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Como calcular a lucratividade?

Como calcular a lucratividade?

Saiba o que este dado diz sobre a sua empresa, diz especialista
Foto: Divulgação
Como calcular a lucratividade? 
 Respondido por Maurício Galhardo, especialista em finanças
 

Para calcular a lucratividade, precisamos de dados financeiros da
empresa, apresentados no Demonstrativo de Resultados do Exercício
(D.R.E.). Os valores de vendas/faturamento e de gastos (custos ou
despesas) serão usados.

A diferença entre as vendas e os gastos é o que chamamos de lucro,
se o resultado é positivo, e prejuízo, quando é negativo. Saber se uma
empresa dá lucro ou prejuízo, e mais do que isso, o quanto de lucro ou
prejuízo, dará ao empresário condições de tomar medidas para atingir
suas expectativas financeiras.

Assim, os ganhos passam a ter papel importantíssimo na análise de
resultados de um empreendimento. A lucratividade nada mais é do que o
percentual do lucro de uma empresa pelo faturamento (ou vendas) da
mesma, em um determinado período. Por exemplo, com faturamento de 100
mil reais e lucro de 12 mil reais, a lucratividade será de 12%.

Saber o lucro nos ajudará somente se tivermos referências para analisar
se este valor é bom ou ruim. Um grande atacadista, importador,
distribuidor ou mesmo uma grande fábrica pode atingir ganho mensal na
ordem de 5% e estar totalmente satisfeito com o resultado.

Por outro lado, podemos encontrar uma empresa prestadora de serviços
que atinja 20% de lucratividade e seus sócios não estarem felizes com
isso. Ou seja, a resultado está diretamente ligado ao faturamento que a
empresa gera. Lucratividade de 1% sobre milhões será melhor do que de
30% sobre um faturamento baixo, por exemplo. Para que tenhamos uma boa
referência, vale a comparação com outros negócios do mesmo segmento.

Alguns empresários usam as referências do Sistema Tributário do Lucro
Presumido para definir lucratividades mínimas para seus negócios.
Partindo deste princípio, empresas de comércio pagam alguns impostos
sobre um “lucro presumido” de 8% sobre o seu faturamento. Para
prestadoras de serviço, este valor fica em 32%.

Maurício Galhardo é especialista em administração financeira e sócio–diretor da Praxis Education.
Fonte: Exame.com
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