Philip Kotler, o Pai do Marketing, anualmente participa de eventos no Brasil. Hoje, trazemos para reflexão algumas ideias apresentadas por ele durante evento da HSM, relacionadas diretamente aos pequenos negócios.
Sustentabilidade – O Brasil acaba de sediar um dos principais eventos mundiais na área de sustentabilidade, a Rio + 20. O desenvolvimento sustentável deve estar na pauta das empresas, pois cada vez mais clientes exigirão produtos que respeitem o meio ambiente. De acordo com sondagem realizada pelo Sebrae, as principais ações relacionadas ao desenvolvimento sustentável realizadas por micro e pequenas empresas são:
- Coleta seletiva de lixo (70,2%)
- Controle do consumo de papel (72,4%)
- Controle do consumo de água (80,6%)
- Controle do consumo de energia (81,7%)
- Destinação adequada de resíduos tóxicos, tais como solventes, produtos de limpeza e cartuchos de tinta (65,6%)
Existe, porém, um caminho a ser percorrido uma vez que 54% dos empresários entrevistados ainda não percebem “oportunidades de ganhos”.
Quer começar e conhecer mais? Visite os endereços abaixo:
- Centro Sebrae de Sustentabilidade
- Estudo “O que pensam as micro e pequenas empresas sobre sustentabilidade”
- Mercados e sustentabilidade
Época de incertezas – As empresas não podem esperar as mudanças no ambiente e só então tomar medidas, pois pode ser muito tarde. É preciso estar antenado com o que acontece ao seu redor: busque sempre informações sobre o que está acontecendo com seu setor, incluindo legislações e regulamentos para atuação no mercado; quais os movimentos de seus concorrentes; quais as novas tecnologias e, principalmente, quais os interesses de seus consumidores e clientes. O empresário de micro e pequena empresa precisa mais que nunca estar atento ao ambiente externo à empresa, “olhar da porteira para fora”.
Mundo digital e comunicação – Temos veiculado em nosso blog vários textos abordando o mundo digital como Consumidor Smarter e Uso do QR Code para manter clientes melhor informados, dentre outros. A internet e suas diversas ferramentas não devem ser vistas apenas como meios de divulgação, mas também para conhecer melhor o cliente. Kotler dá algumas dicas: “comprar informações sobre os hábitos dos clientes de navegação na internet; incentivar o contato dos clientes para esclarecimento de dúvidas ou compartilhamento de ideias, o que gera aprendizado; monitorar as conversas em redes sociais para obter insights e detectar tendências, além de compartilhar conteúdo com clientes atuais e potenciais”. Estar atento também às tecnologias móveis, como smartphones, que tem diversos aplicativos para, por exemplo, comercialização.
Coloque em prática:
Sua marca tem significado? – O verdadeiro valor da marca está erroneamente centrado no nome, slogan, desenho, cores. Uma marca “precisa ter identidade, criar uma espécie de mantra”, segundo Philip Kotler. A marca precisa estar diretamente relacionada aos denominados ativos intangíveis da empresa: funcionários, clientes, fornecedores. Anita Rodick, fundadora da The Body Shop, alertava que as empresas preocupavam-se demais em divulgar a marca de todas as formas, e em todos os locais possíveis, e se esqueciam do essencial: a entrega do prometido. As características da marca geram na mente do consumidor uma imagem de como será sua experiência com o produto ou serviço, além de outras expectativas. Se a entrega não corresponder ao que foi prometido, todo o investimento na construção e manutenção da marca terá sido em vão. Olhe para a marca de sua empresa e se pergunte: ela é acreditável, relevante, adaptável, imbuída de narrativa e diferenciada?