de área, as distâncias têm de ser calculadas e pensadas se conseguirá atender o tempo de entrega planejado e não irritar o cliente.
Para isso, calcule o percentual de entregas, quanto tempo média demora para prepará-las e enviá-las.
cumprir os prazos é o que traz visibilidade a sua marca. Se perceber que as entregas estão chegando muito fora do prazo, avalie seus processos.
Para isso faça as seguintes perguntas:
- As rotas realmente estão sendo as mais curtas?
- A distribuição está feita da melhor forma?
- Quais são os problemas que estão causando o grande atraso?
Encontrado o problema, mãos à obra para resolvê-lo e conquistar a satisfação dos consumidores.
3. Escolha o custo das entregas
O valor investido nas entregas deve ser previsto e calculado antes de iniciar o processo, para não ficar no vermelho.
Nessa hora você tem de pôr na balança todos os custos com entregas, entregadores, combustível e veículo.
Assim, com as áreas de entrega já definidas, descubra se sua taxa será um valor único ou por distância.
Ou caso seja vantajoso oferecer até frete grátis.
4. Faça planejamento de estoque
Operar com um delivery de comida, exige que você mantenha seu estoque em dia para não faltar nada.
Imagine a frustração de um cliente realizar um pedido e não receber por falta de estoque.
Por isso tudo tem de estar sempre em dia, uma solução lógica e prática para manter tudo em ordem é o GrandChef.
Sua funcionalidade de controle de estoque calcula todos os itens atualizando sempre os relatórios da quantidade e te avisando quando algo está para ficar em falta.
O GrandChef é um sistema de gestão completo para estabelecimentos gastronômicos, que atende as necessidades de sua gestão e integra todos os processos.
Com ele você mantém seu estoque em dia sem nenhuma falha, a cada pedido feito pelo delivery ele atualiza a quantidade de insumos disponíveis, facilitando o seu trabalho.
Portanto não perca mais tempo, baixe o GrandChef e comprove todos os benefícios que ele traz a sua gestã
Veja como é ter seu restaurante na palma de sua mão.