CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Enviar mensagem

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Boas práticas sustentáveis tornam sua empresa mais competitiva

Boas práticas sustentáveis tornam sua empresa mais competitiva

sustentabilidade

Os pequenos negócios, constituídos por micro empreende – dores individuais, micro e pequenas empresas, representam 99% do total de empresas, empregam 40% da massa salarial, representam 25% do PIB, participam com 70% das novas vagas geradas por mês e contribuem com 1% das exportações brasileiras.

Estes números são bastante significativos para compreender a importância dos pequenos negócios, a contribuição que eles têm a dar para o desenvolvimento e fortalecimento da economia nacional e, sobretudo, o potencial para ampliar os investimentos na eficiência energética, reduzindo a necessidade de novas usinas.

A energia é um insumo muito importante na produção de bens e serviços e está relacionada diretamente com a competitividade das empresas. Os negócios precisam constantemente melhorar o seu desempenho, otimizando recursos para ampliar seu fator competitivo. O objetivo é produzir mais com menos recursos, ou seja, buscar a maximização da produtividade. E, quando se fala em recursos, é preciso ter uma visão do conjunto: água, energia, matéria-prima e dos resíduos gerados com a sua transformação, seja para produzir um bem ou serviço. Portanto, quanto maior a eficiência, eliminando desperdícios, perdas e agregando valor aos processos, produtos e serviços, maiores serão os lucros, ou seja, reduzindo gastos com energia, a empresa terá um impacto positivo na redução dos custos e, consequentemente, no aumento de competitividade, visto que o resultado final é a diferença entre o preço de venda e o preço de custo.

Nos dias de hoje, a energia é empregada intensivamente na sociedade e, principalmente, nas empresas, seja nos setores da indústria, na agricultura, no comércio e na prestação de serviços. O acréscimo na demanda de energia devido aos novos hábitos e o aumento do consumo da população por bens e serviços, sobretudo pela ascensão das classes C e D e o desenvolvimento tecnológico, tem aumentando a necessidade de disponibilização de mais energia e, consequentemente, a responsabilidade de conservação e racionalização na ótica da eficiência energética.

Nesse contexto, a importância que têm as questões de sustentabilidade para o sucesso dos negócios a longo prazo já é uma realidade. As exigências da sociedade e do mercado, refletidas em preço, prazo, inovação, produtividade, qualidade e baixos impactos ambientais negativos, demonstram claramente esta tendência.

Por isso, o Sebrae criou o “Guia de Boas Práticas Sustentáveis: Eficiência Energética.

Confira as informações contidas nesse guia e melhore a sustentabilidade da sua empresa, tornando-a mais competitiva.

Faça o download do guia completo aqui.

Acompanhe mais matérias como essa na seção Sustentabilidade do Sebrae Mercados. 

Deixe um comentário

Sobre Lucio PiresBoas respostas

Analista Técnico do Sebrae Nacional. Trabalho com negócios e conteúdos digitais, especialista em Gestão de Pequenos Negócios (FIA), Advogado especialista em Direito Empresarial, Matemático com especialização em Finanças.

Me siga