A decoração de uma loja envolve várias etapas. O local deve ter boa aparência, mas também tem de ser funcional. É preciso pensar em estratégias para chamar a atenção de quem passa na calçada – se for uma loja de rua –, assim como a melhor maneira de mostrar os produtos, como organizar o espaço interno, e vário outros detalhes que fazem toda a diferença para a experiência dos clientes, retenção de visitantes e alinhamento com os produtos comercializados.
Existem várias direções para seguir. Os passos principais são entender que tipo de produto está sendo vendido e qual o público ideal e no que você quer que a decoração da sua loja diga. Depois, é hora de aplicar esses conceitos na vida real. Preparamos uma lista de dicas práticas para ajudá-lo a decorar a sua loja e atrair mais clientes. Veja a seguir!
Vitrines
Quando bem decorada, a vitrine atrai clientes e pode aumentar as vendas. Para montar a vitrine ideal, destaque os itens mais vendidos e as tendências da estação. Nas datas festivas, monte ambientes especiais, com produtos que podem ser interessantes para a época. Não se esqueça de que o foco deve ser o produto exposto, e não a decoração; portanto, invista em uma boa iluminação e em suportes que realcem os itens.
Tipos de layout
Existem diferentes tipos de layout para diferentes tipos de loja. Um layout de grade, aquele com prateleiras paralelas à parede, por exemplo, funciona melhor para supermercados, mas não para lojas de roupa, que preferem o layout de fluxo livre, onde os produtos podem ser organizados por cor, tipo, etc. De qualquer maneira, uma boa estratégia é exibir os produtos novos na frente da loja e colocar os produtos mais procurados no fundo, para que os clientes precisem percorrer todo o local para chegar até eles.
Guiando o cliente
Organize o espaço de modo que os clientes possam circular à vontade pela loja. Você também pode providenciar cadeiras e poltronas, pois o momento de compras pode ser cansativo para muitas pessoas. Fornecer um lugar para que os clientes descansem pode incentivá-los a desacelerar e a ficar mais tempo na loja.
Organização e limpeza
A primeira impressão é a que fica. Portanto, mantenha a loja organizada, assim como os produtos expostos de maneira comedida, sem exageros. Evite a poluição visual e foque em algumas peças, de modo a atrair o olhar do cliente – a iluminação focal pode contribuir para esse efeito. Faça uso de materiais de fácil manutenção e evite problemas; o piso vinílico é fácil de limpar e mais resistente a atritos.
O layout da loja e a exposição dos produtos afetam diretamente as vendas. Por isso, é fundamental que você invista tempo e recursos para garantir uma loja atraente. Pesquise as tendências e sempre busque maneiras de melhorar. O trabalho não para.