O empreendedorismo nunca foi tão necessário. A indústria alimentícia é uma das indústrias que mais cresce para novos negócios. Isso porque o mercado tem um futuro brilhante. Segundo pesquisas do Certificado Cursos Online, plataforma de Cursos Online com Certificados, os brasileiros gastam cerca de 25% de sua renda com alimentação fora de casa. Seja prático, pouco tempo ou até passatempo, “Dine Out” é um dos programas de muitas famílias, amigos e casais. Esses números ainda são promissores.
A Associação de Bares e Restaurantes estimou em 2019 que o setor representou cerca de 2,7% do PIB do Brasil. Enquanto isso, a Associação Brasileira da Indústria de Alimentos destacou a taxa média anual de crescimento do setor de 14,2%.
Com a pandemia, a situação ficou ainda mais em pauta. Embora o poder aquisitivo de muitos brasileiros tenha diminuído, muitos estão começando a usar cada vez mais o sistema take-away para conseguir sua comida, e ainda há o gosto pelo “comer fora”. Na verdade, outros estão se aventurando na cozinha para aperfeiçoar a cozinha da casa.
Independentemente disso, a alimentação é um dos temas mais polêmicos do momento. Claro, é importante ressaltar que o mercado de alimentos pós-pandemia, como qualquer outro, terá que passar por muitas transições, como adaptação a novas mudanças de hábitos, maior foco dentro da qualidade dos ingredientes e protocolos sanitários.
Bar
As barras são uma das primeiras coisas que vêm à mente quando se pensa em investir em negócios da indústria alimentícia – e com razão. Segundo a ABRASEL, o mercado de barras no Brasil cresce regularmente a uma taxa de 10% ao ano.
Além do óbvio crescimento regular, um dos pontos positivos dos bares é a redução da concorrência com o setor, pois o público-alvo dos bares é sempre diferente do público-alvo dos restaurantes ou lanchonetes.
No entanto, vale ressaltar que um bar é preciso estar em constante contato com as pessoas, portanto, se você prefere lidar com documentos e contas, essa pode não ser a melhor opção para você.
Outro ponto que deverá sempre ser considerado é o horário de funcionamento, que pode divergir das normas.
Restaurante
Se você não pensa imediatamente em bares, provavelmente pensa em restaurantes. O negócio ainda está dentro de números decentes de crescimento, portanto é um grande empreendimento.
As possibilidades são enormes, afinal você pode montar self-service, a la carte, culinária típica, hambúrgueres e muito mais.
Abrir um restaurante de uma franquia também é uma ótima opção se cabe no seu bolso.
Delivery
Os restaurantes ou bares também podem ter a opção de entrega. O negócio é bom, mas exige uma logística mais elaborada e organizada.
Em algumas empresas, o take-away é mais lucrativo do que a entrega de comida no local, mas mesmo assim, a maioria dos restaurantes têm lobbies para algumas pessoas.
Existe também atualmente o conceito de cozinha escura, uma espécie de delivery, mas com um investimento menor.
Sorveteria
Segundo a mesma pesquisa da plataforma de Cursos Para Horas Complementares existem no Brasil mais de 10 mil empresas associadas ao setor, com faturamento anual superior a 13 bilhões de reais – sendo 92% micro e pequenas empresas.
Quem sabe, talvez o seu seja o próximo a entrar nessa estatística?
Um ponto positivo desse negócio é que o espaço costuma ser pequeno, isso quer dizer, o aluguel poderá ser menor que o de um bar ou restaurante. Exceto para uma força de trabalho mais econômica.
No entanto, o clima da sua região deve ser considerado, e investir em equipamentos de refrigeração profissional de qualidade é essencial para o funcionamento do seu negócio.
Cafeteria
Abrir uma cafeteria é outra ideia de negócio na indústria alimentícia. Ser diferente nos cardápios que oferece e em locais estratégicos, como, por exemplo, próximo a uma universidade.
Aqui, as vendas podem contêm salgados ou até mais refinadas, oferecendo a você uma lanchonete gourmet.
Por enquanto, apostar em um nicho específico, como hambúrgueres vegetarianos ou produtos sem glúten, pode ser uma boa opção.
Marmitas
Foi-se o tempo em que as lancheiras eram escondidas em sacolas. Atualmente, a busca por uma alimentação mais saudável no tempo livre limitado tem levado a um enorme aumento na demanda por marmitas.
Esse negócio também permite que você ofereça pacotes semanais ou até mensais para fidelizar seus clientes.
Opções fitness (aqui, para maior persuasão, vale a pena ter um nutricionista para preparar um cardápio coerente) e opções vegetarianas também são um diferencial muito bem-vindo.
Confeitaria
A indústria de confeitaria tem crescido muito nos últimos anos, grande parte voltada para micro ou pequenas empresas.
De acordo com a Wise Guy Reports, a indústria deve atingir US$ 2,5 bilhões globalmente até o final de 2025.
As possibilidades são enormes aqui também, de doces delicados a bolos simples para o chá da tarde.
Outros alimentos, como salgadinhos, suco e café, também podem ser oferecidos, considerados diferenciais para o seu doce.
Food Truck
Outra possibilidade muito legal são os food trucks. Esse modelo de negócios nascido nos Estados Unidos foi inovador há alguns anos, trazendo criatividade infinita para a indústria alimentícia, mas hoje precisa de mais inovação. Com o objetivo de ter sucesso a comida de rua deve ter um cardápio criativo e abrangente.
Uma das vantagens de ter um negócio móvel é que não há necessidade de pagar por um local comercial, alugar espaço ou investir na estrutura de um salão ou loja.