Atualmente são utilizados os seguintes tipos de vasilhames e produtos finais: Galões de 20L; Galões de 5L; Garrafas de 2L; Garrafas de 1,5L; Garrafas de 500ml; Garrafas de 350ml, copos de 250 ml.
Um dos problemas enfrentados pela indústria de água mineral é o plástico produzido para fabricar a garrafa, derivado do petróleo e do gás natural, ambos recursos não renováveis. A fabricação de garrafas PET consome pelo menos 1,5 milhão de toneladas de plástico.
De acordo com a Abinam, o mercado nacional recolhe 55% das garrafas PET produzidas. Além disso, 60% do mercado é de água vendida em galões de 10 e 20 litros, que são retornáveis, o que ajuda a diminuir a poluição.
Porém, o mercado de água mineral tem seus pontos controversos. Questões que podem incitar a construção de um cenário futuro. Em países desenvolvidos como Finlândia, Noruega, Dinamarca, dentre outros, o setor público instrui e estimula os cidadãos a usarem recipientes que são abastecidos em suas próprias casas em detrimento da utilização de água mineral engarrafada.
O cidadão, nestes países, já se conscientizou do alto impacto ambiental causado pelo descarte de vasilhames provenientes da água mineral engarrafada. Os quais permanecem por centenas de anos nos aterros sanitários.
As empresas de água mineral engarrafada estão investindo em tecnologia, já disponível, que são as garrafas plásticas biodegradáveis. Além disso, inúmeras outras pesquisas de desenvolvimento para soluções de embalagem estão em andamento no mundo todo.
Mas em uma cidade rural do sul da Austrália, a questão ambiental da água mineral extrapolou a questão do envase. Recentemente, por maioria quase absoluta, moderadores da cidade votaram pela proibição da venda de água engarrafada por causa de seu impacto sobre o meio ambiente. Acredita-se que Bundanoon, em Nova Gales do Sul, seja provavelmente a primeira comunidade do mundo a adotar tal medida.
Pequenos Negócios no segmento da distribuição
O Sebrae Bahia conta o caso de sucesso da empresária Silvani Soares da Silva. Depois de abrir, em sociedade com o marido, uma pequena empresa de água mineral em Jacobina, inscreveu-se nas Oficinas Sei Planejar, Sei Controlar meu Dinheiro e Sei Vender, e recebeu as consultorias do Projeto Negócio a Negócio.
Depois de colocar em prática os ensinamentos do Sebrae, a Distribuidora Água Nascente passou a disponibilizar no estabelecimento 700 galões de água mineral. Antes das capacitações e mudanças, eram oferecidos apenas 50 galões. A expectativa da empreendedora é de que até o final deste ano a empresa esteja comercializando 1.500 galões.
O Sebrae realiza atendimentos e oferece cursos para empreendedores e empresários, assim como consultorias para ajudar micro e pequenas empresas locais a desenvolverem seus negócios. Procure a unidade mais próxima e consulte as soluções adequadas para sua empresa.
Nota: Este boletim foi elaborado com informações parciais do documento Desenho e Análise da Cadeia de Valor da Água Mineral no Brasil que complementaram os dados das associações representativas do setor.
Leia também Panorama do Mercado de Água Mineral