Divulgação é constante e ocorre de redes sociais às exposições, feiras e eventos do setor, além de aliar a marca a artistas consagrados
O empresário Alex Furtado, 41, tornou-se dono da Agência Ar em 2003, uma empresa de turismo com propostas diferentes das convencionais. A agência é especializada em ecodestinos brasileiros, tem atendimento 24 horas e agentes remotos espalhados pelo Brasil, já tendo ganho as certificações ISO 9001 e ISO 14001.
A empresa tem matriz em Bonito e uma filial em São Paulo, mas atende outras regiões do país com os agentes remotos localizados em João Pessoa (PB), Balneário Camboriú (SC), Belo Horizonte (MG), Porto Alegre (RS) e Mogi Mirim (SP). Ao todo, a agência conta com 48 funcionários.
Furtado explica que resolveu oferecer serviço em tempo integral porque percebeu que o futuro das agências de turismo e operadoras seria online, com contato direto junto ao consumidor final. Aliás, esse é o principal diferencial da Agência Ar, segundo o próprio dono. “Sendo uma empresa 24h, o atendimento é único. Dessa forma, é necessário ter um planejamento estratégico constante”, explica.
A dificuldade ao implementar o negócio foi “conscientizar os fornecedores de que uma empresa de viagens local poderia vender tanto quanto uma de São Paulo”.
Divulgação – A empresa tem uma ação de marketing de divulgação constante. Alex Furtado conta que essa divulgação ocorre desde as redes sociais até a exposição em feiras e propagandas em revistas. Outra forma de gestão, para aumentar a visibilidade da empresa, é aliar a marca a artistas. “Algo que estamos fazendo constantemente é trazer atores e personalidades da mídia para viajar para algum destino”, conta Furtado.
Para analisar os resultados obtidos com as vendas, a agência tem um programa exclusivo, o Ar Soft. O sistema computa cada operação feita pela empresa e mede o valor real das vendas provenientes de cada ação de marketing. O dono da Agência Ar revela que sempre teve ajuda e apoio do Sebrae para administrar seu empreendimento. A cada ano, o faturamento aumenta 50%.
Meio Ambiente – O cuidado com o meio ambiente não é refletido apenas na escolha dos roteiros. O ISO 14001 é a prova de que as atividades desenvolvidas pela empresa são, de fato, comprometidas com a natureza. O certificado é uma norma reconhecida internacionalmente que define o que deve ser feito para estabelecer o Sistema de Gestão Ambiental (SGA) efetivo.
O objetivo dessa normatização é criar um equilíbrio entre a manutenção da rentabilidade e a redução do impacto ambiental, sendo preocupações de responsabilidade de toda a organização. A Agência Ar é o primeiro empreendimento de ecoturismo no país a ter esse certificado.
O ISO 9001 é outra norma de qualidade de gestão que estabelece requisitos para melhorar os processos internos, a satisfação dos clientes, o monitoramento do ambiente de trabalho, entre outros recursos. O certificado pode ser aplicado em áreas distintas, como serviços, processos e produtos.
Site: http://agenciaarbonito.com.br/
E-mail: alex@agenciaar.com.br