Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Alimentação saudável: veja algumas ideias de negócios lucrativos nesta area

Alimentação saudável: veja algumas ideias de negócios lucrativos nesta area

O empreendedorismo nunca foi tão necessário. A indústria alimentícia é uma das indústrias que mais cresce para novos negócios. Isso porque o mercado tem um futuro brilhante. Segundo pesquisas do Certificado Cursos Online, plataforma de Cursos Online com Certificados, os brasileiros gastam cerca de 25% de sua renda com alimentação fora de casa. Seja prático, pouco tempo ou até passatempo, “Dine Out” é um dos programas de muitas famílias, amigos e casais. Esses números ainda são promissores.

A Associação de Bares e Restaurantes estimou em 2019 que o setor representou cerca de 2,7% do PIB do Brasil. Enquanto isso, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos destacou a taxa média anual de crescimento do setor de 14,2%.

Com a pandemia, a situação ficou ainda mais em pauta. Embora o poder aquisitivo de muitos brasileiros tenha diminuído, muitos estão começando a usar cada vez mais o sistema take-away para conseguir sua comida, e ainda há o gosto pelo “comer fora”. Na verdade, outros estão se aventurando na cozinha para aperfeiçoar a cozinha da casa.

Independentemente disso, a alimentação é um dos temas mais polêmicos do momento. Claro, é importante ressaltar que o mercado de alimentos pós-pandemia, como qualquer outro, terá que passar por muitas transições, como adaptação a novas mudanças de hábitos, maior foco dentro da qualidade dos ingredientes e protocolos sanitários.

Bar

As barras são uma das primeiras coisas que vêm à mente quando se pensa em investir em negócios da indústria alimentícia – e com razão. Segundo a ABRASEL, o mercado de barras no Brasil cresce regularmente a uma taxa de 10% ao ano.

Além do óbvio crescimento regular, um dos pontos positivos dos bares é a redução da concorrência com o setor, pois o público-alvo dos bares é sempre diferente do público-alvo dos restaurantes ou lanchonetes.

No entanto, vale ressaltar que um bar é preciso estar em constante contato com as pessoas, portanto, se você prefere lidar com documentos e contas, essa pode não ser a melhor opção para você.

Outro ponto que deverá sempre ser considerado é o horário de funcionamento, que pode divergir das normas.

Restaurante

Se você não pensa imediatamente em bares, provavelmente pensa em restaurantes. O negócio ainda está dentro de números decentes de crescimento, portanto é um grande empreendimento.

As possibilidades são enormes, afinal você pode montar self-service, a la carte, culinária típica, hambúrgueres e muito mais.

Abrir um restaurante de uma franquia também é uma ótima opção se cabe no seu bolso.

Delivery

Os restaurantes ou bares também podem ter a opção de entrega. O negócio é bom, mas exige uma logística mais elaborada e organizada.

Em algumas empresas, o take-away é mais lucrativo do que a entrega de comida no local, mas mesmo assim, a maioria dos restaurantes têm lobbies para algumas pessoas.

Existe também atualmente o conceito de cozinha escura, uma espécie de delivery, mas com um investimento menor.

Sorveteria

Segundo a mesma pesquisa da plataforma de Cursos Para Horas Complementares existem no Brasil mais de 10 mil empresas associadas ao setor, com faturamento anual superior a 13 bilhões de reais – sendo 92% micro e pequenas empresas.

Quem sabe, talvez o seu seja o próximo a entrar nessa estatística?

Um ponto positivo desse negócio é que o espaço costuma ser pequeno, isso quer dizer, o aluguel poderá ser menor que o de um bar ou restaurante. Exceto para uma força de trabalho mais econômica.

No entanto, o clima da sua região deve ser considerado, e investir em equipamentos de refrigeração profissional de qualidade é essencial para o funcionamento do seu negócio.

Cafeteria

Abrir uma cafeteria é outra ideia de negócio na indústria alimentícia. Ser diferente nos cardápios que oferece e em locais estratégicos, como, por exemplo, próximo a uma universidade.

Aqui, as vendas podem contêm salgados ou até mais refinadas, oferecendo a você uma lanchonete gourmet.

Por enquanto, apostar em um nicho específico, como hambúrgueres vegetarianos ou produtos sem glúten, pode ser uma boa opção.

Marmitas

Foi-se o tempo em que as lancheiras eram escondidas em sacolas. Atualmente, a busca por uma alimentação mais saudável no tempo livre limitado tem levado a um enorme aumento na demanda por marmitas.

Esse negócio também permite que você ofereça pacotes semanais ou até mensais para fidelizar seus clientes.

Opções fitness (aqui, para maior persuasão, vale a pena ter um nutricionista para preparar um cardápio coerente) e opções vegetarianas também são um diferencial muito bem-vindo.

Confeitaria

A indústria de confeitaria tem crescido muito nos últimos anos, grande parte voltada para micro ou pequenas empresas.

De acordo com a Wise Guy Reports, a indústria deve atingir US$ 2,5 bilhões globalmente até o final de 2025.

As possibilidades são enormes aqui também, de doces delicados a bolos simples para o chá da tarde.

Outros alimentos, como salgadinhos, suco e café, também podem ser oferecidos, considerados diferenciais para o seu doce.

Food Truck

Outra possibilidade muito legal são os food trucks. Esse modelo de negócios nascido nos Estados Unidos foi inovador há alguns anos, trazendo criatividade infinita para a indústria alimentícia, mas hoje precisa de mais inovação. Com o objetivo de ter sucesso a comida de rua deve ter um cardápio criativo e abrangente.

Uma das vantagens de ter um negócio móvel é que não há necessidade de pagar por um local comercial, alugar espaço ou investir na estrutura de um salão ou loja.

You must login to add a comment.

Posts relacionados