CADASTRAR

Entrar

Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

Entrar

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Ambiente moderno dos negócios

Olhar pela janela: negócios também devem estar atentos ao que acontece fora do ambiente organizacional

Torna-se cada vez mais relevante no ambiente dos negócios o olhar da janela ou, como alguns gostam de chamar, o olhar para fora.

Quando vivíamos em ambiente sem ou com pouca competição, a prática de só ficar olhando para o umbigo, olhando para dentro das organizações, era considerado sinônimo de boa prática de gestão. Significava, então, preocupação com o dia a dia. Por isso, tivemos durante tanto tempo práticas de controle como referencial de bom gerenciamento. Inclusive, uma boa parte da Teoria de Administração de Empresas do Século XX foi concebida sob o olhar interno, por meio do qual os ganhos de produtividade representavam sinal de sucesso. Fazer com menos era a motivação principal.

Com o crescimento da competição no ambiente dos negócios, além do olhar interno, que deve acompanhar qualquer organização, tornou-se estratégico o olhar externo. Isso porque os negócios passaram a ser fortemente influenciados por fatores de fora da ambiência das organizações. A concorrência, a atuação governamental e o comportamento do consumidor, para listar apenas alguns pontos, se tornaram fatores fundamentais para o posicionamento das empresas.

Monitoramento dos ambientes externos

Não é de agora que os empreendimentos precisam monitorar o ambiente externo nos aspectos demográfico, econômico, tecnológico, político, legal, social, ambiental e cultural. A análise de ambiente externo é estratégico, pois é ponto-chave para a plena percepção da relação entre atratividade e risco.

Já existem ferramentas de inteligência de mercado que permitem subsidiar o processo de tomada de decisão empresarial, mas estar antenado e monitorar o ambiente externo faz parte da prática de gestão estratégica dos negócios.

Os empresários de pequeno porte precisam estar atentos às mudanças de legislação e às novas exigências de proteção do consumidor, meio ambiente e relações do trabalho, ou seja, ficar de olho no grande conjunto de informações que podem afetar o dia a dia e o futuro dos negócios.

A contínua análise de ambiente externo se apresenta como ferramenta de subsídios para a empresa, que pode assim ofertar a melhor proposta de valor para seus clientes.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga