Torna-se cada vez mais relevante no ambiente dos negócios o olhar da janela ou, como alguns gostam de chamar, o olhar para fora.
Quando vivíamos em ambiente sem ou com pouca competição, a prática de só ficar olhando para o umbigo, olhando para dentro das organizações, era considerado sinônimo de boa prática de gestão. Significava, então, preocupação com o dia a dia. Por isso, tivemos durante tanto tempo práticas de controle como referencial de bom gerenciamento. Inclusive, uma boa parte da Teoria de Administração de Empresas do Século XX foi concebida sob o olhar interno, por meio do qual os ganhos de produtividade representavam sinal de sucesso. Fazer com menos era a motivação principal.
Com o crescimento da competição no ambiente dos negócios, além do olhar interno, que deve acompanhar qualquer organização, tornou-se estratégico o olhar externo. Isso porque os negócios passaram a ser fortemente influenciados por fatores de fora da ambiência das organizações. A concorrência, a atuação governamental e o comportamento do consumidor, para listar apenas alguns pontos, se tornaram fatores fundamentais para o posicionamento das empresas.
Monitoramento dos ambientes externos
Não é de agora que os empreendimentos precisam monitorar o ambiente externo nos aspectos demográfico, econômico, tecnológico, político, legal, social, ambiental e cultural. A análise de ambiente externo é estratégico, pois é ponto-chave para a plena percepção da relação entre atratividade e risco.
Já existem ferramentas de inteligência de mercado que permitem subsidiar o processo de tomada de decisão empresarial, mas estar antenado e monitorar o ambiente externo faz parte da prática de gestão estratégica dos negócios.
Os empresários de pequeno porte precisam estar atentos às mudanças de legislação e às novas exigências de proteção do consumidor, meio ambiente e relações do trabalho, ou seja, ficar de olho no grande conjunto de informações que podem afetar o dia a dia e o futuro dos negócios.
A contínua análise de ambiente externo se apresenta como ferramenta de subsídios para a empresa, que pode assim ofertar a melhor proposta de valor para seus clientes.