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Como montar uma agência de marketing digital

Como montar uma agência de marketing digital

Confira uma ideia de negócio completa sobre Como montar uma agência de marketing digital. Abaixo dividimos o conteúdo em tópicos como mercado, custos, pessoas, investimentos, divulgação, exigências legais e mais dicas.

O simples fato de você estar lendo esta apresentação, é porque uma agência de marketing digital esta fazendo parte de sua vida neste momento.

O mundo on-line invadiu e mudou nossas vidas, mas existem coisas que não mudaram com o passar do tempo, e uma delas é a necessidade de uma empresa se comunicar com seu mercado consumidor. O que mudou significativamente e continuará mudando será a maneira que isso é feito.

O profissional de marketing digital precisa conhecer todas as técnicas de marketing tradicional e adicionar uma nova camada a tudo isso, que é a internet.

É no marketing digital que pequenas, médias e grandes empresas encontram um jeito de falar diretamente com seu público alvo.

Podemos até pensar que uma agência de marketing digital, resume-se a utilização de ferramentas como: redes sociais, e-mails marketing, blogs, anúncios em sites etc.

Estas ferramentas são apenas a ponta do iceberg dentro de uma agência de marketing digital, ou seja, servem apenas para canalizar mensagens para impactar determinado público.

Por traz, de todo aspecto visual e lúdico das ações na internet, a agência de marketing digital deverá ter como foco sempre a análise dos resultados, medidos por números, métricas e indicadores.

O real objetivo de uma agência de marketing digital é possuir expertise para transformar o ambiente on-line em um verdadeiro celeiro de oportunidades. Portanto, os canais e ferramentas são mecanismos para garantir que a sua empresa esteja sabendo conversar com o cliente certo, na hora certa e da melhor maneira possível.

Uma agência de marketing digital deverá possuir recursos em tecnologia e inteligência para promover ações como:

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  • ·        Definir de forma assertiva quem é o público alvo, suas necessidades e qual o melhor momento para abordá-lo;
  • ·        Criar, revisar e sugerir conteúdo adaptado para a internet;
  • ·        Definir e utilizar palavras-chave para o tipo de negócio;
  • ·        Fortalecer a imagem ou marca, por meio de conteúdo qualificado nas redes sociais e relacionamento, bem como produção de conteúdo para blogs, site e Google;
  • ·        Criar ou organizar conteúdos atrativos, capazes de explicar e vender de forma instigante, praticamente irresistível para quem lê;
  • ·        Identificar qual o momento em que o cliente está mais propenso a efetuar uma compra, criando uma situação quase perfeita para a conversão e a venda;
  • ·        Entregar conteúdo aos clientes de forma a não incomoda-los ou causar desconforto, mas sim fortalecer o desejo por um produto ou serviço.
  • ·        Quantificar as visitas em determinados canais em um período de tempo;
  • ·        Identificar quais ferramentas estão produzindo maior número de conversão;
  • ·        Orientar clientes sobre investimento e retorno em cada ferramenta digital;
  • ·        Produzir e explicar os relatórios com todos os indicadores de resultado das ações de marketing digital.

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Se considerarmos o crescendo avanço das redes sociais e da internet, podemos considerar que este segmento de negócio é bastante promissor. As redes sociais possibilitam a expansão e a criação de métodos de publicidade cada vez mais sofisticados, atingindo um público maior a cada dia.

Uma agência de marketing digital não requer um alto investimento, seu principal investimento é intelectual e técnico, ou seja, quem estará à frente do negócio precisa conhecer todas as técnicas de relacionadas ao segmento.

Empreender no segmento de marketing digital, requer conhecimento do mercado, regras para o modelo de negócio, cenários expectativas e tudo o que se refere ao segmento de negócio.

As chances de sucesso aumentam quando sabemos onde estamos inseridos e quais tendências e fatores de mercado impulsionam ou impem mudanças no segmento que atuamos.

  • ·        Expectativa

As expectativas são promissoras para o segmento de marketing digital. Segundo pesquisas realizadas pelo IAB   e ComScore , o crescimento de investimento em marketing digital, será de aproximadamente 12 % ao ano até 2021. As mídias tradicionais, como jornais e revistas perdem cada vez mais espaço para as mídias digitais. Com o aumento do acesso a internet pela população brasileira, as empresas estarão cada vez mais confiantes e confortáveis para usar o marketing digital em suas estratégicas de vendas.

  • ·        Maturidade do setor

Os indicadores do relatório da Rdstatio de 2018, demonstram que o Marketing Digital de fato está disseminado no mercado brasileiro e vem ganhando consistência ano a ano, veja alguns indicadores:

 

·        94% das empresas pesquisadas escolheram Marketing Digital como estratégia de crescimento. Apenas 5,5% das empresas afirmam divulgar suas marcas apenas por meio de ações de publicidade tradicional e eventos.

·        91% destas empresas estão presentes nas redes sociais, número maior que o de negócios com site. Das empresas com site, aproximadamente metade aplica estratégias de SEO e utiliza o Analytics.

 

·        40% dessas empresas geram demanda, mas não têm um acordo bem definido entre marketing e vendas sobre o que poderia ser considerado uma oportunidade.

·        95% das empresas pesquisadas reconhecem que suas estratégias de Marketing Digital têm algo a melhorar

Acesse a pesquisa completa em relatório da Rdstatio de 2018,

A maturidade do marketing digital como influenciador de negócios, expande as oportunidade para quem deseja atuar neste segmento.

  • ·        Tendências

As empresas que utilizam o marketing digital de forma adequada, tem a a capacidade de aumentar a sua receita em até 20%, segundo relatório da BGC realizado no ano de 2018 em parceria com a Google.

Esta percepção já faz parte do universo das empresas, e a tendência é aumentar cada vez mais o investimento em marketing digital, este crescimento é impulsionado principalmente pelo aumento de acesso a internet pelo brasileiros.

De acordo com a ComScore algumas tendências podem direcionar as ações das empresas de marketing digital, vejam:

1 – Crescimento por parte das empresas da estrutura de marketing digital;

2 – Valorização cada vez maior do do trabalho de SEO – Otimização de Sites para Ferramentas de Busca;

3 – Crescimento cada vez maior do Google Meu Negócio no Brasil;

4 – Aumento significativo das pesquisas por voz;

5 – Avanços no uso de aplicativos de mensagens privadas como WhatsApp, Viber e WeChat.

6 – Uso ainda maior de dos digital influenceres nas campanhas online.

Estas são algumas tendências para quem deseja atuar neste segmento.

  • ·        Cenário

De acordo com pesquisas realizadas pelas Tic Domicilios em 2018,   e pelas empresas americanas We are Social e Hootsuite, demonstram quem mais de 70% da população brasileira tem acesso a internet, sendo que 85 % acessam a internet diariamente e ficam online em média 9 horas. Dos usuários brasileiros 89% estão no Facebook.

Este dados demonstram que o brasileiro tem uma rotina baseada dentro do meio das mídias sociais e do mundo online, fatores que atraem cada vez mais as empresas para o marketing digital.

 
  • ·        Perfil do consumidor

O marketing digital tem um enorme potencial de conversão, sendo que 73% dos internautas brasileiros pesquisam na internet antes de tomar uma decisão de compra e destes, 64% acessam a internet em busca de opiniões de terceiros sobre serviços e produtos que desejam consumir, de acordo com pesquisa da Kantar Ibope Media .

Para quem deseja atuar no segmento de mídias digitais, o mercado se mostra atrativo, pois as empresas estão cada vez mais interessadas em mostrar seus produtos e serviços por meio de mídias digitais.

Uma agência de marketing digital não possui venda de produtos e sim de serviços e a escolha da empresa, na maioria dos casos, é realizada por meio de indicações, a localização não é considerada fator determinante para o seu sucesso. Contudo, vale a pena destacar que, quanto mais o ponto estiver próximo a centros comerciais e melhor for a facilidade de acesso, mais clientes poderá ter a empresa.

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A decisão de onde será montado a agência de marketing digital, quando precedida de muita análise e planejamento, tem grandes chances de aumentar as oportunidades de negócios.

Confira algumas dicas para fazer a escolha correta. 

1 – Home Office

A opção mais barata de todas é montar um escritório na própria casa. Essa alternativa é viável enquanto trabalhar sozinho, mas se você deseja crescer, é bem provável que tenha que encarar outra opção mais cedo ou mais tarde. Mesmo sendo na própria residência, deverá ser tratado com uma empresa, e precisa atender as normas legais de abertura, veja mais detalhes no capitulo- Exigências Legais e Específicas 

2 – Atendimento Virtual

Atualmente os modelos de comunicação, permitem que muitas empresas de marketing digital, atendam no formato virtual, sem a necessidade do escritório físico. 

3 – Coworking

Uma alternativa de baixo custo é montar um escritório em um ambiente compartilhado em um coworking, onde você dividirá mesa com outras empresas e terá uma sala de reunião disponível quando precisar. Alguns coworkings oferecem salas privativas, que são úteis ao decorrer da evolução e crescimento da corretora.

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4 – Espaço comercial físico

A alternativa de maior custo, é também a mais profissional. É inevitável considerar que, para quem quer crescer, ter uma sala comercial inteira à disposição da agência de marketing digital é muito melhor. Para aqueles que desejam ter uma estrutura física, é importante que o empreendedor esteja atento a questões como acessibilidade, número de concorrentes nas proximidades e condições de estacionamento.

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Algumas perguntas são norteadoras na hora de escolher o ponto comercial:

·        Facilidade de acesso para clientes e funcionários;

·        Facilidade de estacionamento (local ou próximo);

·        O local favorece a venda por impulso;

·        Proximidade de estações e pontos de transporte coletivo;

·        Infraestrutura de serviços (restaurantes, farmácias, bancos);

·        Segurança da região;

·        Infraestrutura de serviços públicos (Bombeiros, Polícia, Hospital, Correio);

·        Verificar se o local não está sujeito a inundações ou próximo a áreas de risco;

·        Disponibilidade dos serviços de água, luz, telefone e internet;

·        Serviços de recolhimento de lixo.

·        Preço de aluguel;

·        Qualidade dos imóveis disponíveis.

.

”’Cuidados!”’

Confira orientações para você não se arrepender da escolha do ponto comercial:

·        Evite locais em frente a ponto de ônibus;

·        Fique longe de locais que causem sensação de insegurança;

·        Tente evitar últimos andares ou locais de pouca mobilidade;

·        Analise a legislação do município antes de qualquer decisão.

.

”’Nota:”’

Visto que o foco dos serviços de uma agência de marketing digital é, de forma geral, a internet, também é importante que a empresa seja encontrada no ambiente virtual, posicionando-se facilmente em mecanismos de busca, como o Google. A empresa deve possuir um site claro e que transmita confiança ao cliente.

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Analisar todos os aspectos da localização é fundamental para evitar erros ou gastos desnecessários, principalmente para quem esta começando neste segmento. Para conhecer mais detalhes sobre a localização, acesse Como escolher a melhor localização para o seu negócio

Uma agência de marketing digital não possui venda de produtos e sim de serviços e a escolha da empresa, na maioria dos casos, é realizada por meio de indicações, a localização não é considerada fator determinante para o seu sucesso. Contudo, vale a pena destacar que, quanto mais o ponto estiver próximo a centros comerciais e melhor for a facilidade de acesso, mais clientes poderá ter a empresa.

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A decisão de onde será montado a agência de marketing digital, quando precedida de muita análise e planejamento, tem grandes chances de aumentar as oportunidades de negócios.

Confira algumas dicas para fazer a escolha correta. 

1 – Home Office

A opção mais barata de todas é montar um escritório na própria casa. Essa alternativa é viável enquanto trabalhar sozinho, mas se você deseja crescer, é bem provável que tenha que encarar outra opção mais cedo ou mais tarde. Mesmo sendo na própria residência, deverá ser tratado com uma empresa, e precisa atender as normas legais de abertura, veja mais detalhes no capitulo- Exigências Legais e Específicas 

2 – Atendimento Virtual

Atualmente os modelos de comunicação, permitem que muitas empresas de marketing digital, atendam no formato virtual, sem a necessidade do escritório físico. 

3 – Coworking

Uma alternativa de baixo custo é montar um escritório em um ambiente compartilhado em um coworking, onde você dividirá mesa com outras empresas e terá uma sala de reunião disponível quando precisar. Alguns coworkings oferecem salas privativas, que são úteis ao decorrer da evolução e crescimento da corretora.

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4 – Espaço comercial físico

A alternativa de maior custo, é também a mais profissional. É inevitável considerar que, para quem quer crescer, ter uma sala comercial inteira à disposição da agência de marketing digital é muito melhor. Para aqueles que desejam ter uma estrutura física, é importante que o empreendedor esteja atento a questões como acessibilidade, número de concorrentes nas proximidades e condições de estacionamento.

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Algumas perguntas são norteadoras na hora de escolher o ponto comercial:

·        Facilidade de acesso para clientes e funcionários;

·        Facilidade de estacionamento (local ou próximo);

·        O local favorece a venda por impulso;

·        Proximidade de estações e pontos de transporte coletivo;

·        Infraestrutura de serviços (restaurantes, farmácias, bancos);

·        Segurança da região;

·        Infraestrutura de serviços públicos (Bombeiros, Polícia, Hospital, Correio);

·        Verificar se o local não está sujeito a inundações ou próximo a áreas de risco;

·        Disponibilidade dos serviços de água, luz, telefone e internet;

·        Serviços de recolhimento de lixo.

·        Preço de aluguel;

·        Qualidade dos imóveis disponíveis.

”’Cuidados!”’

Confira orientações para você não se arrepender da escolha do ponto comercial:

·        Evite locais em frente a ponto de ônibus;

·        Fique longe de locais que causem sensação de insegurança;

·        Tente evitar últimos andares ou locais de pouca mobilidade;

·        Analise a legislação do município antes de qualquer decisão.

Visto que o foco dos serviços de uma agência de marketing digital é, de forma geral, a internet, também é importante que a empresa seja encontrada no ambiente virtual, posicionando-se facilmente em mecanismos de busca, como o Google. A empresa deve possuir um site claro e que transmita confiança ao cliente.

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Analisar todos os aspectos da localização é fundamental para evitar erros ou gastos desnecessários, principalmente para quem esta começando neste segmento. Para conhecer mais detalhes sobre a localização, acesse Como escolher a melhor localização para o seu negócio

Para abrir uma Agência de Marketing Digital, o empreendedor poderá ter seu registro de forma individual ou em um dos enquadramentos jurídicos de sociedade. Ele deverá avaliar as opções que melhor atendem suas expectativas e o perfil do negócio pretendido.

Leia mais sobre este assunto no capítulo – Informações Fiscais e Tributárias.

O contador, profissional legalmente habilitado para elaborar os atos constitutivos da empresa e conhecedor da legislação tributária, poderá auxiliar o empreendedor neste processo.

Para abertura e registro de uma Agência de Marketing Digital é necessário realizar os seguintes procedimentos:

  • – Registro Empresarial na Junta Comercial;
  • – Obtenção do CNPJ na Secretaria da Receita Federal;
  • – Secretaria Estadual de Fazenda;
  • – Registro na prefeitura municipal, para obter o alvará de funcionamento;
  • – Enquadramento na Entidade Sindical Patronal (empresa ficará obrigada a recolher por ocasião da constituição e até o dia 31 de janeiro de cada ano, a Contribuição Sindical Patronal);
  • – Cadastramento junto à Caixa Econômica Federal no sistema “Conectividade Social – INSS/FGTS”;
  • – Registro no Corpo de Bombeiros Militar: órgão que verifica se a empresa atende as exigências mínimas de segurança e de proteção contra incêndio, para que seja concedido o “Habite-se” pela prefeitura.
  • – Alvará de licença da Vigilância Sanitária

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Informações Gerais:

Para a instalação do negócio é necessário realizar consulta prévia de endereço na Prefeitura Municipal/Administração Regional, sobre a Lei de Zoneamento.

É necessário observar as regras de proteção ao consumidor, estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC)

Lei 123/2006 (Estatuto da Micro e Pequena Empresa) e suas alterações estabelecem o tratamento diferenciado e simplificado para micro e pequenas empresas. Isso confere vantagens aos empreendedores, inclusive quanto à redução ou isenção das taxas de registros, licenças etc.

Para quem deseja montar a estrutura na própria residência, é importante entender que o cliente pode solicitar reuniões para conhecer os serviços e neste caso a sugestão é alugar um espaço estruturado para reuniões comerciais. 

Para quem deseja montar a estrutura na própria residência, é importante entender que o cliente pode solicitar reuniões para conhecer os serviços e neste caso a sugestão é alugar um espaço estruturado para reuniões comerciais. 

As empresas de marketing digital podem contar com a experiência de profissionais terceirizados ou freelanceres.

Esta contratação deverá ser regida pelas normas trabalhistas para evitar problemas futuros. Antes de qualquer decisão consulte um contador.

.

Independentemente do tamanho a empresa e de quantos profissionais irão trabalhar na agência de marketing digital, é importante conhecer as competências dos profissionais para este segmento: 

1 – Estrategista de marketing digital: Atua com planejamento e tem a função de considerar os objetivos e as ferramentas à disposição para elaborar as melhores campanhas. Algumas competências necessárias:

  • ·        Senso apurado de estratégia, inovação e a capacidade de combinar diferentes elementos para produzir um resultado satisfatório;
  • ·        Conhecer e entender o perfil do cliente e quais ferramentas mais indicadas;
  • ·        Analisar e entender como o cliente deseja que seu produto ou serviço seja direcionado para o marketing digital;
  • ·        Analisar dados, planilhas, pesquisas e fazer entrevistas para construir o melhor plano de marketing digital.

.

2 – Produção de conteúdo (blog e conteúdos ricos): Este profissional tem o papel de criar conteúdo para as empresas, atrair Leads e gerar vendas. Este profissional precisa:

  • ·        Gostar de ler e escrever;
  • ·        Pesquisar para conhecer a área de atuação da empresa (estar disposto a aprender);
  • ·        Ser criativo para desenvolver conteúdos ricos sobre a empresa;
  • ·        Ser dedicado e ter ritmo para produção constante de conteúdo;
  • ·        Conhecer e dominar as plataformas de publicação (WordPress, Blogspot, etc).

.

3 – Gestão de redes Sociais: A função deste profissional é administrar as redes sociais das empresas, para atrair o público alvo. Algumas competências:

  • ·        Conheça as principais mídias (como Facebook , Twitter, Instagram e Linkedin) e seu funcionamento;
  • ·        Pense e elabore conteúdos que atraiam consumidores para o canal e direcionem para o site (conversões) e gerem engajamento do público;
  • ·        Saber analisar as métricas desses canais para identificar pontos de melhorias e otimizar os resultados.

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4 – Criador de Links Patrocinados: Este profissional terá a responsabilidade de sugerir e criar anúncios pagos, para atrair visitantes ao site a curto prazo. Suas habilidades incluem:

  • ·        Conhecer e saber criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads ou outras plataformas que fizerem sentido para sua empresa;
  • ·        Analisar constantemente o resultado das campanhas;
  • ·        Ter habilidade para analisar os resultados e propor melhorias para potencializar as campanhas.

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5 – Criador de Email Marketing: Este profissional desenvolverá a campanha baseada em e-mail marketing e fará o acompanhamento do retorno e taxa de conversão. É importante que este profissional tenha competências para:

  • ·        Criar todos os processos de campanhas e e-mail marketing;
  • ·        Seja criativo e saiba escrever com qualidade e-mails com títulos e conteúdos atrativos;
  • ·        Tenha capacidade de analisar os resultados e propor melhorias para as campanhas;
  • ·        Ter conhecimento e experiência com ferramentas de envio de e-mail marketing.

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Vale ressaltar que as funções apresentadas acima, podem ser executadas pelo empreendedor, desde que tenha as competências necessárias. Em geral para quem esta começando 2 pessoas conseguem cobrir todas as áreas do marketing digital.

Recomenda-se a adoção de uma técnica de retenção de pessoal, sejam efetivos ou terceirizados, desta forma a empresa diminuirá os níveis de rotatividade e obterá vantagens como a criação de vínculo entre a agencias, clientes e profissionais.

As empresas de marketing digital podem contar com a experiência de profissionais terceirizados ou freelanceres.

Esta contratação deverá ser regida pelas normas trabalhistas para evitar problemas futuros. Antes de qualquer decisão consulte um contador.

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Independentemente do tamanho a empresa e de quantos profissionais irão trabalhar na agência de marketing digital, é importante conhecer as competências dos profissionais para este segmento: 

1 – Estrategista de marketing digital: Atua com planejamento e tem a função de considerar os objetivos e as ferramentas à disposição para elaborar as melhores campanhas. Algumas competências necessárias:

  • ·        Senso apurado de estratégia, inovação e a capacidade de combinar diferentes elementos para produzir um resultado satisfatório;
  • ·        Conhecer e entender o perfil do cliente e quais ferramentas mais indicadas;
  • ·        Analisar e entender como o cliente deseja que seu produto ou serviço seja direcionado para o marketing digital;
  • ·        Analisar dados, planilhas, pesquisas e fazer entrevistas para construir o melhor plano de marketing digital.

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2 – Produção de conteúdo (blog e conteúdos ricos): Este profissional tem o papel de criar conteúdo para as empresas, atrair Leads e gerar vendas. Este profissional precisa:

  • ·        Gostar de ler e escrever;
  • ·        Pesquisar para conhecer a área de atuação da empresa (estar disposto a aprender);
  • ·        Ser criativo para desenvolver conteúdos ricos sobre a empresa;
  • ·        Ser dedicado e ter ritmo para produção constante de conteúdo;
  • ·        Conhecer e dominar as plataformas de publicação (WordPress, Blogspot, etc).

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3 – Gestão de redes Sociais: A função deste profissional é administrar as redes sociais das empresas, para atrair o público alvo. Algumas competências:

  • ·        Conheça as principais mídias (como Facebook , Twitter, Instagram e Linkedin) e seu funcionamento;
  • ·        Pense e elabore conteúdos que atraiam consumidores para o canal e direcionem para o site (conversões) e gerem engajamento do público;
  • ·        Saber analisar as métricas desses canais para identificar pontos de melhorias e otimizar os resultados.

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4 – Criador de Links Patrocinados: Este profissional terá a responsabilidade de sugerir e criar anúncios pagos, para atrair visitantes ao site a curto prazo. Suas habilidades incluem:

  • ·        Conhecer e saber criar campanhas no Google Adwords, Facebook Ads ou outras plataformas que fizerem sentido para sua empresa;
  • ·        Analisar constantemente o resultado das campanhas;
  • ·        Ter habilidade para analisar os resultados e propor melhorias para potencializar as campanhas.

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5 – Criador de Email Marketing: Este profissional desenvolverá a campanha baseada em e-mail marketing e fará o acompanhamento do retorno e taxa de conversão. É importante que este profissional tenha competências para:

  • ·        Criar todos os processos de campanhas e e-mail marketing;
  • ·        Seja criativo e saiba escrever com qualidade e-mails com títulos e conteúdos atrativos;
  • ·        Tenha capacidade de analisar os resultados e propor melhorias para as campanhas;
  • ·        Ter conhecimento e experiência com ferramentas de envio de e-mail marketing.

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Vale ressaltar que as funções apresentadas acima, podem ser executadas pelo empreendedor, desde que tenha as competências necessárias. Em geral para quem esta começando 2 pessoas conseguem cobrir todas as áreas do marketing digital.

Recomenda-se a adoção de uma técnica de retenção de pessoal, sejam efetivos ou terceirizados, desta forma a empresa diminuirá os níveis de rotatividade e obterá vantagens como a criação de vínculo entre a agencias, clientes e profissionais.

A relação de equipamentos para uma Agência de marketing digital irá depender do seu formato dos serviços a serem prestados, do tamanho e área de atuação. No início de suas atividades sua estrutura pode ser modesta composta pelos grupos:

  • ·        Equipamentos:

·        Computador – Por ser uma atividade que irá trabalhar com softwares para a criação, edição, recomenda-se que o equipamento tenha algumas configurações especiais tais como Processador Intel Core i5 de 7ª Geração, HD de 2TB, Placa de vídeo integrada.

·        Nobreak / Modem e roteador;

·        HD externo – ou como opção, locação de espaços em Nuvem

·        Licenças de Softwares;

·        Equipamento telefônico.

  • ·        Mobiliários:

·        Mesas / Cadeiras;

·        Armários;

Isso poderá ser o passo inicial para o negócio, a medida em que o empreendimento tomar novas proporções com aumento das vendas, iniciará uma nova fase, com acréscimo de sua estrutura.

Uma agência de marketing digital é uma prestação de serviços, não envolvendo a manufatura ou comércio de bens, pensando desta forma, podemos até achar que não é necessário conhecer sobre gestão de estoque.

Isso é um engano!

A agência de marketing digital, que deseja oferecer serviços diferenciados, precisam entender a realidade dos negócios que atendem, e nada mais justo que conhecer as técnicas de gestão de estoque, isso pode ser um grande diferencial para seu cliente e uma demonstração de profissionalismo.

Toda e qualquer empresa, precisa de uma gestão de estoque eficiente, para a qualidade dos produtos e serviços oferecidos e também ajudará na formação do capital de giro. O equilíbrio entre compra, armazenamento e consumo é medido com três importantes indicadores:

1 – Giro de estoque: Esse indicador compreende a rotatividade de cada produto e a renovação do estoque em certo período. Em outras palavras, o indicador mede a agilidade da liquidez de determinado item. Podemos dizer que aquela mercadoria que sai com muita frequência e tem muitos pedidos conta com um alto giro.

O acompanhamento periódico deste indicador permite:

  • ·        Conhecer quais produtos estão parados, os que possuem maior movimentação e o estoque mínimo ideal para cada item.
  • ·        Calcular corretamente a necessidade de capital de giro para manter mercadorias e mateira prima
  • ·        Reduzir gastos desnecessários com produtos de baixo giro
  • ·        Conhecer os itens com maior liquidez e montar estratégias de promocionais
  • ·        Prever o comportamento dos consumidores em datas comemorativas e manter a mercadorias ou matéria prima ideal para estas datas
  • ·        Manutenção do estoque de segurança para reduzir os riscos com imprevistos.

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2 – Cobertura dos estoques: Este índice é utilizado para medir o tempo que o estoque, em determinado período, consegue cobrir as demandas futuras, sem haver a necessidade de suprimento, ou seja, o tempo que o produto leva para sair do estoque.

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3 – Nível de serviço ao cliente: Este indicador auxilia na organização e manutenção de itens que serão vendidos ou ofertados aos clientes, com este indicador é possível saber quais produtos ou serviços deixaram de ser vendidos aos clientes por não estarem a disposição da empresa.

Agora que você conhece sobre gestão de estoque, use estas informações a seu favor no momento de oferecer diferenciais aos seus clientes e demonstrar a qualidade de seus serviços de marketing digital.

A organização do processo produtivo em uma agência de marketing digital, é a concretização de um campanha eficiente, e para isso, precisa passar por várias etapas, que seguidas corretamente aumentam a chance de sucesso para empresa contratante e agregam valor aos serviços da agência de marketing digital.

É importante ressaltar que uma agência de marketing digital, deverá usar no seu processo produtivo as mesmas técnicas que usará com seus clientes.

Quando falamos em técnicas de marketing, lembramos dos famosos 4 P´s, mas com a revolução digital, a mudança de pensamento do consumidor forçou o mercado a se readequar. Para garantir um planejamento sólido, completo e integrado, foi preciso evoluir. Esta evolução deu origem aos 8 P´s do marketing digital.

 

1 – Pesquisa.

Para uma agência de marketing digital, a pesquisa é o início de qualquer planejamento. Neste ponto, não se trata apenas de vender, mas de conhecer o mercado, conhecer seus concorrentes e, talvez, o mais importante, conhecer seu produto e seu negócio.

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2 – Planejamento.

O planejamento será a sintetização de todas as informações obtidas na pesquisa. Nesta etapa que se se definem as ferramentas e meios para alcançar os objetivos desejados.

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3 – Produção.

A produção é colocar em pratica o que foi planejado. Produzir conteúdo para todas as ferramentas de mídia de forma assertiva para alcançar seu público alvo.

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4 – Publicação.

Nesta etapa todo conteúdo produzido é colocado na internet. Nesta etapa é fundamental a utilização das melhores práticas do SEO (Otimização para os Mecanismos de Busca).

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5 – Promoção

Na etapa da pesquisa, foi descoberto onde estão seus clientes e agora é o momento de escolher os melhores canais (Google, Facebook, Instagram etc), para promover seus serviços e converter acessos em vendas. Esteja sempre atendo as mudanças de comportamento de seu público alvo.

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6 – Propagação.

Esta etapa é o alcance orgânico do que você publicou, ou seja, o quão relevante é seu conteúdo a ponto de as pessoas o compartilharem para outros conhecidos. Esta etapa acontece nas redes sociais, com a interação do público a sua marca, serviços e principalmente entre potenciais clientes.

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7 – Personalização.

Para atendimento de um grande número de clientes é necessário personalizar os modelos de atendimento. Personalize o atendimento ao cliente de modo automático, mas que funcione e solucione o problema do seu cliente, é primordial

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8 – Precisão.

Esta etapa é caracterizada pelas decisões rápidas de mudança nas campanhas. Com os relatórios gerados em todas as etapas é possível saber o que esta dando bons resultado e as ações que precisam de mudanças rápidas.

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Para conhecer com detalhes e comentários cada etapa, sugerimos acessar o artigo Marketing Digital: O Que É, Como Fazer e Estratégias.

A agência de marketing digital que se organizar dentro destes processos produtivos, aumentará suas taxas de conversão. 

Em uma agência de marketing digital, a automação tem um papel importante, pois existem casos onde publicação, administração de sites e de campanhas é feito diretamente na agencia.

Uma agência de marketing que administra as campanhas de seus clientes, irá precisar de um software de automação de marketing , para gerir um grande base de leads. Frequentemente, esses softwares possuem soluções para criar fluxos de trabalho e de comunicação. É como se fosse uma mistura entre sistemas de armazenamento, análise de dados e engajamento dos contatos.

Mas, para quem está começando pode ficar resistente a este investimento. Afinal, é possível administrar esses detalhes manualmente.

Independente do tamanho da empresa, é importante saber algumas vantagens que estas ferramentas podem oferecer:

  • ·        Maior geração de leads;
  • ·        Melhor geração de oportunidades de venda;
  • ·        Reduz o ciclo de vendas;
  • ·        Reduz o CAC – Custo de Aquisição do Cliente;

Estas e muitas outras medidas permitem alcançar uma imagem confiável e isso se traduz em maiores taxas de conversão e fidelização de seus clientes.

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Além dos softwares de automação de marketing, é importante um sistema de gestão empresarial. O mercado dispõe de excelentes sistemas de gestão, desde os gratuitos até os mais complexos que controlam quase tudo como:

  • ·        Cadastro de clientes;
  • ·        Agenda de serviços;
  • ·        Analise de perfil do cliente;
  • ·        Cadastro e canal de comunicação com representantes;
  • ·        Indicadores de efetividade das propostas;
  • ·        Relatórios de análises;
  • ·        Cálculo das comissões;
  • ·        Relatório de métricas e resultados;
  • ·        Relatório planejamento x metas;
  • ·        Controle de pagamento de terceiros

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Para a agência de marketing digital todas as informações relacionadas aos serviços e campanhas, são de fundamental importância para efetivação de novas estratégias e tornar cada vez mais eficaz as negociações, veja:

  • ·        Aumenta a eficiência da organização e processos produtivos, desde o planejamento até a emissão de relatórios analíticos das vendas realizadas;
  • ·        Amplia o nível de serviços dos terceiros, pois algumas analises serão feitas rapidamente para direcionamento das ações.
  • ·        A empresa terá a sua disposição o histórico dos serviços, com isso conseguem estabelecer melhores conexões com os clientes.

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O empreendedor que deseja atuar na com marketing digital, deverá analisar qual é a melhor opção para seu negócio. Um bom planejamento pode evitar gastos desnecessários ou soluções que não atendem a contento o negócio.

 

== ”’Nota:”’

Nota:[editar | editar código-fonte]

Com a expansão dos negócios é possível que a agência de marketing digital, terceirize várias etapas de uma campanha, quando isso acontecer é fundamental que o empreendedor tenha o total controle da qualidade dos serviços que estão sendo entregues ao clientes. Afinal, é o nome de sua empresa que esta sendo representada por terceiros.

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É importante que o empresário acompanhe todo o processo de entrega e cumpra os prazos divulgados. Pois entende-se que este processo seja importante para dar agilidade, segurança e credibilidade nas entregas ao cliente.

 

== ”’Nota:”’

Nota:[editar | editar código-fonte]

Com a expansão dos negócios é possível que a agência de marketing digital, terceirize várias etapas de uma campanha, quando isso acontecer é fundamental que o empreendedor tenha o total controle da qualidade dos serviços que estão sendo entregues ao clientes. Afinal, é o nome de sua empresa que esta sendo representada por terceiros.

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É importante que o empresário acompanhe todo o processo de entrega e cumpra os prazos divulgados. Pois entende-se que este processo seja importante para dar agilidade, segurança e credibilidade nas entregas ao cliente.

 

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Outros pontos precisam ser considerados também para análise do investimento:

  • ·        Gastos com reforma ou aquisição de espaço físico, caso não seja possível no início de suas atividades ser “home office”;
  • ·        Aquisição de ferramentas de Marketing Digital (Licenças de softwares);
  • ·        Gastos com estoque de materiais de escritório.

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Finalizando, o fundamental é que o empreendedor planeje seus gastos, crie um plano de negócio e faça a gestão do seu negócio de forma profissional.

 

== ”’Nota:”’

Nota:[editar | editar código-fonte]

Outros pontos precisam ser considerados também para análise do investimento:

  • ·        Gastos com reforma ou aquisição de espaço físico, caso não seja possível no início de suas atividades ser “home office”;
  • ·        Aquisição de ferramentas de Marketing Digital (Licenças de softwares);
  • ·        Gastos com estoque de materiais de escritório.

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Finalizando, o fundamental é que o empreendedor planeje seus gastos, crie um plano de negócio e faça a gestão do seu negócio de forma profissional.

 

Uma Agência de Marketing digital atua é um ramo de atuação interessante e cheio de oportunidades.  Igualmente a qualquer negócio tem necessidades de Capital de giro e a ciência é saber controlá-lo.

Pensando de uma forma simples é receber primeiro e pagar depois.

O capital de giro é o resultado da diferença entre o dinheiro disponível da atividade e o dinheiro que será utilizado para saldar seus compromissos, sejam eles despesas fixas, gastos necessários para a prestação de serviços ou outro tipo de gasto extra.

O Capital de giro se baseia nos prazos praticados pela empresa, são eles:

  • – Prazos médios recebidos de fornecedores (PMF);
  • – Prazos médios de estocagem (PME) – no caso de uma agência de marketing digital o estoque se resume a quantidades de itens de insumos utilizados no dia a dia, tais como, materiais para escritório, portanto não sofrem tanto impacto nos cálculos do capital de giro, no entanto alertamos para tomar cuidado com compras em excesso ou desnecessárias;
  • – Prazos médios concedidos a clientes (PMCC).

Sendo assim quanto maiores forem os prazos concedidos aos clientes, maior será a necessidade de capital de giro. Já a inversão da necessidade de capital de giro se dará praticando prazos maiores para pagamento aos fornecedores.

A maioria das despesas tem prazo de 30 dias, como por exemplo, os custos com a manutenção da agência de marketing como os salários de seus funcionários ou freelancers, os encargos desta folha de pagamento, aluguel, energia elétrica, telefonia e impostos.

Já as receitas não necessariamente acompanham o mesmo prazo, dependem da política adotada de venda, (prazo de parcelamento dos projetos) e mesmo que entrem em seu caixa na média de 30 dias não necessariamente serão no mesmo montante dos compromissos, pois o faturamento pode oscilar de um mês para o outro.

Nesse tipo de negócio, a necessidade de capital de giro pode representar cerca de 30% a 40% do investimento inicial. Este valor é só uma estimativa e poderá variar significativamente dependendo das particularidades do empreendimento definidos no Plano de Negócios.

Para manter o equilíbrio do capital de giro é extremamente importante que exista um bom planejamento, atentando-se a alguns pontos básicos:

1 – Passe um verdadeiro pente fino nas finanças e descubra quais gastos podem ser diminuídos: Crie políticas de incentivos à redução de custo com seus funcionários e parceiros, minimize desperdícios;

2 – Tenha disciplina na gestão financeira do negócio. Sabemos que gerir a parte financeira de uma empresa é um trabalho um tanto quanto burocrático e maçante. Mas não tem jeito, é importante manter a disciplina no negócio, daí a necessidade de anotar e controlar cada centavo que entra e sai da empresa;

3 – Negocie os prazos de pagamento com seus fornecedores. É sempre bom lembrar que o prazo de pagamento a fornecedores está diretamente associado à necessidade de capital de giro, pois quanto antes se paga, mais rapidamente o dinheiro sai do caixa. Assim, conseguir maior folga com os fornecedores sempre é vantagem. Pagar rápido só é vantagem quando se tem um bom desconto.

Finalizando, a solução dos problemas de capital de giro de uma empresa requer muito mais do que medidas financeiras. Estratégias, operações e práticas gerenciais, entre outras, precisarão ser repensadas para que o capital de giro permaneça ou volte ao estado de normalidade.

 

Ter uma compreensão completa dos números que afetam o seu negócio é um componente crucial para uma Agência de marketing digital. Não importa quem é o público, você terá que ser extremamente preciso com seus números.

Para este negócio destacamos 3 grupos de famílias de custos, são eles, os custos variáveis, custos fixos e despesas comerciais.

Explorando cada um deles, de uma forma mais simples, podemos dizer que:

1 – Custos variáveis: São gastos que ocorrerão em função da prestação dos serviços aos clientes, tais como:

·        Deslocamentos;

·        Prestadores de serviços freelancers (analistas de marketing digital, redatores, designers);

·        Materiais aplicados nos serviços.

2 – Custos Fixos: Já os “Custos Fixos” são todos os gastos que a empresa de terá em sua operação, não relacionados diretamente a nenhum serviço.

Os valores apresentados a seguir são meramente referenciais, para fins de estimativa dos custos fixos, variando de empresa para empresa, localização regional e outras variáveis.

A atividade de uma Agência de marketing digital pode contar com acionamento de profissionais em regime “freelancer”, ou seja, atendem por demanda de serviços de forma autônoma, diante disso os custos mensais com funcionários passam a ser bem reduzidos no início de suas atividades.

Alertamos, no entanto, que a medida que os negócios cresçam um novo planejamento se faz necessário e em consequência a estrutura e os custos aqui apresentados, devem ser repensados e estruturados conforme o seu Plano de Negócios.

Para nosso exemplo nos baseamos em uma estrutura enxuta com a contratação de 1 funcionário registrado.

Custos Fixos
Salários *R$ 1.000,00
Aluguel, taxa de condomínio, IPTU **R$    800,00
Luz, telefone e acesso à internetR$    400,00
Produtos para higiene e limpezaR$      50,00
Despesas com material de escritórioR$    100,00
ContadorR$    900,00
TotalR$ 3.250,00

* Contratação de um Auxiliar Administrativo. Atenção para incluir nos cálculos todos os encargos sobre os salários.

** Mesmo que o escritório seja na própria residência, é importante estimar os gastos com aluguel, IPTU, água, luz e outros.

3 – Despesas Comerciais: As “Despesas Comerciais” são os gastos que variam conforme o volume de vendas e o volume de clientes.

Como exemplos destacamos:

  • ·        Impostos diretos sobre as vendas (dependerá diretamente do regime tributário escolhido, consulte um contador);
  • ·        Comissões de vendas (caso a empresa adote esta política, definir seu percentual);
  • ·        Taxas cobradas pelos meios de pagamento (cartões crédito/débito, boleto bancário) caso sejam estas a forma de recebimentos.

Finalizando, organizar as finanças é uma habilidade que qualquer pessoa pode e deve desenvolver. Ter o controle financeiro na ponta do lápis é um diferencial para tornar sua prática profissional a mais lucrativa possível

O empreendedor que atua com marketing digital, precisa estar atento às oportunidades, especialmente aquelas que podem diversificar o seu negócio e aumentar o valor médio gasto pelos clientes nas campanhas on-line.

Ao agregar valor que por definição é incluir inovações e diferenciais, sua agência de marketing digital aumentará as chances do cliente escolher seus serviços em relação a outros concorrentes.

Veja algumas dicas para agregar valor e diversificar sua agência de marketing digital:

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  • ·        Invista em conteúdos ricos

Invista em conteúdos ricos, esteja no lugar certo, na hora certa, com o conteúdo ideal. Seu conteúdo precisa atrair, encantar e principalmente converter o acesso em cadastro.

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  • ·        Otimize seu conteúdo para os sites de pesquisa

Administre o SEO para que seu site esteja entre as primeiras páginas dos sites de pesquisa. Otimize seu site com texto, imagens e palavras-chave que atraiam seu público algo e posicionem sua marca como referência no tema pesquisado.

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  • ·        Investir em blog/site

O conteúdo de um blog ajuda na construção da marca, agregando confiabilidade. O blog permite trabalhar com landing pages, para converter acesso em cadastro.

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  • ·        Estar em evidência nas redes sociais

Esteja presente em todas a redes sociais. Mostre que você esta acessível aos potenciais clientes, responda as mensagens inbox, demostre que você esta ouvindo o cliente e interessado em sua opinião, sugestão ou comentário.

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  • ·        Nicho especifico.

A vantagem de trabalhar em um determinado nicho, é que você tem maior potencial de tornar-se uma referência no mercado para aquele determinado público. Seus clientes sabem que podem contar com a expertise de sua empresa para alcançar seus objetivos.

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  • ·        Aposte em automação de marketing

Ferramentas de automação são usadas para integrar sua estratégia, enviar e-mails, gerenciar suas leads e facilitar o contato entre marketing e vendas

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  • ·        Humanize seu atendimento

Todo cliente deseja ser tratado individualmente, então muito cuidado com mensagens automáticas sem sentimento. Mostre que mesmo sendo uma agência de marketing digital, o atendimento é humanizado e que valoriza cada um de seus clientes.

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Para agregar valor e diversificar o empreendedor não pode limitar a criatividade, manter processos inovadores é essencial para acompanhar o crescimento do mercado e neutralizar a influência dos concorrentes.

Uma agência de marketing digital, precisa superar as expectativas no item divulgação de sua marca e serviços. Um boa divulgação demonstrará que você conhece todos os canais de mídia e o meios eficientes de conversão de visitas em cadastros, contatos e vendas efetivas.

Mesmo sendo uma empresa voltada o mundo digital, o contato pessoal ainda é valorizado por algumas empresas, principalmente no inicio das atividades. Com o crescimento da confiança por parte dos clientes a comunicação pode ser realizada por multicanais (WhatsApp, e-mail, Facebook, etc.) 

Algumas dicas importantes para maximizar as ações de divulgação:

  • ·        Marketing de conteúdo

Produzir conteúdo de qualidade é uma maneira de engajar seu público-alvo e crescer sua rede de clientes e potenciais. Você atrai, envolve e gera valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da sua marca e, assim, gerar mais negócios.

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  • ·        Redes sociais

Os perfis sociais, atualmente são os melhores meios de divulgação de serviços e profissionais. Explore ao máximo todos os canais de distribuição nas redes sociais – Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter e outros que promovem a visibilidade profissional e de serviços.

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  • ·        Site/blog Empresarial

O site ou blog é seu espaço individual para mostrar quem é você, seus serviços e diferenciais. Um site bem montado, com aspectos profissionais, pode engajar melhor seus potenciais clientes e passar confiabilidade. Seu site deve estar associado a todas as suas redes sociais.

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  • ·        Network

A melhor forma de aumentar sua rede é participar de feiras, palestras e encontros profissionais, mas lembre-se, o foco aqui é criar um vínculo profissional e nunca esqueça do seu cartão de visita.

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  • ·        Google Meu Negócio

Cadastre sua empresa gratuitamente para maximizar os resultados de busca no Google ou Google Maps

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  • ·        E-mail marketing

Dispare e-mails para seus clientes ou futuros clientes, informando promoções, novos produtos etc.

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  • ·        Anúncios e links patrocinados

Compre palavras-chave específicas que guiam as pesquisas dos consumidores nos sites de busca é ótimo para geração de tráfego qualificado, fixação de marca e conquista de novos clientes. As ferramentas de anúncio mais populares são o Google Adwords e o Facebook Ads.

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  • ·        Multicanal de comunicação

O novo consumidor consegue comprar, vender e receber tudo o que deseja sem sair do sofá de sua casa, esta comodidade ocorre graças a internet e aos multicanais de comunicação. Invista em WhatsApp, Facebook e outras mídias para levar seus serviços até o cliente.

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Invista tempo para conhecer todas as alternativas de divulgação. Os clientes não irão até sua agência de marketing digital sem um esforço de divulgação. Atualmente existem inúmeras estratégias de divulgação gratuitas outras que podem ser feitas com baixo investimento. E lembre-se que não existe uma regra: o que funciona para um nicho de negócio, pode não funcionar para outro. Por isso, é importante planejar as ações e conhecer cada vez mais o público que se deseja atingir.

As informações fiscais e tributárias serão diferenciadas em decorrência da opção do regime tributário escolhido pelo empreendedor.

Exemplo 1: Agência de Marketing Digital optante do SIMPLES Nacional

O segmento de uma Agência de Marketing Digital, assim entendido pela CNAE/IBGE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas) 7319-0/03 como a atividade de serviço de marketing promocional direto, poderá optar pelo SIMPLES Nacional – Regime Especial Unificado de Arrecadação de Tributos e Contribuições devidos pelas ME (Microempresas) e EPP (Empresas de Pequeno Porte), instituído pela Lei Complementar nº 123/2006, desde que a receita bruta anual de sua atividade não ultrapasse a R$ 360.000,00 (trezentos e sessenta mil reais) para micro empresa e R$ 4.800.000,00 (quatro milhões e oitocentos mil reais) para empresa de pequeno porte e respeitando os demais requisitos previstos na Lei.

Nesse regime, o empreendedor poderá recolher os seguintes tributos e contribuições, por meio de apenas um documento fiscal – o DAS (Documento de Arrecadação do Simples Nacional), que é gerado no

Portal do SIMPLES Nacional:

IRPJ (imposto de renda da pessoa jurídica);

CSLL (contribuição social sobre o lucro);

PIS (programa de integração social);

COFINS (contribuição para o financiamento da seguridade social);

ISS (imposto sobre serviços)

INSS (contribuição para a Seguridade Social relativa à parte patronal).

Conforme a Lei Complementar nº 123/2006 e alterações, este ramo de atividade é tributado pelo anexo III do SIMPLES Nacional e as alíquotas variam de 6% a 33%, dependendo da receita bruta auferida pelo negócio. No caso de início de atividade no próprio ano-calendário da opção pelo SIMPLES Nacional, para efeito de determinação da alíquota no primeiro mês de atividade, os valores de receita bruta acumulada devem ser proporcionais ao número de meses de atividade no período.

Exemplo 2: Agência de Marketing Digital NÃO optante do SIMPLES Nacional

Alguns empreenderes podem não optar pelo Simples Nacional, ou o tipo de atividade não é permitido, veja o anexo do Comitê Gestor do Simples Nacional – Resolução CGSN nº 119, de 19 de dezembro de 2014

Para estes casos há os regimes de tributação abaixo:

1 – Lucro Presumido: É a apuração do tributo sobre o lucro que se presume através da receita bruta de vendas de mercadorias e/ou prestação de serviços. Trata-se de uma forma de tributação simplificada utilizada para determinar a base de cálculo dos tributos sobre o lucro das pessoas jurídicas que não estiverem obrigadas à apuração pelo Lucro Real. Nesse regime, a apuração dos tributos é feita trimestralmente.

A base de cálculo para determinação do valor presumido varia de acordo com a atividade da empresa. Sobre o resultado da equação: Receita Bruta x 32%, aplica-se as alíquotas de:

IRPJ – 15%.Poderá haver um adicional de 10% para a parcela do lucro que exceder o valor de R$ 20 mil, no mês, ou R$ 60 mil, no trimestre, uma vez que o imposto é apurado trimestralmente;
CSLL – 9%.Não há adicional de imposto.

Ainda incidem sobre a receita bruta os seguintes tributos, que são apurados mensalmente:

PIS – 0,65%sobre a receita bruta total;
COFINS – 3%sobre a receita bruta total.

2 – Lucro Real: É o cálculo do tributo sobre o lucro líquido e a empresa realmente obteve no período de apuração, ajustado pelas adições, exclusões ou compensações estabelecidas em nossa legislação tributária. Este sistema é o mais complexo, mas poderá ser mais vantajoso em //comparação com lucro presumido e por isso, deverá ser bem avaliado por um contador. As alíquotas para este tipo de tributação são:

IRPJ – 15%.Sobre a base de cálculo (lucro líquido). Haverá um adicional de 10% para a parcela do lucro que exceder o valor de R$ 20 mil, multiplicado pelo número de meses do período. O imposto poderá ser determinado trimestralmente ou anualmente;
CSLL – 9%.determinada nas mesmas condições do IRPJ;

Ainda incidem sobre a receita bruta os seguintes tributos, que são apurados mensalmente:

PIS – 1,65%sobre a receita bruta total, compensável;
COFINS – 7,65%sobre a receita bruta total, compensável.

Incidem também sobre a receita bruta o imposto municipal:

  • ISS – Em regra geral, as alíquotas variam conforme o município, entre 2 e 5%.

Além dos impostos citados acima, sobre a folha de pagamento incidem as contribuições previdenciárias e encargos sociais (tanto para o lucro real quanto para o lucro presumido):

  • INSS – Valor devido pela Empresa – 20% sobre a folha de pagamento de salários, pró-labore e autônomos;
  • INSS – Autônomos – A empresa deverá descontar na fonte e recolher entre 11% da remuneração paga ou creditada a qualquer título no decorrer do mês a autônomos, observado o limite máximo do salário de contribuição (o recolhimento do INSS será feito através da Guia de Previdência Social –
  • GPS).
  • RAT – Risco de Ambiente do Trabalho – de 1% a 3% sobre a folha de pagamento de salários dependendo do grau de risco da atividade econômica, recolhida junto com a guia de INSS.
  • INSS Terceiros – Contribuições Sociais recolhidas junto com a guia de INSS, calculada sobre a folha de pagamento com alíquota entre 0,8% a 7,7% dependendo da atividade econômica, destinadas aos serviços sociais e de formação profissional tais como: SESI, SESC, SENAI, SEBRAE, Incra, dentre outros.
  • FGTS – Fundo de Garantia por tempo de serviço, incide sobre o valor da folha de salários a alíquota de 8%.

Recomendamos que o empreendedor consulte sempre um contador, para que ele o oriente sobre o enquadramento jurídico e o regime de tributação mais adequado ao seu caso.

Os eventos como feiras, rodada de negócios, congressos, etc., são muito importantes para que o empresário se mantenha atualizado sobre as tendências de mercado, tendo a oportunidade de conhecer novos produtos e tecnologias, novos fornecedores e realizar parcerias, ou seja, ter novas oportunidades para fazer bons negócios.

Segue alguns dos principais eventos da área:

  • ·        RD Summit

https://rdsummit.com.br/

  • ·        Social Media Week

https://smwsp.com.br/

  • ·        Traffic and Conversion Summit

https://trafficandconversionsummit.com/

  • ·        Campus Party

https://brasil.campus-party.org/hackathon/

  • ·        Gartner Data and Analytics Summit

https://www.gartner.com/pt-br/conferences/la/data-analytics-brazil

  • ·        FIRE Festival

https://www.hotmart.com/fire/pt

  • ·        Expo Digitalks

https://digitalks.com.br/expo/

  • ·        Inbound

https://www.inbound.com/

  • ·        The Developers Conference

https://thedevconf.com/tdc/2019/index.html

  • •     Feira do Empreendedor Sebrae

https://feiradoempreendedor.sebraesp.com.br/

Selecionamos alguns dos eventos importantes para o segmento de marketing digital, é fundamental que o empreendedor, procure eventos, feiras e palestras que agreguem valor ao seu negócio e aos profissionais envolvidos.

As empresas de marketing digital, precisam buscar em seu estado e município os sindicados do setor que estão representando.

Conhecer as principais entidades do setor é fundamental para buscar informações, manter-se atualizado e ter o amparo necessário em situações mais complexas.

Conheça as principais entidades no site da ABAP- Associação Brasileira de Propaganda

  • ABDOH – Associação Brasileira de Mídia Digital Out Of Home

https://www.abooh.com.br/

  • ABMN – Associação Brasileira de Marketing e Negócios

http://www.abmn.com.br/

  • ABRACOM – Assoc. Brasileira das Agências de Comunicação

https://www.abracom.org.br/

Norma técnica é um documento, estabelecido por consenso e aprovado por um organismo reconhecido que fornece para um uso comum e repetitivo regras, diretrizes ou características para atividades ou seus resultados, visando a obtenção de um grau ótimo de ordenação em um dado contexto. (ABNT NBR ISO/IEC Guia 2).

Participam da elaboração de uma norma técnica a sociedade, em geral, representada por: fabricantes, consumidores e organismos neutros (governo, instituto de pesquisa, universidade e pessoa física).

Toda norma técnica é publicada exclusivamente pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, por ser o foro único de normalização do País.

1. Normas específicas para uma Agência de marketing digital

Não existem normas específicas para este negócio

2. Normas aplicáveis na execução de uma Agência de marketing digital

ABNT NBR 15842:2010 – Qualidade de serviço para pequeno comércio – Requisitos gerais.

Esta Norma estabelece os requisitos de qualidade para as atividades de venda e serviços adicionais nos estabelecimentos de pequeno comércio, que permitam satisfazer as expectativas do cliente.

ABNT NBR 12693:2010 – Sistemas de proteção por extintores de incêndio.

Esta Norma estabelece os requisitos exigíveis para projeto, seleção e instalação de extintores de incêndio portáteis e sobre rodas, em edificações e áreas de risco, para combate a princípio de incêndio.

ABNT NBR 5410:2004 Versão Corrigida: 2008 – Instalações elétricas de baixa tensão.

Esta Norma estabelece as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens.

ABNT NBR ISO/CIE 8995-1:2013 – Iluminação de ambientes de trabalho – Parte 1: Interior.

Esta Norma especifica os requisitos de iluminação para locais de trabalho internos e os requisitos para que as pessoas desempenhem tarefas visuais de maneira eficiente, com conforto e segurança durante todo o período de trabalho.

ABNT NBR IEC 60839-1-1:2010 – Sistemas de alarme – Parte 1: Requisitos gerais – Seção 1: Geral.

Esta Norma especifica os requisitos gerais para o projeto, instalação, comissionamento (controle após instalação), operação, ensaio de manutenção e registros de sistemas de alarme manual e automático empregados para a proteção de pessoas, de propriedade e do ambiente.

O segmento de marketing digital, evolui muito rápido. O empreendedor deste segmento precisa conhecer os termos e palavras que permeiam este setor.

 

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