Como criar diferencial competitivo? Como se destacar na multidão que exige cada vez mais agilidade? São perguntas frequentes feitas pelos empreendedores. Dessa forma, listamos os dez passos que podem ajudar a ampliar e a fortalecer a imagem deles no mercado.
1 – Investir em marketing online: de que adianta ter uma empresa altamente qualificada se os seus possíveis clientes não sabem que ela existe? Por isso é importante investir em ferramentas de divulgação de sua empresa na internet constantemente, o que é possível com inúmeras ferramentas desenvolvidas especialmente para este público;2 – Ter uma assessoria contábil: contrate uma assessoria idônea, pois é ela quem ajudará a planejar os mínimos detalhes da estrutura contábil, evitando assim problemas futuros;3 – Alcançar o domínio pleno do negócio: empresários de sucesso não permitem que o processo operacional dependa da sua atuação e o mais cedo possível relegam essas tarefas a terceiros;4 – Planejamento constante: em períodos de bonança, é natural que a motivação seja grande e a vontade de expandir os negócios, maior. No entanto, é preciso ter muita cautela para “não dar um passo maior que a perna”. Todos os riscos devem ser calculados e o planejamento deve ser constante;5 – Ter metas claras: todas as operações da empresa devem estar subordinadas ao objetivo de atingir metas que estejam claras a todos os seus funcionários. Se as metas não estiverem claras, qualquer resultado é satisfatório e a empresa acaba fadada ao fracasso;6 – Conhecer bem seu público-alvo: é preciso conhecer muito bem os desejos do seu público, que é seu melhor termômetro. Hoje, na era da interatividade e das redes sociais, é possível ter um retorno quase que instantâneo para, então, otimizar seus negócios;7 – Cuidar da imagem da empresa: que imagem você acha que está passando se o seu site é desatualizado e contém erros de português? A internet é a porta de entrada da sua empresa para o mundo. Portanto, fique sempre atento a seu cartão de visitas. Detalhes e informações atualizadas indicam que a empresa é moderna e está crescendo;8 – Estabelecer parcerias com fornecedores e concorrentes: é preciso conhecer bem quem são seus concorrentes e seu potencial, para, no momento certo, firmar alianças;9 – Participar de feiras: estar presente em eventos da sua área é essencial para atualizar o “networking” e explorar novos negócios;10 – Saber identificar oportunidades: empreendedores de sucesso estão sempre atentos às oportunidades que surgem. Ser curioso e antenado é essencial para saber aproveitar as novas possibilidades quando elas surgirem.Fonte: Apontador e Grupo Prolink. |