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Como calcular a margem de lucro de um produto?

Como calcular a margem de lucro de um produto?
Aprenda a calcular de maneira simples e direta

Foto: Divulgação
 
“Tenho uma microempresa há pouco mais de 10 anos. Meu dilema é: como
calcular minha margem de lucro? O que deve sobrar para a minha empresa
do preço final do produto?” 

Para responder esta questão, vamos primeiro revisar dois conceitos fundamentais:

 

Lucro:
É o retorno positivo de um investimento feito por uma pessoa nos negócios.

Formação de preço de vendas:
Cálculo que tem por base a abrangência e cobertura de todos os custos da
empresa e geração do lucro desejado. É como dizer que a partir da
venda de qualquer produto você estará tirando os custos ligados à
empresa, sejam eles: Custo fixo, Custo Variável ou Não Operacional e,
assim, obtendo determinado lucro.

Em outras palavras, para determinar o que deve sobrar para sua empresa
no final é necessário primeiro entender os conceitos citados e, a
partir daí, traçar sua meta de remuneração do capital investido, ou
seja, o “seu lucro”. A questão é: quanto eu espero que determinado
produto gere de lucro para que eu invista no negócio?

Lembrando sempre que, na outra ponta, está o mercado – clientes que
atuam de forma concorrencial e influenciam o preço final dos produtos.
De nada adianta colocar ou desejar uma margem de lucro muito alta se o
mercado não aceita, por isso tratamos esta situação como uma variável
não controlada. Você deve então colocar seu foco nas variáveis que pode
e deve controlar dentro da sua empresa e da sua estrutura de formação
de preços, que são os custos fixos e variáveis.

Como calcular a margem de lucro média para a sua atividade:
O lucro é o que sobra das vendas, menos o custo das mercadorias
vendidas, menos as despesas variáveis e menos as despesas fixas,
inclusive o pró-labore. Cada tipo de atividade tem uma margem de lucro.
Salientamos que o lucro destina-se a remunerar o capital investido na
empresa. É desejável que esse capital seja remunerado no mínimo por
volta de 2% a 4% ao mês.

Exemplo:

Preço de Venda R$ 20,00

100%

(-) Impostos s/Vendas

R$ 2,00

10%

(-) Custo das Mercadorias Vendidas

R$ 9,00

45%

(-) Despesas Variáveis

R$ 3,00

15%

(=) Margem de Contribuição

R$ 6,00

30%

(-) Despesas Fixas

R$ 4,00

20%

(=) Lucro

R$ 2,00

10%

Outra forma de calcular o preço de venda é utilizar o conceito de
Mark-up, que é valor desejado de margem de lucro adicionado ao preço de
custo do produto, vejamos um exemplo prático:
Valor de custo do produto ( MP e Diretos ) R$ 9,00

45%

(+) Despesas Variáveis

R$ 1,00

10%

(+) Despesas Fixas

R$ 2,25

20%

Subtotal

R$ 12,25

Mark-up intermediário

R$ 5,75

32%

Impostos

R$ 2,00

10%

Valor do preço final do produto

R$ 20,00

Mark-up Divisor Total (fator)

0,45

 
Recapitulando, Mark-up é um valor originalmente
adicionado ao custo, portanto ao calcular seu valor devemos fazê-lo
usando o chamado calculo por dentro, ou seja, dividir pelo fator para
adicionar o valor encontrado ao próprio preço.


No exemplo, apuramos um fator de Mark-up de 0,45 que, ao aplicarmos diretamente ao preço de custo, teremos o valor de venda direto: R$ 9,00 dividido por 0,45 = R$ 20,00

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