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Exibir os jogos da Copa FIFA atrairá público para estabelecimentos comerciais

Exibir os jogos da Copa FIFA atrairá público para estabelecimentos comerciais

Um dos temas abordados por Pedro Zanette Alfonsin no Papo de Negócio Sebrae2014 (http://papodenegociosebrae2014.wordpress.com/19-de-abril-tema-1/) é a transmissão dos jogos da Copa do Mundo FIFA em áreas públicas.

Com a proximidade da Copa das Confederações e a da Copa do Mundo de 2014, os estabelecimentos comerciais precisam se organizar para atender com qualidade aos grupos de consumidores que se reunirão nesses locais para assistir aos jogos. Circunstâncias em que eles trocarão suas casas e os estádios por locais em que buscam obter maior socialização e mais diversidade de serviços.

O planejamento para a realização de eventos dessa natureza deve incluir a elaboração de um cardápio atrativo, a qualificação da equipe de trabalho e a estruturação do local. Quanto à estruturação do local, é fundamental conhecer e aplicar as regras de transmissão que foram estabelecidas para tal finalidade.

Regras de Transmissão

Para locais como bares, restaurantes, boates, pubs, que não cobram ingressos de seus consumidores, não há exigência de licenciamento para a transmissão. Porém, esses estabelecimentos comerciais, de modo geral, precisam estar atentos para as singularidades dos eventos que FIFA considera “exibição pública comercial”, “exibição pública não comercial” e “exibição pública não comercial especial”.

Há situações específicas em que é necessária uma Licença formal. Por exemplo, a cobrança direta ou indireta de taxas de entrada ou atividades com patrocínio têm regras específicas para a exibição.

O regulamento da FIFA esclarece que a pessoa ou entidade que organiza e/ou realiza o evento de exibição pública poderá vender ou autorizar a venda de alimentos, bebidas ou outros produtos ou serviços por qualquer entidade parceira durante um evento de exibição pública.

Para garantir que tais atividades de venda não constituam qualquer forma de patrocínio explícito ou implícito à FIFA, à Competição ou ao evento de exibição pública, a venda de produtos ou serviços durante os eventos de exibição pública não deve ser realizada de forma que possa sugerir que a entidade parceira esteja oficialmente associada à FIFA, à Competição ou a um evento de exibição pública (incluindo, por exemplo, como patrocinador, fornecedor ou similar).

Além de conhecer e aplicar as regras definidas em lei para a exibição pública, que podem ser consultadas em http://www.exibicaopublicafifa.com.br/, será necessário ao exibidor concentrar-se em aspectos estruturais, como garantir a qualidade do som e da imagem. Daí a importância de avaliar desde já as condições existentes e as necessidades de adequações nas instalações e nos equipamentos para um evento de sucesso.

Canal de oportunidades para os prestadores de serviços técnicos

O assunto, como oportunidade de negócios para o setor de serviços foi abordado no Boletim Sebrae2014 “Transmissão de jogos em áreas públicas movimentará setor de serviços”. Embora o mesmo tenha sido direcionado à cidade-sede de Manaus, a abrangência das oportunidades é de âmbito nacional.

Saiba mais em

http://www.sebrae2014.com.br/sebrae/Sebrae%202014/Boletins/manaus_%20boletim_2014_agosto.pdf

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