Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Como fazer uma boa prospecção de clientes?

Como fazer uma boa prospecção de clientes?

A prospecção de clientes é uma estratégia fundamental para buscar novos clientes para sua empresa.

Em suma, essa estratégia visa trazer os seguintes benefícios:

  • Aumento no índice de leads captados;
  • Aumento no índice de conversão de vendas;
  • Aumentar o reconhecimento do serviço/produto ofertado;
  • Aumentar a produtividade da empresa em geral.

As dicas que vamos dar a seguir servem para qualquer segmento, desde uma especializada em emitir laudo spda, por exemplo, até uma loja de varejo.

Então, se você quer saber mais sobre como fazer uma boa prospecção de clientes, siga conosco e boa leitura!

Execute ações para clientes-alvos

Não saia por aí tentando descobrir quem quer o seu produto e quem não quer. Uma boa prospecção de clientes precisa ter um perfil de cliente pré-determinado, alguns setores de marketing costumam chamar de Persona.

Esse é o perfil aproximado de pessoas que têm interesse no produto do qual você oferece.

Se a empresa fabrica pistola de pintura pulverizadora, por exemplo, precisa ir em lojas de tintas, depósitos ou casas de materiais de construção.

Saber bem quem é o cliente base, ajuda a diminuir o índice de erros e eleva o número de conversão em vendas. 

Frequente feiras e eventos

Algumas empresas ignoram as feiras e eventos que estão acontecendo dentro do seu segmento e isso pode ocasionar em um grande erro estratégico.

O setor administrativo precisa ficar atento às oportunidades para participar desses eventos, pois nesses ambientes estão pessoas fazem parte do público-alvo da empresa.

Além disso, estar presente dentro de feiras e eventos é aumentar a visibilidade da marca, o que consequentemente vai respaldar em uma boa prospecção de clientes.

Treine os promotores

Promotores de venda não podem agir de acordo com o improviso. É necessário que previamente eles sejam treinados para atender os clientes de forma persuasiva.

O promotor precisa ir com o material e táticas de argumentação pré-definidas. Obviamente que a abordagem pode se alterar no decorrer do processo, no entanto, o representante de vendas precisa saber lidar com qualquer adversidade, sempre em pró de um único objetivo, que é conquistar o cliente para a empresa. 

Conte com as indicações de seus clientes

Uma empresa especializada em plataforma niveladora de doca, por exemplo, tem um público muito específico e certamente ela acumula clientes fiéis no decorrer dos anos de atividade.

Contar com esses clientes é uma boa estratégia de prospecção. Entre em contato com ele e peça indicação de pessoas que precisam desse tipo de serviço.

Além da sua empresa estreitar as relações com esse cliente, pode abrir as portas para novas possibilidades.

Defina metas

Se sua empresa quer iniciar uma campanha de prospecção de clientes, é fundamental que seja estipulado metas.

A meta serve como um estímulo extra aos promotores da empresa, mas atenção, é preciso ter cautela na hora de definir. 

O gestor precisa inserir uma meta coerente com a atual situação do segmento no mercado. Para isso, recomendamos previamente uma reunião com os promotores, para que seja discutido os problemas da atualidade e definir uma meta em conjunto.

Esse foi o nosso artigo dando dicas de como fazer uma boa prospecção de clientes. Se gostou do tema compartilhe e nos siga para mais dicas de gestão empresarial. 

Este conteúdo foi produzido pela equipe Soluções Industriais

You must login to add a comment.

Posts relacionados