Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Cadastre sua empresa para uma nova oportunidade

Cadastre sua empresa para uma nova oportunidade

Compras Públicas_Capa 1

Em 2012, as compras públicas, junto à micro e pequenas empresas de todo o País, foram bem distribuídas entre as grandes regiões brasileiras.

A menor participação foi da região Norte, cujos órgãos federais movimentaram aquisições de bens e serviços que somaram R$ 1,9 bilhão e representaram 13% do total licitado junto às empresas desse porte. Já a maior participação pertenceu à região Sudeste, cujas licitações movimentaram R$ 3,8 bilhões e representaram 27% do total dessas compras.

Qualquer empresário de MPE pode participar, inclusive, obtendo vantagens nas compras públicas brasileiras. Porém, para participar é necessário adquirir conhecimentos específicos e o Sebrae pode ajudá-lo nesta direção.

Depois de dominado os conhecimentos mínimos necessários, identificar a melhor forma para o empresário começar a vender para o governo dependerá do que a empresa é capaz de fornecer. Porém, recomenda-se que se inicie por pequenos valores e que vá se tornando, progressivamente, fornecedor de médios e altos valores.

Quando a empresa já está apta para fornecer à Administração Pública, respaldada por uma eficiente organização para não prejudicar sua clientela atual, o próximo passo é credenciá-la no Portal Comprasnet e entregar a documentação da mesma em uma unidade de credenciamento.

Micro e pequenas empresas estão cada vez mais se cadastrando neste portal. Os dados do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão mostra que, entre os anos de 2007 e 2012, MPEs responderam, em média, por 54% (150,4 mil) do total de fornecedores cadastrados no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF. Em 2012, esses negócios estão mais concentrados nas regiões Nordeste (20%), Sudeste (35%) e Sul (21%).

A distribuição, por região, de MPEs cadastradas no http://www.comprasnet.gov.br/ pode ser visualizada no Mapa abaixo:

Você conhece o Fomenta?

 

O Fomenta é um Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais. Mais do que um evento, corresponde a uma estratégia adotada pelo Sistema SEBRAE com o  propósito de aumentar a participação das Micro e Pequenas Empresas no volume de compras dos órgãos de governo e das empresas estatais, de modo a proporcionar a aproximação entre pequenos negócios e grandes demandantes de produtos e serviços.

 

Por intermédio de um amplo espectro de ações, que vão desde a orientação, por meio de palestras e painéis temáticos, ações de capacitação, seminários, oficinas e cursos, bem como por intermédio da realização de encontros de negócios, os participantes têm a oportunidade de discutir e tomar conhecimento sobre os principais aspectos e temas da atualidade relacionados às compras governamentais.

 

O Fomenta Nacional teve sua primeira edição no ano de 2008 no Distrito Federal. Nos anos subsequentes, as edições nacionais foram realizadas no Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo, tendo-se como principais dimensões de atuação:

 

  • Institucionalização – Fortalecimento da relação institucional entre órgãos de governo, Sebrae e empresas âncoras convidadas.
  • Informação – disseminação de informações relativas a compras governamentais, exigências, regras e procedimentos para participação em processos licitatórios e sensibilização de grandes compradores públicos sobre a relevância da implantação do capítulo de Compras Governamentais da Lei Geral da MPE.
  • Acesso ao Mercado – criação de ambientes para troca e interação em Encontros de Oportunidades e Rodadas de Negociações com o objetivo de aproximação entre compradores e fornecedores.
  • Capacitação – realização de oficinas de pregão eletrônico, bem como palestras para os participantes (gestores públicos e empresários) em diversos temas de interesse relativos a compras públicas.

 

Este ano, o Fomenta Nacional será realizado no final do mês de outubro em Recife-Pernambuco.

 

Para saber mais sobre o Fomenta, acesse: Sebrae – Acesso a Mercados – Fomenta

 

Leia também Buscando Oportunidades em Compras Públicas?” e “Qual a participação de MPEs nas Compras Públicas.

 

 

 

 

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados