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Atender bem o cliente faz diferença

Atender bem o cliente faz diferença
Confira as dicas para oferecer um ótimo atendimento para o cliente
Foto: Divulgação
Fazer o negócio crescer é o objetivo de todo empreendedor bem
sucedido. Com a expansão, muitas coisas mudam para melhor, tanto para o
proprietário quanto para os clientes. O sucesso do negócio, apesar de
positivo, pode deixar essa relação cliente/proprietário estremecida.
Os primeiros clientes, se bem atendidos, ficam fiéis ao
estabelecimento e acabam criando uma relação de proximidade com os
donos, que geralmente estão mais presentes no local quando o negócio
abre as portas. Paparicar o cliente é uma estratégia das mais antigas,
mas que nunca falha.
Não é raro encontrar depoimentos de clientes que perderam o gosto de
frequentar determinado estabelecimento por conta do mau atendimento.
Então, para não correr esse risco, fique por dentro de algumas dicas
para continuar a manter a qualidade do seu serviço.
Para começar, esclareça a seus funcionários sobre os impactos de uma
boa prestação de serviços. Explique que a lealdade ao cliente fideliza o
público e que, assim, todos podem trabalhar mais felizes, com clientes
satisfeitos. Tente implantar um rodízio entre os funcionários para que
todos possam ter algum tipo de experiência com o público.
Dê o exemplo. Não adianta nada passar os valores do seu negócio para
os funcionários se você trata mal um cliente. Ou seja, o dono deve ser
um espelho de conduta sempre. Um ponto importante, que quase nunca é
levado à sério por parte dos empreendedores, é o elogio. Quando você ver
um funcionário seu tratando bem um cliente, não fique indiferente,
elogie-o publicamente para que os outros possam compreender a forma de
tratamento que você deseja padronizar.
Quem coloca o atendimento como ponto fundamental está à frente de
seus concorrentes. Não deixe que o serviço falhe em momentos de maior
movimento do comércio, como as datas comemorativas, por exemplo.
Contratar um pessoal a mais, no regime temporário, é um diferencial
importante.
Fonte: Makro

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