Pérolas naturais, negras e coloridas serão destaques na moda para o verão de 2016, traduzindo uma aposta mais romântica e feminina. O design mineiro, que tradicionalmente traz rendas finas e bordados, destacará a delicadeza em contraste com a linha de alfaiataria expressa por smokings bem cortados e valorizados por pedrarias.
Os tecidos oscilam entre os rígidos, como cetim e tafetá, e os fluidos, representados por chifon, tule e viscose. As peças ora trazem silhuetas simples, limpas e secas e, em outro momento, exibem formatos com saias amplas e leves, volumes e cinturas marcadas.
Os recortes são outro destaque da estação para evidenciar as formas femininas, como tomara que caia que revela o colo e as costas com detalhes de tiras finas e trespassadas. O tradicional preto está na cartela de cores assim como os tons de magenta, verde, coral, azul, vermelho, off white e branco.
Flores, crochê artesanal e aquarelas também compõem as peças que mesclam três estilos de arte: clássica, urbana e boêmia. A arte urbana como uma expressão mais cosmopolita também influenciará a modelagem e as matérias-primas em estampas de cobra que surgem revitalizadas, respingos e marcas que lembram uma moda mais solta e despretensiosa.
A estação também trará couros com brilho, verniz e perolado, além do listrado que chega discreto e faz um passeio entre o orgânico e o geométrico. As peças terão amarrações enriquecidas por ponteiras de metal e barbicachos. A concepção minimalista chega com força em contraponto com acessórios com toque futurista e peças de tamanhos maiores. Outro ponto de destaque são as estampas exclusivas que conduzirão consumidores pela leveza do oceano, traduzindo a tendência do glamour da costa francesa ou o frescor das lembranças retrô dos anos 60 e 70, com franjas, metais simétricos e um toque vanguardista.
Confira o Relatório de Inteligência em feiras na Minas Trend em 2015 no RELATÓRIO .