Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

A importância de um plano de contingência para sua empresa

A importância de um plano de contingência para sua empresa

Dentro do mundo empresarial, estamos sujeitos a encarar desafios, adversidades e sofrer com alguns riscos que possamos passar. Toda empresa, de qualquer ramo, seja ele a venda de armário de aço 2 portas ou uma pizzaria, está sujeita a passar por adversidades. 

Nenhum de nós consegue controlar isso, e esses pequenos acidentes podem ser mais comuns do que pensamos, fazendo com que seu negócio sofra com a perda de arquivos e documentos ou até mesmo comprometa alguma estrutura de seu local, por exemplo. 

Para essas situações é essencial ter um plano de contingência, é através dele que você pode se antecipar aos estragos e aliviar grandes perdas que podem vir a acontecer dentro de seu negócio. Você não sabe o que é este plano? Fique calmo, respire fundo que nós vamos explicar para você. 

O que é um plano de contingência?

O plano de contingência, é um conjunto de planos e informações sobre as ações que devem ser tomadas caso ocorra algum imprevisto dentro da empresa, ou seja, alguns treinamentos, respostas e procedimentos que devem ser adotados caso algo aconteça. 

Os problemas podem ser distintos e variar de acordo com cada negócio, e esse documento, precisa ter uma sinalização de segurança sobre o que fazer caso qualquer adversidade aconteça. 

Dentre esses imprevistos podemos destacar: incêndios, assaltos, falta de energia, inundações, ataques virtuais, acidentes de trabalho, explosões, perdas de documentos importantes, perdas de dados e greves ou paralisações. 

Neste caso, o plano de contingência busca abordar cada um destes temas de forma individual e que possa indicar ações preventivas em caso de cada um destes acontecimentos. 

Qual a importância de ter um plano de contingência?

É através dele que você consegue minimizar o impacto final, que poderia representar um grande prejuízo para a sua empresa, mas na verdade, pode ser algo muito mais leve e sem tantos danos. 

Através dele você consegue diminuir as perdas durante um incidente, visualizar de maneira efetiva os riscos dentro do seu ambiente empresarial, utilizar como um guia para a sua equipe em situações inusitadas e criar um certo espírito de preservação em seus colaboradores. 

Apenas com o plano é possível identificar possíveis falhas prévias, se atentar mais dentro do seu ambiente de trabalho e também causar uma certa união entre os colaboradores, já que o compartilhamento de informação se torna algo útil na maioria dos casos. 

Além disso, esse plano também pode ser versátil e personalizável, fazendo com que com a ajuda de seus colaboradores, seja possível identificar e prevenir possíveis falhas, fazendo com que ocorra a antecipação, e ele sirva durante um bom tempo para o seu ambiente de trabalho. 

Mas ter um plano de contingência é tão necessário assim?

A resposta para essa pergunta é sim, ele é fundamental para a sua empresa. Imagine uma situação de incêndio, sem o plano de contingência talvez ninguém saiba onde ficam as mangueiras hidráulicas, o extintor, ou até mesmo como prosseguir em um caso desses.  

Ou uma perda total de documentos, como proceder? Existem cópias? Salvou os arquivos na nuvem? Com o plano, é possível se antecipar à falha, e caso aconteça algum tipo de desastre ou imprevisto, é possível se antecipar e ter um controle maior sobre a situação. 

Então não pense duas vezes, adote um plano de contingência para a sua empresa seja ela de pele de vidro fachada ou de outro ramo, afinal, é melhor prevenir do que remediar, e para garantir a sua segurança, de seu negócio e de seus funcionários, não existe melhor saída do que um plano bem formulado e decente. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados