Anualmente o FIESP e o ITAL (Instituto de Tecnologia de Alimentos) se unem para fazer o relatório Brasil Food Trends que traz tendências para o segmento alimentos e bebidas.
Essa é uma forma de contribuir para que o setor de alimentos e bebidas seja mais inovador e possa atender melhor as demandas do mercado.
Há quem diga, principalmente com o cenário de quarentena, que os estabelecimentos que não estiverem disponíveis em plataformas digitais e em aplicativos de delivery terão sérios problemas em se manter.
É bem provável que a rotina de aplicativos, delivery e e-commerce continue forte, mesmo com o fim das medidas de isolamento social.
Por isso, neste artigo trazemos algumas tendências para o segmento alimentos e bebidas que irão ajudar você a manter os clientes e inovar nos negócios.
As Tendências da Alimentação segundo a Brasil Food Trends 2020
As Tendências da Alimentação segundo a Brasil Food Trends 2020 são diversas. O estudo fala não só das tendências da alimentação e sua produção, mas também o que influencia o consumo dos alimentos e os processos da indústria alimentícia.
Se você está interessado em saber quais são as tendências para o segmento de alimentos e bebidas em 2020, separamos algumas em potencial para você. Confira:
Comidas e bebidas ambientalmente sadias
Com as pessoas tomando cada vez mais consciência do seu consumo, a busca por comidas e bebidas ambientalmente sadias estão crescendo.
Não basta ser um alimento que vem da terra, o seu processo de produção também deve ser livre de agrotóxicos e preservar a natureza e o ambiente em que esse alimento é cultivado.
Esse tem se tornado um critério importante na escolha de compra do consumidor. Os benefícios do produto não devem ser favoráveis só para o bem-estar do consumidor, mas também do mundo.
Farinhas alternativas
Inicialmente dedicada às pessoas com restrições alimentares, as farinhas alternativas feitas de vegetais ou sementes como linhaça e girassol, tem conquistado novos perfis de consumidores e também são uma tendência entre os alimentos.
Com capacidade bem densa em nutrientes, as farinhas alternativas trazem mais benefícios, proporcionando maior saudabilidade e bem-estar.
Carnes artificiais
As carnes artificiais são criadas em laboratório sem nenhuma base animal, mas com as proteínas necessárias para esse tipo de produto.
Essa pode ser uma opção mais saudável para alimentar todo o mundo, já que não é preciso a criação de animais para a sua produção.
Com o crescimento nos números de pessoas se declarando vegetarianas e veganas esta pode ser uma boa aposta entre as tendências no segmento de alimentos.
Lanches frescos e saudáveis
Os lanches frescos e saudáveis também estão na lista de tendências de alimentos e bebidas para 2020.
As pessoas estão ressignificando a alimentação e com isso optando por novos formatos de de lanches que sejam mais saudáveis e funcionais.
Nesse caso os snacks “junk food” perdem espaço e alimentos naturais e orgânicos crescem no mercado.
Artes culinárias e experiências gastronômicas
Essa é uma tendência muito atrelada a sensorialidade e prazer.
Com o nível de informação das pessoas aumentando e o contato com diferentes culturas se fazendo mais presente, a busca por experiências gastronômicas que envolvam receitas regionais tendem a crescer.
O turismo gastronômico aumenta como lazer e entretenimento e cidades ganham polos gastronômicos.
Consumo de produtos em pequenas porções
A demanda por produtos prontos e semiprontos com pequenas porções como snacking e finger food com embalagens para consumo individual cresce.
Principalmente nas grandes cidades em que as famílias são menores, pessoas moram sozinhas e passam mais tempo fora de casa, o consumo de produtos em pequenas porções é uma tendência para quem busca conveniência e praticidade.
A saudabilidade também está presente nesse tipo de consumo. Os snacks também devem oferecer produtos bem-estar, com mercadorias a base de frutas e vegetais, por exemplo.
Produtos seguros e de qualidade atestada
Segundo o relatório Brasil Food Trends 2020 há também uma tendência de produtos seguros e de qualidade atestada, que passam mais confiança ao consumidor.
Os consumidores estão valorizando mais empresas e produtos mais éticas e sustentáveis, com produtos que promovam saudabilidade e bem-estar.
Garantia de origem e os selos de qualidade
Com as pessoas mais conscientes, informadas e preocupadas com a procedência dos produtos, rótulos que confirmem as boas práticas das empresas agregam mais credibilidade ao produto.
As empresas devem investir cada vez mais em informações que confirmem a rastreabilidade do produto, certificações de sistemas de gestão de qualidade e segurança, etiquetas informativas, tudo que fale sobre os atributos do produto e ganha a confiança e preferência dos consumidores.
Delivery e aplicativos de entrega
A busca por conveniência e praticidade já é uma verdade. As embalagens precisam facilitar cada vez mais o consumo e também o transporte dos alimentos, já que a demanda por delivery e aplicativos de entrega tem aumentando.
Quer saber mais sobre as tendências para o segmento de alimentos e bebidas? Acesse nosso site para conferir.
Ótimas dicas Sebrae!!!
Olá, quer sair da crise??
MONTE SUA CONFEITARIA!!!
Monte sua confeitaria, começando aprendendo a fazer os famosos e deliciosos Brigadeiros Gourmet.
São mais de 50 RECEITAS, mais dicas de vendas e embalagens.
Bônus 1: Apostila de Massas, Coberturas e Recheios para Bolo.
Bônus 2: Apostila com 10 Receitas de Bolo no Pote
Acesse o link e aproveite a oportunidade:
https://bit.ly/Brigadeiros-Gourmet-mais-de-50-RECEITAS