Se você tem seu próprio negócio, seja vendendo móveis, motor elétrico usado, matérias-primas, entre outros, provavelmente já pensou em maneiras de anunciar o seu negócio, certo?
Daí surge uma dúvida muito comum: onde anunciar meus produtos e serviços? Na TV? Rádio? Revistas? Bom, quem aposta no Inbound Marketing não costuma fazer ideia do que seja tudo isso.
Afinal, o Inbound Marketing se trata de um conjunto de estratégias que atraem clientes, ampliam o relacionamento e transformam os leads (potenciais compradores) em consumidores fidelizados!
Com o uso do Inbound, é possível conquistar a confiança dos seus clientes, gerar autoridade e fortalecer a imagem da marca, tudo isso além de alavancar os números do seu negócio.
E se você deseja saber como é possível aplicar essa estratégia de sucesso em seu negócio, fique preparado: vamos explicar as melhores dicas para que você gere leads e aumente suas vendas. Vamos lá?
1. Crie e mantenha um blog
Antes de mais nada, é importante enfatizarmos que o conteúdo é o “combustível” do Inbound Marketing. Isso, pois o Inbound se embasa na produção de materiais relevantes.
E o melhor jeito de começar a investir na produção de conteúdo é por meio de um blog. Com esse canal, uma empresa pode:
- Se tornar uma referência para seu público;
- Atrair clientes interessados em seus produtos e serviços;
- Gerar tráfego orgânico pelos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing.
- Gerar entretenimento e otimizar a comunicação online com a audiência.
2. Ofereça conteúdos ricos
Após criar seu blog, forneça conteúdos relevantes e que tenham foco nas necessidades seu público-alvo.
Especialmente para as empresas que comercializam produtos e serviços mais específicos, como aluguel de betoneira, entre outros, produzir conteúdos é essencial para que as pessoas tenham mais entendimento sobre o produto para otimizar a sua decisão de compra.
Um conteúdo relevante é capaz de migrar uma pessoa da fase de reconhecimento do problema para a de consideração da solução, dentro da jornada de compra.
3. Atenção a divulgação
E além de produzir conteúdos de Inbound Marketing para o seu negócio, lembre-se que a divulgação também é um passo muito importante para que a sua estratégia tenha sucesso e alcance mais clientes.
Se você vende produtos como filtro plissado, por exemplo, analise em quais canais o seu público-alvo é mais presente, como nas redes sociais, sites parceiros, e-mail marketing, entre outros, e invista na divulgação dos seus conteúdos.
4. Aposte nos conteúdos com diferentes formatos
Por fim, invista também em conteúdos de diferentes formatos, como vídeos, áudios, e-books, podcasts, infográficos, entre outros modelos de conteúdo que chamem a atenção do seu público.
Agora que você já sabe como é possível aplicar o Inbound Marketing no seu negócio, o que acha de seguir essas dicas e ter sucesso? Gostou do post? Conta pra gente!
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.