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Fraudes no e-commerce – Algumas dicas sobre como evitá-las

Fraudes no e-commerce – Algumas dicas sobre como evitá-las

Com o rápido
e expressivo crescimento do e-commerce no Brasil, as lojas ficam cada vez mais
expostas para ações fraudulentas, como, aliás, vem ocorrendo no mundo inteiro.
Dessa forma, é necessário que os varejistas invistam em meios para combater o
roubo de dados dos consumidores e compras irregulares. A questão da segurança
no e-commerce é fator fundamental para o sucesso de uma loja virtual. Isso, não
apenas como uma decisão estratégica da empresa, mas também como forma de até
mesmo se adaptarem a determinações legais, como as impostas pelo Código de
Defesa do Consumidor e Procon.
Segundo
pesquisa da FControl, empresa do Buscapé Company, entre janeiro e
outubro de 2012 houve um aumento de 3,2% nas tentativas de fraude no comércio
eletrônico brasileiro, o que resultou na perda de 0,4% do faturamento do
segmento. Essa é uma tendência que tende a aumentar no Brasil.
Confira
algumas dicas para lojistas terem um ambiente mais seguro, manterem os clientes
e não perderem vendas.

Certificação
Digital

Por meio de
um canal de criptografia, esse tipo de certificado garante a autenticidade do
site e total privacidade e integridade dos dados do visitante. As informações
do consumidor são transformadas em códigos, dessa forma os fraudadores que
atuam no e-commerce não conseguem capturar os dados do comprador.
A
identificação de uma loja virtual que possui certificação digital é feita por
meio do https://, o cadeado no rodapé da página aparece e algumas vezes é
possível identificar também pela barra de endereços que aparece com cores
diferentes, como o verde, que indica que está tudo ok.

Solução
Antifraude

Existem
diversas ferramentas no mercado com tecnologia especializada para analisar o
risco das transações realizadas no comércio eletrônico. Por meio da conferência
de dados como endereço IP, região de entrega, valor da compra, tipos de
produtos, domínio de e-mail, entre outros, é possível identificar as
possibilidades de fraude.
Quando a
ferramenta barra uma venda, dá para fazer uma conferência manual para checar a
veracidade da ação, como ligar para o consumidor e checar se ele fez aquela
compra.

Meios
de Pagamento

A opção de
terceirizar, utilizando intermediadores nas transações do comércio eletrônico
ajuda no combate à fraude dos compradores. Os gateways facilitam a
transferência de informações entre a Loja Virtual e a operadora de cartão de
crédito, e os maiores deles já agregam ferramentas de gestão de risco.

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