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A gestão de redes sociais é o processo de gerenciar sua presença online

Mas não para aí, não. Afinal, o Inbound Marketing também é sobre relacionamentos. Assim, o gerenciamento de redes sociais inclui o envolvimento e a interação com os usuários. Mesmo porque, em qualquer relacionamento, uma pessoa fala e a outra responde, certo?

Acompanhar essas interações, além de aproximar a marca do público, vai trazer conhecimentos e insights que tornam a estratégia mais acertada.

E por que implementá-la?

As redes sociais na metodologia Inbound facilitam que suas peças sejam entregues ao público que corresponde às suas buyer personas.

Isso porque, mesmo que você tenha um blog com publicações constantes, por exemplo, isso não é uma garantia de que as pessoas o acessarão. Ao distribuir esses conteúdos nas mídias sociais, você diversifica seus canais e torna a comunicação mais eficiente! Mas ainda há outros bons motivos para fazer essa implementação, conforme a gente conta a seguir.

Você alcança mais gente

As redes sociais conectam sua marca a usuários de todo o mundo, que talvez nem conheçam sua empresa. Ao escolher a rede social que mais conversa com sua persona, esse alcance se torna ainda mais relevante. É possível trabalhar de maneira orgânica, reduzindo muito seus custos de ads.

Isso não quer dizer que você nunca mais vai fazer anúncios pagos nas mídias. A gestão de redes sociais também pede alguns investimentos nesse sentido, mas, somados ao potencial orgânico, os resultados são animadores.

Seu branding se torna mais relevante

Imagine que você venda softwares para outras empresas e faz apenas o básico na gestão de redes sociais. O mínimo, nesse caso, é postar sobre promoções e features do seu software de maneira aleatória, sem observar os horários mais interessantes nem trabalhar o engajamento.

Essa postura abre espaço para um concorrente trabalhar esse gap que sua marca deixou e, claro, reforçar o branding dele. Não é nada bom perder essa lembrança de marca — isso causa impactos na proximidade com o público e na geração de oportunidades de venda.

Trata-se de uma estratégia de baixo custo

Não importa qual é o seu orçamento de marketing: a mídia social é uma iniciativa econômica. É gratuito participar de redes sociais, publicar conteúdo e responder a comentários de usuários. Claro, você vai precisar de uma equipe ou agência que coordene as tarefas, mas há diversas ferramentas de automação que simplificam o trabalho.

Até a publicidade nas redes sociais é mais econômica, e você pode escolher o quanto investir, segmentando o público de maneira estratégica.

Quais são as redes sociais mais interessantes para sua empresa?

Quando você passa a refletir sobre marcar presença nas redes sociais, o primeiro passo é compreender quais delas conversam melhor com seu negócio e, claro, com o público. Mais do que estar em todas as redes, o interessante é fazer uma ótima gestão de redes sociais, tirando proveito das possibilidades dessa mídia e engajando o público.

Ao pensar no conteúdo, leve em conta a experiência do usuário em dispositivos mobile: no Brasil, 99% das pessoas verificam suas redes sociais em celulares, segundo o relatório Digital 2020, elaborado pela We Are Social em parceria com a Hootsuite.

YouTube

Em 2020, o YouTube se consagrou como a rede social preferida dos brasileiros, desbancando o Facebook — outro dado do Digital 2020.

Isso tem muito a ver com o fato de que o consumo de vídeos cresce 100% todo ano, de acordo com a HubSpot, e pode se aplicar a negócios B2B e B2C. No primeiro caso, o uso de argumentos, dados fortes e informações mais detalhadas é indicado. Para o B2C, a parceria com influenciadores é uma ótima estratégia.

Se você estiver considerando a produção de vídeos para sua empresa, algumas informações, também da HubSpot, vão ajudar a esclarecer sua estratégia:

  • 56% dos vídeos publicados ao longo do último ano duram menos de 2 minutos;
  • como fazer, demonstrações, testemunhos e explicações são os tipos de vídeos mais comuns;
  • a América Latina tem uma preferência clara por vídeos.

Facebook

O Facebook pode até estar em segundo lugar na preferência, mas segue forte, com suas mais de 130 milhões de contas ativas no Brasil. Porém, estamos diante de uma pulverização muito grande de pessoas, que podem tanto estar interessadas em negócios B2B quanto B2C.

Por isso, uma boa prática é apostar no Facebook Ads. Ele permite uma segmentação que fará com que você atinja somente as pessoas relacionadas ao seu negócio.

Instagram

O Brasil é o terceiro país que mais usa o Instagram — perde apenas para os Estados Unidos e a Índia. Essa rede social é interessante para quem trabalha o B2C, já que a plataforma é bastante usada como parte de descoberta por meio do funil de vendas.

De acordo com o Sprout Social, 83% dos usuários descobrem produtos por essa rede e 81% das pessoas pesquisam ativamente sobre produtos diretamente no Instagram.

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