CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Cadastre sua empresa para uma nova oportunidade

Cadastre sua empresa para uma nova oportunidade

Compras Públicas_Capa 1

Em 2012, as compras públicas, junto à micro e pequenas empresas de todo o País, foram bem distribuídas entre as grandes regiões brasileiras.

A menor participação foi da região Norte, cujos órgãos federais movimentaram aquisições de bens e serviços que somaram R$ 1,9 bilhão e representaram 13% do total licitado junto às empresas desse porte. Já a maior participação pertenceu à região Sudeste, cujas licitações movimentaram R$ 3,8 bilhões e representaram 27% do total dessas compras.

Qualquer empresário de MPE pode participar, inclusive, obtendo vantagens nas compras públicas brasileiras. Porém, para participar é necessário adquirir conhecimentos específicos e o Sebrae pode ajudá-lo nesta direção.

Depois de dominado os conhecimentos mínimos necessários, identificar a melhor forma para o empresário começar a vender para o governo dependerá do que a empresa é capaz de fornecer. Porém, recomenda-se que se inicie por pequenos valores e que vá se tornando, progressivamente, fornecedor de médios e altos valores.

Quando a empresa já está apta para fornecer à Administração Pública, respaldada por uma eficiente organização para não prejudicar sua clientela atual, o próximo passo é credenciá-la no Portal Comprasnet e entregar a documentação da mesma em uma unidade de credenciamento.

Micro e pequenas empresas estão cada vez mais se cadastrando neste portal. Os dados do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão mostra que, entre os anos de 2007 e 2012, MPEs responderam, em média, por 54% (150,4 mil) do total de fornecedores cadastrados no Sistema de Cadastramento de Fornecedores – SICAF. Em 2012, esses negócios estão mais concentrados nas regiões Nordeste (20%), Sudeste (35%) e Sul (21%).

A distribuição, por região, de MPEs cadastradas no http://www.comprasnet.gov.br/ pode ser visualizada no Mapa abaixo:

Compras Públicas_MioloVocê conhece o Fomenta?

 

O Fomenta é um Encontro de Oportunidades para as Micro e Pequenas Empresas nas Compras Governamentais. Mais do que um evento, corresponde a uma estratégia adotada pelo Sistema SEBRAE com o  propósito de aumentar a participação das Micro e Pequenas Empresas no volume de compras dos órgãos de governo e das empresas estatais, de modo a proporcionar a aproximação entre pequenos negócios e grandes demandantes de produtos e serviços.

 

Por intermédio de um amplo espectro de ações, que vão desde a orientação, por meio de palestras e painéis temáticos, ações de capacitação, seminários, oficinas e cursos, bem como por intermédio da realização de encontros de negócios, os participantes têm a oportunidade de discutir e tomar conhecimento sobre os principais aspectos e temas da atualidade relacionados às compras governamentais.

 

O Fomenta Nacional teve sua primeira edição no ano de 2008 no Distrito Federal. Nos anos subsequentes, as edições nacionais foram realizadas no Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo, tendo-se como principais dimensões de atuação:

 

  • Institucionalização – Fortalecimento da relação institucional entre órgãos de governo, Sebrae e empresas âncoras convidadas.
  • Informação – disseminação de informações relativas a compras governamentais, exigências, regras e procedimentos para participação em processos licitatórios e sensibilização de grandes compradores públicos sobre a relevância da implantação do capítulo de Compras Governamentais da Lei Geral da MPE.
  • Acesso ao Mercado – criação de ambientes para troca e interação em Encontros de Oportunidades e Rodadas de Negociações com o objetivo de aproximação entre compradores e fornecedores.
  • Capacitação – realização de oficinas de pregão eletrônico, bem como palestras para os participantes (gestores públicos e empresários) em diversos temas de interesse relativos a compras públicas.

 

Este ano, o Fomenta Nacional será realizado no final do mês de outubro em Recife-Pernambuco.

 

Para saber mais sobre o Fomenta, acesse: Sebrae – Acesso a Mercados – Fomenta

 

Leia também Buscando Oportunidades em Compras Públicas?” e “Qual a participação de MPEs nas Compras Públicas.

 

 

 

 

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga