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Como administrar uma retífica de motores?

Como administrar uma retífica de motores?

Se você está pensando em abrir uma retífica de motores em Campinas, ou em qualquer outra região do país, é importante que saiba como administrar esse tipo de negócio. 

 

O reparo automotivo é um campo técnico e competitivo. Portanto, você precisa garantir que sua oficina seja bem gerenciada para ter sucesso. Com o planejamento, execução e ferramentas corretos, você pode ficar à frente do jogo.

 

Pensando nisso, neste artigo, citamos algumas dicas importantes sobre como administrar uma retífica de motores. Basta implementá-las para manter o seu negócio de revisão de motores em crescimento. 

 

Continue a leitura e confira! 

 

Dicas para administrar uma retífica de motor

Aqui estão algumas dicas importantes de administração para uma retífica de motores. 

 

1. Simplifique suas operações

Investir em software pode mudar o jogo para o seu negócio. Isso o libertará de tarefas chatas e repetitivas e permitirá que você se concentre no que realmente importa.

 

Quando você está respondendo a mesma pergunta várias vezes ao telefone, ou está levando meio dia para gerenciar seu inventário, está perdendo tempo desnecessariamente – e isso é apenas a ponta do iceberg. 

 

Você precisa agendar compromissos com clientes, atribuir trabalhos de reparo a seus mecânicos, entregar veículos assim que o trabalho de reparo for concluído e assim por diante. Tudo pode se tornar caótico e esmagador para uma nova oficina.

 

Faça da tecnologia sua melhor amiga, use um software de oficina mecânica para automatizar e simplificar tarefas rotineiras e demoradas, como:

 

  • Estimativas de reparo;
  • Faturamento;
  • Agendamento;
  • Contabilidade;
  • Inspeções.

2. Melhore a produtividade dos técnicos

O sucesso de sua retífica de motores depende em grande parte da qualidade do serviço, que está diretamente ligada à competência e eficiência de seus funcionários, especialmente de seus mecânicos.

 

Mesmo os técnicos e consultores de serviço mais diligentes podem achar difícil manter a produtividade e oferecer os melhores tempos de mão de obra de reparo de automóveis.

 

Aqui estão algumas mudanças de baixo custo, mas poderosas e de alto impacto que você pode fazer para aumentar a produção mecânica:

 

  • Acompanhe o desempenho do trabalho e a lucratividade em nível mecânico para que todos saibam como estão se saindo.
  • Mantenha uma temperatura ambiente confortável em suas baias de serviço. Dependendo do clima, traga aquecedores ou ventiladores conforme necessário.
  • Consertar carros é um trabalho manual árduo e, em alguns dias, os ventiladores não são suficientes. Você pode oferecer bebidas esportivas ou garrafas de água gelada aos seus mecânicos — evite a desidratação e aumente o moral deles ao mesmo tempo!

 

3. Priorize a experiência do cliente

Seja para agendar uma consulta ou entregar um veículo, torne a jornada de reparo de automóveis fácil e conveniente para seus clientes.

 

Com toda a probabilidade, eles não considerarão trazer seu veículo até você uma segunda vez, a menos que você torne as coisas rápidas e fáceis para eles.

 

Ganhe negócios repetidos, mantendo a experiência do cliente em mente a cada passo do caminho. A seguir estão algumas dicas que você pode implementar facilmente:

 

  • Treine seus consultores de serviço (e outros funcionários voltados para o cliente) para se comunicar de maneira experiente e profissional, mas amigável. Isso inclui ensiná-los a lidar com clientes insatisfeitos e garantir que eles possam responder a qualquer consulta que o cliente tenha de maneira eficaz.
  • Envie lembretes de compromissos personalizados aos clientes por mensagem de texto e/ou e-mail. Qualquer informação adicional que você possa fornecer para economizar tempo e dinheiro dos clientes ajudará bastante a diferenciá-lo dos concorrentes.
  • Mantenha um ambiente confortável na área de espera com água, café e lanches!

 

4. Reduza a rotatividade de técnicos

Altas taxas de rotatividade de técnicos são bastante comuns na indústria de reparos automotivos. Ter que contratar técnicos novos e inexperientes que precisam de orientação e treinamento é uma distração desnecessária e comprometerá a qualidade e a confiabilidade do seu serviço.

 

Reduza seu atrito tratando bem seus funcionários e dando-lhes boas vantagens e benefícios. Isso também deixará seus clientes à vontade quando eles virem rostos familiares toda vez que entrarem em sua oficina mecânica, o que é compreensível.

 

Como proprietário de um negócio, é vital que você entenda a importância da confiança entre clientes e técnicos na indústria automotiva. Construir confiança deve ser seu foco principal, pois a fidelidade e a retenção do cliente são alguns dos maiores impulsionadores do lucro. 

 

Os avanços tecnológicos modernos, como as inspeções digitais de veículos, podem ajudar significativamente os proprietários de pequenas empresas.

 

Conclusão

Se você deseja ter um negócio de sucesso de retífica de motores, é extremamente importante que saiba como administrá-lo corretamente. 

 

Caso não faça isso, você corre o risco de não ter diversos problemas, como grandes custos, alta rotatividade de profissionais e perda de competitividade no mercado. 

 

Esperamos que tenha gostado do conteúdo e que coloque nossas dicas em prática para ter uma retífica de motores de bem-sucedida! 

 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

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