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Com baixo investimento, máquina de fazer fraldas atrai empresários

Com baixo investimento, máquina de fazer fraldas atrai empresários
Desafio é focar em diferenciação do produto e em preço baixo. Casal fabrica fraldas e ainda vende produto em uma loja.

Foto: G1

Pequenos empreendedores realizam o sonho de ter um negócio próprio com a máquina de fazer fraldas descartáveis. Um dos atrativos é o baixo
investimento.
 O equipamento é fabricado por diversas empresas e produz fraldas de vários modelos.
 A empresa de Clovis Canello fabrica cinco modelos da máquina de fralda.

Um deles, por exemplo, é manual, custa R$ 1,5 mil e faz 300 fraldas por hora, sem contar o tempo para o acabamento. O modelo automático faz 800 fraldas por hora e custa R$ 2,6 mil.

 “É um negócio muito promissor, o ramo de fraldas, afinal, nascem milhares de crianças pelo Brasil todos os dias”, afirma o empresário.
O grande apelo do negócio é o preço da fralda. Considerando o custo do plástico, da manta e energia elétrica para a máquina, cada fralda sai por R$ 0,18 . Vamos supor que você venda pelo dobro, R$ 0,36. Ainda assim, é metade do preço das marcas famosas. É com esse argumento que se busca cliente.
 Basta uma pessoa para operar a máquina que faz fralda descartável. O equipamento trabalha com um rolo de plástico, um rolo de tecido filtrante, uma manta de celulose no meio, elásticos e cola. A máquina derrete a cola, e fixa os materiais com um rolo compressor. “Eu vou colocando a manta com gel, obedecendo a um espaço de 10 centímetros entre uma e outra, e ficando esperto para não perder esse espaço”, explica o empresário.
De acordo com Canello, a fralda já sai praticamente pronta, faltando apenas o acabamento final. Depois, basta fazer a abertura para as pernas com um estilete e colocar a fita adesiva. Só falta embalar.
Muitas empresas fazem a máquina de fraldas. Outra fábrica é do empresário Victor Cortez, que produz o modelo para vários tamanhos.

Custa R$ 6.450. “O diferencial do equipamento é que permite fazer tanto fraldas geriátricas quanto infantis”, revela.

Com a máquina, é possível fazer 63 mil fraldas por mês. Com essa produção, o faturamento mensal é de R$ 193 mil. Mas atenção: produzir é até fácil; o desafio é vender. “Para vender, o empreendedor vai precisar elaborar uma estratégia de preço bem definida, focando em diferenciação do produto e em preço baixo, assim ele vai conseguir ter lucro maior nesse mercado, que é muito competitivo”, avalia Cortez.
Em Campinas, interior de São Paulo, os empresários Rosimari Fabiani e o marido Walter Barreto Filho são exemplos de quem se deu bem nesse mercado. Eles compraram uma máquina no ano passado e começaram a fazer fraldas em casa. Os empresários apostaram na qualidade do produto. “Quando a gente começou a fabricação, a gente pesquisou vários tipos de manta que têm no mercado”, diz Rosimari.
Para vender, os empresários foram à rua e ofereceram a fralda de porta em porta, dizendo que estão começando a trabalhar com fraldas infantis, com pacotão econômico, e que possuem todos os tamanhos. De cara, eles tiveram uma surpresa: o produto vendeu muito. O negócio deslanchou rápido.
Eles alugaram um espaço e contrataram duas funcionárias. A produção disparou. Para não encarecer o produto, ambos desenvolveram uma embalagem simples: um plástico transparente com um folheto dentro.
Além da fralda infantil, descobriram outro mercado promissor: o das fraldas geriátricas. “Tem muita procura. São poucos concorrentes. A população está envelhecendo, o preço é bom, a gente tem uma margem boa, o nosso faturamento está aumentando a cada dia”, revela a empresária.

Ponto de venda

Com o espírito empreendedor aguçado, o casal fez mais uma aposta no final do ano passado e investiu no ponto de venda. Os empresários montaram uma loja para vender as fraldas. A propaganda não poderia ser mais simples: uma faixa com o preço. Hoje eles vendem 24 mil fraldas por mês.

Quem cuida da loja é o filho dos empresários, Alexandre Costa. O que mais faz sucesso é o pacotão econômico: 100 fraldas por R$ 26. A consumidora Ana Maria Scespecioni leva para a sobrinha. “São cem fraldas, mais econômico, e dá para o mês todo”, diz.

O investimento na loja foi pequeno: R$ 3 mil para reforma e prateleiras. O retorno do negócio é surpreendente. A empresa fatura R$ 50 mil por mês vendendo fraldas descartáveis.

“A gente costuma dar uma amostra para o pessoal e dentro tem o preço dos pacotes, econômico e simples. Aí o pessoal experimenta, vai indo, acaba conhecendo nosso produto (…). Aí vende bem, graças a Deus”, diz Costa.
Fonte: G1

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