CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar


CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Cartilha ensina a usar adequadamente os serviços financeiros

CartilhaSebraeMGPesquisa realizada no final de 2013 pelo Sebrae em Minas Gerais mostrou que, entre os microempreendedores individuais do estado que possuem conta bancária, a maioria (60%) possui conta de pessoa física e a metade desses utilizam essa mesma conta para fazer operações de finanças pessoais e empresariais.

Por conta disso, os empreendedores não têm acesso a linhas de crédito específicas e a taxas mais atrativas. Além disso, misturar finanças pessoais e empresariais dificulta a análise financeira do negócio.

Para esclarecer os microempreendedores individuais (MEI) sobre questões financeiras que podem ter impacto no resultado dos negócios, o Sebrae em Minas Gerais lançou uma cartilha elaborada em parceria com o Banco Central.

A cartilha mostra que, para manter a atividade empresarial saudável em crescimento, é importante planejar como vai ser a questão financeira. Várias decisões importantes de um empreendedor dependem de recursos financeiros. Por exemplo: negociar com fornecedores melhores condições para pagamento à vista ou com prazos e outras condições diferenciadas; fazer estoques estratégicos; pagar as contas em dia, evitando multas e juros pelo atraso; construir, reformar ou ampliar imóveis; adquirir ou reformar máquinas e equipamentos; investir em cursos, capacitação e treinamento.

O crédito pode ser útil de várias maneiras para o empreendedor, mas, se não for bem utilizado, pode se tornar um problema. A cartilha mostra ainda como escolher uma instituição financeira, quais são os principais serviços bancários, a finalidade e o uso correto do crédito.

A cartilha O Uso Adequado de Serviços Financeiros para Microempreendedores Individuais está disponível para download gratuito na Biblioteca Digital do site do Sebrae em Minas Gerais e será distribuída também durante a Oficina SEI Controlar Meu Dinheiro.

Para baixar o arquivo (em PDF) é necessário ser cadastrado no site do Sebrae/MG. O procedimento é simples e gratuito.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae MercadosSebrae