O ano de 2021 apresentou resultados muito aquém do que normalmente ocorre com as vendas no Dia das Mães, em razão do confinamento necessário para medidas de controle e combate à Covid-19. Portanto, para 2022, quando essas medidas já não estavam mais tão restritivas, esperava-se uma boa recuperação das vendas nessa data, considerada como a segunda melhor em termos de vendas no varejo.
As sazonalidades são sempre importantes e, muitas vezes, podem até tirar um negócio de uma situação complicada, se aproveitadas da maneira correta.
Conhecer o comportamento do cliente, as tendências do mercado e fazer uma análise do estoque para alinhá-lo às tendências e demandas do momento são alguns itens fundamentais para aproveitar as datas comemorativas.
Outro ponto importante diz respeito às estratégias de marketing, que devem ser planejadas com antecedência e levar em consideração formas de surpreender o consumidor, tornando a empresa a sua primeira opção no momento da compra. Ações no ambiente digital (site e redes sociais) podem ajudar a aproximar a empresa dos seus clientes, assim como conhecê-los melhor. Dessa forma, a empresa poderá oferecer opções de compra, formas de pagamento e até mesmo determinados benefícios (desconto por tempo limitado, vendas antecipadas, por exemplo), de forma a gerar uma boa experiência para o seu consumidor. Para o e-commerce, entender o comportamento de compra da audiência e possuir estratégias para recuperação de carrinhos abandonados representam também uma boa medida para o crescimento das vendas.
Notícia original:
https://www.tecmundo.com.br/mercado/238684-estrategias-marketing-empresa-grandes-sazonalidades.htm |