Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Agronegócio: atividade próspera no Brasil

Agronegócio: atividade próspera no Brasil

086

Moderno, eficiente e competitivo, o agronegócio brasileiro é uma atividade próspera. Com um clima diversificado, chuvas regulares, energia solar abundante e quase 13% de toda a água doce disponível no planeta, o Brasil tem 388 milhões de hectares de terras agricultáveis férteis e de alta produtividade, dos quais 90 milhões ainda não foram explorados.

Esses fatores fazem do país um lugar com vocação natural para o agronegócio e demais atividades relacionadas às várias cadeias produtivas associadas. Costuma-se dividir o estudo do agronegócio em três partes: a primeira parte trata dos negócios agropecuários propriamente ditos, ou de “dentro da porteira”, que representam os produtores rurais (pessoa física ou jurídica).

Na segunda parte, são os negócios chamados de “pré-porteira”, representados pela indústria e comércio que fornecem insumos para a produção rural, como por exemplo, os fabricantes e revendedores de fertilizantes, defensivos químicos e equipamentos.

E, na terceira parte, estão os chamados negócios “pós-porteira”, onde estão a compra, o transporte, o beneficiamento e a venda dos produtos agropecuários até o consumidor final.

Oportunidade de negócio pré-porteira

Incluídas na categoria de negócios conhecida como “pré-porteira”, as lojas de produtos agropecuários assumem diversos perfis de oferta de produtos e público-alvo. Elas vão desde aquelas instaladas em regiões rurais do país, atendendo grandes produtores e pecuaristas, até pequenos pontos de vendas localizados nas periferias das grandes e médias cidades, voltadas para a venda de ração, sela de cavalo e cloro de piscina, para executivos que aproveitam as horas de lazer no campo.

Montar e gerir uma loja de produtos agropecuários é a oportunidade de participar de um setor que responde por um em cada três reais gerados no país e que, representa hoje a principal locomotiva da economia brasileira.

Mercado

Dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento dão conta que o agronegócio é responsável por 33% do Produto Interno Bruto (PIB), 42% das exportações totais e 37% dos empregos brasileiros. Em 2004, o PIB do setor alcançou US$ 180,2 bilhões, contra US$ 165,5 bilhões alcançados em 2003. Entre 1998 e 2003, a taxa de crescimento do PIB agropecuário foi de 4,67% ao ano. Neste contexto, os negócios “pré-porteira” representam cerca de 6% do total produzido pelo setor, ou seja, aproximadamente, US$ 10,8 bilhões. Embora exista certa competição nas regiões produtoras tradicionais, a constante abertura de novas fronteiras agrícolas no país, faz da comercialização de insumos agrícolas no Brasil é uma atividade próspera.

Para saber mais sobre esse mercado, bem como as exigências legais para abrir uma loja, acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/ideias/Como-montar-uma-loja-de-produtos-agropecu%C3%A1rios,

You must login to add a comment.

Posts relacionados