Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

13 erros que os varejistas precisam evitar

13 erros que os varejistas precisam evitar

Um levantamento realizado pela Stockler – especializada em consultoria para o varejo – revela que muitas empresas esquecem de avaliar algumas etapas que as ajudariam a fazer a manutenção de sua marca no mercado e a implantar processos administrativos e de gestão, capazes de dar continuidade ao negócio.
Por conta disso, a empresa reuniu 13 erros que alguns empresários cometem, independente do segmento em que atuam. Dentre eles:
1) Não fazer um plano de negócio: muitos empreendedores nem mesmo realizam um estudo de viabilidade ou financeiro, antes de abrir um negócio. Nesse plano precisaria constar: os produtos ofertados, qual o cliente, seus diferenciais de mercado e praça de interesse. Além disso é preciso especificar a forma jurídica, o enquadramento tributário, o capital social e a fonte de recurso.
2) Não dimensionar o capital de giro do negócio: muitos varejistas acreditam, erroneamente, que o investimento inicial é o capital de giro, quando na verdade esse capital é o montante necessário para fazer a empresa girar, pagando suas despesas do dia a dia.
3) Não relacionar os indicadores (métricas) de desempenho, fundamentais para o negócio: na correria diária, os empreendedores acabam se esquecendo de parametrizar seus processos internos e, assim, não conseguem implantar avaliações que meçam a performance de cada ação para melhorar o negócio.
4) Quando constrói os indicadores (métricas), não os monitora, levando ao desconhecimento do que acontece no negócio. Pior do que não ter os indicadores é fingir que eles não existem e, como conseqüência não extrair deles as informações cruciais para o aprimoramento dos resultados.
5) Não definir ou descrever os cargos de cada integrante da equipe. Esse erro leva ao desalinhamento das expectativas dos funcionários e da própria empresa.
6) Não monitorar e nem acompanhar o desempenho das pessoas. Hoje em dia qualquer que seja o negócio da empresa, o capital humano está no centro de tudo. Gasta-se muito em treinamento e na formação de um profissional sem avaliá-lo, nem valorizá-lo.
7) Não escrever, nem formalizar a cultura da empresa. Assim como no item anterior, não esclarecer a filosofia e a cultura da empresa dificulta o desenvolvimento e a integração dos novos e atuais colaboradores.
8) Raros são os varejistas que conhecem os hábitos e costumes dos seus consumidores. Quem é o cliente? Qual é o perfil dele? Quais os seus desejos? Com que frequência ele retorna à loja? Responder a estas perguntas ajuda a entender melhor o que é atuar no varejo.
9) Não elaborar uma gestão do estoque, nem monitorar a curva ABC. Com uma avaliação precisa dos resultados da curva ABC é possível perceber o giro dos itens em estoque, o nível de lucratividade e o grau de representação no faturamento. Essas medidas também ajudam a analisar a dependência ou risco, ou ainda para que tipo de cliente a empresa deve se focar. Por isso, mais uma vez, entra aqui a importância de conhecer bem quem é o cliente em questão.
10) Não elaborar um planejamento estratégico de marketing. Neste caso entram em cena as pesquisas mercadológicas e a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Estes estudos permitem que o empreendedor implemente ações futuras, considerando o passado, a situação atual do mercado, seus clientes e a concorrência.
11) Não monitorar os esforços e os resultados obtidos nas campanhas de marketing. Não extrair essas informações significa não se atentar para a realidade dos fatos, seus erros e acertos, com tempo hábil para as possíveis ações de correção, se necessário.
12) Não definir critérios claros para a localização do ponto e venda. Alguns varejistas já consolidados e que têm o objetivo de expandir, precisam definir os objetivos constantes e mensuráveis para a localização do PDV. Isso garantirá uma expansão criteriosa e consistente.
13) Não investir em vitrine e ambientação da loja. O lojista precisa compreender que quanto mais os produtos estiverem alinhados e as seções organizadas, mais o consumidor se sentirá confortável e permanecerá dentro da loja.
Fonte: No Varejo

You must login to add a comment.

Posts relacionados