Empresas devem prestar ficar atentas em como se comunicar com os clientes nas redes sociais, como o Twitter
Por: Camila Alencastro
Infográfico: Carolina Lima
O
mercado está cada vez mais digital. Mesmo quem não atua com e-commerce
deve estar atento aos meios de posicionar a empresa na internet e
comunicar-se com os clientes. Redes e mídias sociais como blog, Twitter,
perfil no Facebook, Instagram e Pinterest são já partes essenciais para
a comunicação, já que 99% dos usuários de internet do Brasil estão nas
redes sociais. Não há mais como fugir. Porém, por ser uma área de
atuação relativamente nova, ainda há diversas dúvidas quanto a como
agir, como criar um perfil, o que informar, como falar com o cliente da
era digital.
mercado está cada vez mais digital. Mesmo quem não atua com e-commerce
deve estar atento aos meios de posicionar a empresa na internet e
comunicar-se com os clientes. Redes e mídias sociais como blog, Twitter,
perfil no Facebook, Instagram e Pinterest são já partes essenciais para
a comunicação, já que 99% dos usuários de internet do Brasil estão nas
redes sociais. Não há mais como fugir. Porém, por ser uma área de
atuação relativamente nova, ainda há diversas dúvidas quanto a como
agir, como criar um perfil, o que informar, como falar com o cliente da
era digital.
Baseada nessas dúvidas, Carolina Lima, então estudante de Publicidade e Propaganda da Universidade
Estácio de Sá de Santa Catarina, fez uma pesquisa com 1225 pessoas
sobre perfis de empresas no Twitter. A pesquisa “Como acabar com sua
empresa em 140 caracteres”, foi o tema do Trabalho de Conclusão de
Curso (TCC) de Carolina, que mostrou como as empresas devem se comunicar
com os clientes, perfil dos seguidores, o que eles esperam da empresa
com perfil na rede, o que mais os irritam, quais fatores os influenciam
ao seguir uma empresa etc.
Estácio de Sá de Santa Catarina, fez uma pesquisa com 1225 pessoas
sobre perfis de empresas no Twitter. A pesquisa “Como acabar com sua
empresa em 140 caracteres”, foi o tema do Trabalho de Conclusão de
Curso (TCC) de Carolina, que mostrou como as empresas devem se comunicar
com os clientes, perfil dos seguidores, o que eles esperam da empresa
com perfil na rede, o que mais os irritam, quais fatores os influenciam
ao seguir uma empresa etc.
O
Twitter é uma das ferramentas de comunicação online mais utilizadas. A
rede tem mais de 100 milhões de usuários, e o Brasil está em segundo
lugar no ranking, com mais de 10 milhões de usuários. Em primeiro estão
os norte-americanos, com 50,9% dos usuários, seguidos dos brasileiros
com 8,8%, britânicos com 7,2%, canadenses com 4,3%, alemães com 2,4 e
outros países totalizam 26,4%.
Twitter é uma das ferramentas de comunicação online mais utilizadas. A
rede tem mais de 100 milhões de usuários, e o Brasil está em segundo
lugar no ranking, com mais de 10 milhões de usuários. Em primeiro estão
os norte-americanos, com 50,9% dos usuários, seguidos dos brasileiros
com 8,8%, britânicos com 7,2%, canadenses com 4,3%, alemães com 2,4 e
outros países totalizam 26,4%.
O
estudo informou que 87% dos pesquisados seguem perfis de empresas.
Eles destacaram a relevância de conteúdo e promoções como os principais
fatores para seguir uma empresa. Foi observado também que 65% dos
seguidores sentem a diferença de quem atualiza os conteúdos do Twitter
de uma empresa. Além disso, a pesquisa demonstrou que tweets
repetitivos, não ter retorno de dúvida (ou ter como resposta o número do
SAC da empresa), a utilização do Caps Lock, o excesso de hashtags,
gírias ou linguagem excessivamente culta são os que mais influenciam os
usuários a deixarem de seguir o perfil de uma empresa, e muitas vezes
ainda retwitam sobre o assunto falando mal da empresa. Por isso, fique
de olho.
estudo informou que 87% dos pesquisados seguem perfis de empresas.
Eles destacaram a relevância de conteúdo e promoções como os principais
fatores para seguir uma empresa. Foi observado também que 65% dos
seguidores sentem a diferença de quem atualiza os conteúdos do Twitter
de uma empresa. Além disso, a pesquisa demonstrou que tweets
repetitivos, não ter retorno de dúvida (ou ter como resposta o número do
SAC da empresa), a utilização do Caps Lock, o excesso de hashtags,
gírias ou linguagem excessivamente culta são os que mais influenciam os
usuários a deixarem de seguir o perfil de uma empresa, e muitas vezes
ainda retwitam sobre o assunto falando mal da empresa. Por isso, fique
de olho.
Confira abaixo os infográficos da pesquisa:
* Confira a pesquisa na íntegra em: http://www.slideshare.com/CadyShare