Foto: Shutterstock
A produtividade da equipe é algo que interfere
diretamente nos resultados de uma empresa. Quando as coisas são bem
feitas e dentro dos prazos, os negócios prosperam. Caso contrário, os
clientes tendem a ir embora. Mas o que fazer se você tem funcionários que são muito lentos? Isso pode ser mais comum do que você imagina. Por isso, Mike Michalowicz, autor do livro The Toilet Paper Entrepreneur, aponta quatro dicas para acelerar aquele trabalhador um pouco mais devagar.
diretamente nos resultados de uma empresa. Quando as coisas são bem
feitas e dentro dos prazos, os negócios prosperam. Caso contrário, os
clientes tendem a ir embora. Mas o que fazer se você tem funcionários que são muito lentos? Isso pode ser mais comum do que você imagina. Por isso, Mike Michalowicz, autor do livro The Toilet Paper Entrepreneur, aponta quatro dicas para acelerar aquele trabalhador um pouco mais devagar.
Para conhecer melhor o autor das dicas abaixo, Michalowicz abriu seu
primeiro negócio aos 24 anos. Fez dele uma empresa milionária. Depois
fez isso de novo. E de novo. Ele construiu três empresas com
faturamentos milionários. Hoje, é presidente da Obsidian Launch, especializada em otimizar a eficácia de websites, e colunista de pequenas empresas do The Wall Street Journal. Veja, a seguir, as quatro dicas.
primeiro negócio aos 24 anos. Fez dele uma empresa milionária. Depois
fez isso de novo. E de novo. Ele construiu três empresas com
faturamentos milionários. Hoje, é presidente da Obsidian Launch, especializada em otimizar a eficácia de websites, e colunista de pequenas empresas do The Wall Street Journal. Veja, a seguir, as quatro dicas.
1) Limite as opções
Em uma determinada tarefa, quanto menos opções você der a um
funcionário, mais fácil ficará para ele tomar uma decisão. Mas não
exagere. Dar apenas uma opção é muito ditatorial da sua parte e pode ter
o efeito contrário. O funcionário pode agir até mais lentamente, como
retaliação. Uma boa regra é dar três opções. Isso dará ao trabalhador a
liberdade de escolha, o que é motivador, mas, ao mesmo tempo, deve
originar uma decisão rápida.
Em uma determinada tarefa, quanto menos opções você der a um
funcionário, mais fácil ficará para ele tomar uma decisão. Mas não
exagere. Dar apenas uma opção é muito ditatorial da sua parte e pode ter
o efeito contrário. O funcionário pode agir até mais lentamente, como
retaliação. Uma boa regra é dar três opções. Isso dará ao trabalhador a
liberdade de escolha, o que é motivador, mas, ao mesmo tempo, deve
originar uma decisão rápida.
2) Dê prazos intermediários
Se o projeto tem que ser entregue no final do mês, por exemplo, quebre
esse prazo em quatro limites de datas anteriores. Peça para que o
funcionário lhe entregue partes do projeto a cada semana, isso dará a
ele a sensação de imediatismo, de que é preciso fazer algumas coisas
antes do fim do mês. Isso costuma fazer as pessoas trabalharem mais
rapidamente.
Se o projeto tem que ser entregue no final do mês, por exemplo, quebre
esse prazo em quatro limites de datas anteriores. Peça para que o
funcionário lhe entregue partes do projeto a cada semana, isso dará a
ele a sensação de imediatismo, de que é preciso fazer algumas coisas
antes do fim do mês. Isso costuma fazer as pessoas trabalharem mais
rapidamente.
3) Deixe claras as suas expectativas
Quando o funcionário entende claramente o que se espera dele, costuma
ficar mais confiante. Isso porque ele verá que você confia nas
habilidades dele para executar aquele trabalho. Assim, vai tocar o
projeto com rapidez.
Quando o funcionário entende claramente o que se espera dele, costuma
ficar mais confiante. Isso porque ele verá que você confia nas
habilidades dele para executar aquele trabalho. Assim, vai tocar o
projeto com rapidez.
4) Entenda os motivos
Você contratou uma pessoa que parecia ser ótima, mas ela está fazendo os
trabalhos muito vagarosamente. Procure entender o motivo. Às vezes, o
funcionário pode não render o suficiente se ele não tem todas as
ferramentas necessárias para fazer determinada tarefa. Ou então ele pode
não ter recebido as instruções adequadas. Entendendo a causa, fica mais
fácil solucionar o problema.
Você contratou uma pessoa que parecia ser ótima, mas ela está fazendo os
trabalhos muito vagarosamente. Procure entender o motivo. Às vezes, o
funcionário pode não render o suficiente se ele não tem todas as
ferramentas necessárias para fazer determinada tarefa. Ou então ele pode
não ter recebido as instruções adequadas. Entendendo a causa, fica mais
fácil solucionar o problema.
Fonte: Papo de Empreendedor – PE&GN