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Como criar tutoriais eficazes para seus produtos ou serviços

Como criar tutoriais eficazes para seus produtos ou serviços

Com a crescente demanda por produtos e serviços online, sejam eles do setor esportivo ou de recarga de extintores, a criação de tutoriais eficazes se tornou fundamental para garantir que os clientes compreendam todos os detalhes contidos por lá de forma satisfatória. 

Ele tende a ajudar a equilibrar a balança entre um cliente satisfeito e um cliente frustrado. Até porque, no segundo caso, haverão possíveis perdas financeiras e de reputação para a empresa. Ficou curioso e deseja compreender melhor sobre o tema? Então, siga com a gente.

Qual a definição de tutorial?

Um tutorial é um conjunto de instruções ou orientações que procuram ensinar uma pessoa a realizar uma tarefa específica. Por exemplo: se você precisa de um serviço de montagem de estruturas metálicas, e quer entendê-la por completo, encontre uma vídeo aula ou um e-book sobre o tema. 

E não para por aí, já que podem servir para explicar de forma clara e detalhada como utilizar um software, aplicativo, equipamento, realizar uma atividade, criar algo ou realizar uma tarefa específica.

Além dos vídeos e e-books, que já citamos, podem ser encontrados em outros formatos, como textos, imagens, áudios e até mesmo mais interativos, que permitem a prática da tarefa ao mesmo tempo em que se aprende. 

Desta forma, há possibilidade de inserção do mesmo em cursos online, manuais de instruções, páginas de suporte técnico, entre outros. E deve ser objetivo, claro e conciso, ao mesmo tempo em que sejam montados de maneira lógica e fácil de seguir.

Quer entender o processo de galvanização eletrolítica, que transfere o anodo para o aço carbono negativamente carregado? Certamente teremos uma vídeo aula a respeito que explicará tudo. 

Enfim, os tutoriais também são utilizados por pessoas que desejam aprender uma nova habilidade ou tarefa, permitindo que elas tenham acesso a informações relevantes e precisas de forma rápida e fácil.

Como criar tutoriais eficazes para seus produtos ou serviços

Identifique o público-alvo e o objetivo do tutorial

Antes de começar a criar o tutorial, é fundamental identificar o público-alvo e o objetivo deste conteúdo. As pessoas que sua marca irá atingir podem variar de usuários iniciantes até avançados. 

Sem contar que o objetivo segue de ensinar uma nova funcionalidade do produto até solucionar um problema comum que os clientes enfrentam. Essa identificação é crucial para definir o nível de detalhes e complexidade.

Use ferramentas de criação de tutoriais

Tão imprescindível quanto uma pistola de pintura de baixa pressão para um pintor, são as ferramentas de criação. Na internet existem diversas delas, desde softwares especializados até aplicativos gratuitos. 

Quer criar tutoriais em vídeo? Procure pelo Vegas. Quer ter a possibilidade de criar tutoriais interativos? Acesse o medium.com. Ou seja, independentemente da escolha da ferramenta, é importante selecionar aquela que melhor se adapta ao público-alvo e ao objetivo do tutorial.

Utilize uma linguagem clara e objetiva

A linguagem utilizada precisa estar atrelada com a voz da marca e, ao mesmo tempo, deve ser clara e objetiva, sem jargões técnicos ou termos difíceis de entender. É importante lembrar que todos os públicos-alvo precisarão compreendê-lo, desde iniciantes até usuários avançados. 

Utilize exemplos simples e práticos para ilustrar as instruções, e se possível, insira imagens e vídeos para tornar o conteúdo ainda mais acessível. Tudo isso criará um diálogo assertivo e que valerá a pena para todas as pessoas.

Siga uma estrutura lógica

Siga uma estrutura lógica, ou seja, organize seu tutorial para facilitar a compreensão do conteúdo. É importante começar pelo básico e avançar gradualmente para tópicos mais complexos. 

Utilize títulos e subtítulos para dividir as seções e tornar a navegação mais fácil para o usuário. Parece simples, mas há necessidade de muito estudo e coerência em cada uma dessas etapas.

Ofereça suporte adicional

Mesmo com um tutorial eficaz, é possível que alguns clientes enfrentem dificuldades ao utilizar o produto ou serviço. Para isso, encontre formas de oferecer suporte adicional, como aulas complementares ou um canal de suporte. 

Isso demonstra o comprometimento da empresa em ajudar. Agora é hora de tirar as ideias do papel e gerar um curso que vá além das expectativas. Isso irá reter clientes e aumentar os lucros.

E não para por aí, já que o sucesso tende a trazer novos investidores e parceiros. Ou seja, grandes coisas estarão por vir.

Gostou do conteúdo? Se gostou, não se esqueça de enviar para seus amigos e compartilhar em suas redes sociais. Até a próxima!

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