As Indicações Geográficas, ou “IG” como são popularmente conhecidas, são conceituadas como ferramenta que age de forma coletiva na valorização de um produto típico, ou seja, tradicional em determinada região ou território. Sua principal função é a de agregar valor ao produto final e principalmente proteger a região produtora, possuindo um papel fundamental na proteção cultural nacional. Além disso, as Indicações Geográficas têm relação direta com o acesso a mercados exigentes e perfil de consumidores. Assim, as IGs possuem grande relevância para o legado do
Mundial.
A recente importância dada às Indicações Geográficas (IGs) deve-se a um conjunto de fatores como: reconhecimento por parte dos consumidores, interesse de grupos de produtores e da exposição na mídia. Ou seja, o Brasil possui ainda um vasto campo a ser explorado e com muitas oportunidades.
As IGs apresentam como benefícios: a preservação da biodiversidade, a proteção do conhecimento e dos recursos naturais, além de contribuições na economia e na valorização da região.
Para saber mais sobre o assunto, clique aqui.