Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

As últimas do Pai do Marketing

As últimas do Pai do Marketing

Philip Kotler, o Pai do Marketing, anualmente participa de eventos no Brasil. Hoje, trazemos para reflexão algumas ideias apresentadas por ele durante evento da HSM, relacionadas diretamente aos pequenos negócios.

Sustentabilidade – O Brasil acaba de sediar um dos principais eventos mundiais na área de sustentabilidade, a Rio + 20. O desenvolvimento sustentável deve estar na pauta das empresas, pois cada vez mais clientes exigirão produtos que respeitem o meio ambiente. De acordo com sondagem realizada pelo Sebrae, as principais ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável realizadas por micro e pequenas empresas são:

  • Coleta seletiva de lixo (70,2%)
  • Controle do consumo de papel (72,4%)
  • Controle do consumo de água (80,6%)
  • Controle do consumo de energia (81,7%)
  • Destinação adequada de resíduos tóxicos, tais como solventes, produtos de limpeza e cartuchos de tinta (65,6%)

Existe, porém, um caminho a ser percorrido uma vez que 54% dos empresários entrevistados ainda não percebem “oportunidades de ganhos”.

Quer começar e conhecer mais? Visite os endereços abaixo:

Época de incertezas – As empresas não podem esperar as mudanças no ambiente e só então tomar medidas, pois pode ser muito tarde. É preciso estar antenado com o que acontece ao seu redor: busque sempre informações sobre o que está acontecendo com seu setor, incluindo legislações e regulamentos para atuação no mercado; quais os movimentos de seus concorrentes; quais as novas tecnologias e, principalmente, quais os interesses de seus consumidores e clientes. O empresário de micro e pequena empresa precisa mais que nunca estar atento ao ambiente externo à empresa, “olhar da porteira para fora”.

Mundo digital e comunicação – Temos veiculado em nosso blog vários textos abordando o mundo digital como Consumidor Smarter e Uso do QR Code para manter clientes melhor informados, dentre outros. A internet e suas diversas ferramentas não devem ser vistas apenas como meios de divulgação, mas também para conhecer melhor o cliente. Kotler dá algumas dicas: “comprar informações sobre os hábitos dos clientes de navegação na internet; incentivar o contato dos clientes para esclarecimento de dúvidas ou compartilhamento de ideias, o que gera aprendizado; monitorar as conversas em redes sociais para obter insights e detectar tendências, além de compartilhar conteúdo com clientes atuais e potenciais”. Estar atento também às tecnologias móveis, como smartphones, que tem diversos aplicativos para, por exemplo, comercialização.

Coloque em prática:

Sua marca tem significado? – O verdadeiro valor da marca está erroneamente centrado no nome, slogan, desenho, cores. Uma marca “precisa ter identidade, criar uma espécie de mantra”, segundo Philip Kotler. A marca precisa estar diretamente relacionada aos denominados ativos intangíveis da empresa: funcionários, clientes, fornecedores. Anita Rodick, fundadora da The Body Shop, alertava que as empresas preocupavam-se demais em divulgar a marca de todas as formas, e em todos os locais possíveis, e se esqueciam do essencial: a entrega do prometido. As características da marca geram na mente do consumidor uma imagem de como será sua experiência com o produto ou serviço, além de outras expectativas. Se a entrega não corresponder ao que foi prometido, todo o investimento na construção e manutenção da marca terá sido em vão. Olhe para a marca de sua empresa e se pergunte: ela é acreditável, relevante, adaptável, imbuída de narrativa e diferenciada?

You must login to add a comment.

Posts relacionados