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13 erros que os varejistas precisam evitar

13 erros que os varejistas precisam evitar

Um levantamento realizado pela Stockler – especializada em consultoria para o varejo – revela que muitas empresas esquecem de avaliar algumas etapas que as ajudariam a fazer a manutenção de sua marca no mercado e a implantar processos administrativos e de gestão, capazes de dar continuidade ao negócio.
Por conta disso, a empresa reuniu 13 erros que alguns empresários cometem, independente do segmento em que atuam. Dentre eles:
1) Não fazer um plano de negócio: muitos empreendedores nem mesmo realizam um estudo de viabilidade ou financeiro, antes de abrir um negócio. Nesse plano precisaria constar: os produtos ofertados, qual o cliente, seus diferenciais de mercado e praça de interesse. Além disso é preciso especificar a forma jurídica, o enquadramento tributário, o capital social e a fonte de recurso.
2) Não dimensionar o capital de giro do negócio: muitos varejistas acreditam, erroneamente, que o investimento inicial é o capital de giro, quando na verdade esse capital é o montante necessário para fazer a empresa girar, pagando suas despesas do dia a dia.
3) Não relacionar os indicadores (métricas) de desempenho, fundamentais para o negócio: na correria diária, os empreendedores acabam se esquecendo de parametrizar seus processos internos e, assim, não conseguem implantar avaliações que meçam a performance de cada ação para melhorar o negócio.
4) Quando constrói os indicadores (métricas), não os monitora, levando ao desconhecimento do que acontece no negócio. Pior do que não ter os indicadores é fingir que eles não existem e, como conseqüência não extrair deles as informações cruciais para o aprimoramento dos resultados.
5) Não definir ou descrever os cargos de cada integrante da equipe. Esse erro leva ao desalinhamento das expectativas dos funcionários e da própria empresa.
6) Não monitorar e nem acompanhar o desempenho das pessoas. Hoje em dia qualquer que seja o negócio da empresa, o capital humano está no centro de tudo. Gasta-se muito em treinamento e na formação de um profissional sem avaliá-lo, nem valorizá-lo.
7) Não escrever, nem formalizar a cultura da empresa. Assim como no item anterior, não esclarecer a filosofia e a cultura da empresa dificulta o desenvolvimento e a integração dos novos e atuais colaboradores.
8) Raros são os varejistas que conhecem os hábitos e costumes dos seus consumidores. Quem é o cliente? Qual é o perfil dele? Quais os seus desejos? Com que frequência ele retorna à loja? Responder a estas perguntas ajuda a entender melhor o que é atuar no varejo.
9) Não elaborar uma gestão do estoque, nem monitorar a curva ABC. Com uma avaliação precisa dos resultados da curva ABC é possível perceber o giro dos itens em estoque, o nível de lucratividade e o grau de representação no faturamento. Essas medidas também ajudam a analisar a dependência ou risco, ou ainda para que tipo de cliente a empresa deve se focar. Por isso, mais uma vez, entra aqui a importância de conhecer bem quem é o cliente em questão.
10) Não elaborar um planejamento estratégico de marketing. Neste caso entram em cena as pesquisas mercadológicas e a análise SWOT (forças, fraquezas, oportunidades e ameaças). Estes estudos permitem que o empreendedor implemente ações futuras, considerando o passado, a situação atual do mercado, seus clientes e a concorrência.
11) Não monitorar os esforços e os resultados obtidos nas campanhas de marketing. Não extrair essas informações significa não se atentar para a realidade dos fatos, seus erros e acertos, com tempo hábil para as possíveis ações de correção, se necessário.
12) Não definir critérios claros para a localização do ponto e venda. Alguns varejistas já consolidados e que têm o objetivo de expandir, precisam definir os objetivos constantes e mensuráveis para a localização do PDV. Isso garantirá uma expansão criteriosa e consistente.
13) Não investir em vitrine e ambientação da loja. O lojista precisa compreender que quanto mais os produtos estiverem alinhados e as seções organizadas, mais o consumidor se sentirá confortável e permanecerá dentro da loja.
Fonte: No Varejo
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