O arroz, cereal cultivado e consumido em todos os continentes, se destaca também pelas extensas áreas de cultivo, pelas tecnologias empregadas, e por desempenhar um papel de extrema importância econômica e social.
Em todo o mundo se estima que há 150 milhões de hectares cultivados com arroz, que produzem cerca de 590 milhões de toneladas, dos quais, aproximadamente 75% são originados de sistemas de cultivo irrigado (alagado).
O grão é considerado, por órgãos de pesquisa internacionais e aqui no Brasil pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), como um dos mais importantes em termos econômicos. Sendo também atrelado a grande importância social e econômica em países em desenvolvimento, principalmente nos continentes Asiáticos e Oceania, onde estão concentrados 70% da população total dos países em desenvolvimento, e aproximadamente, dois terços de toda a população subnutrida do Perante os megaeventos esportivos que serão realizados no país, como as Olimpíadas do Rio em 2016 e a Jogos Universitários de Verão 2019 em Brasília, aproxima-se as oportunidades de acesso a novos mercados, mercados mais exigentes como restaurantes, empórios e bistrôs são uma oportunidade de iniciar bons relacionamentos, principalmente quando se trabalha com cultivares nobres, destinados a pratos gourmets. Para isso o pequeno produtor necessita de inovação, qualidade e um produto bem embalado, rico em informações e exclusividade.
Saiba mais sobre Rizicultura acessando o Boletim completo aqui: